Empresário, olhando para gráficos, números que ilustram o ciclo operacional da empresa

Sergey Nivens/Shutterstock Compreender como funciona o ciclo operacional da empresa é essencial!

Para conquistar sucesso e obter os resultados desejados é essencial que o Ciclo Operacional de uma empresa funcione corretamente e atenda suas necessidades no que tange a gestão dos seus recursos. Este, por sua vez, abrange todo o processo de elaboração de um produto, começando pela compra dos insumos e matérias-primas para produção, passando pela venda ao consumidor até o recebimento final do que foi comercializado.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Por Dentro do Ciclo Operacional

Este ciclo pode ser resumido pelas saídas de recursos para produzir e as entradas provenientes da sua comercialização. Por isso, a fórmula usada para ilustrar este tipo de operação consiste em – Prazo Médio de Estocagem (PME) + Prazo Médio de Recebimento (PMR).

O prazo médio de estocagem refere-se à média de tempo que os insumos e produtos finalizados ficam estocados esperando para serem vendidos, a exemplo de 30, 50 ou 70 dias. Já o prazo médio para recebimento abrange o prazo desde a comercialização dos itens até o seu pagamento efetivo.

Para que entenda como isso funciona na prática, vamos aplicar esta matemática por meio de um exemplo prático. Suponhamos que minha empresa fictícia JRM Embalagens tenha um Prazo Médio de Estocagem de 30 dias e 25 dias de Prazo Médio de Recebimento.  A soma de PME + PMR é igual a 55 dias. Portanto, este é o tempo que meu negócio leva para adquirir os insumos, transformá-los em produtos, vendê-los e receber o valor das vendas.

Neste sentido, é importante deixar claro que quanto menor é o prazo de estocagem, melhor é para a empresa, pois significa que os produtos estão saindo, tendo boas vendas, que o dinheiro está entrando e que a produção não está ficando parada e acumulada. Neste sentido, reflita sobre como é o funcionamento deste ciclo em sua empresa hoje! Está certo ou pode melhorar?

A Gestão do Ciclo Operacional

PSC

Para que tudo isso seja viável é fundamental que a empresa tenha seu capital de giro para sustentá-la no período entre a produção, venda e o recebimento de seus pagamentos. Além disso, é importante que neste ciclo, os prazos para pagamentos de fornecedores sejam mais longos ou flexíveis, pois se a empresa não tiver como garantir totalmente suas vendas, pode acabar não tendo como honrar seu compromisso com eles e nem como se manter.

Também por isso, fazer uma boa negociação de prazos de pagamentos e ter um dinheiro em caixa para manter-se é muito importante para que o negócio possa continuar produzindo, mesmo quando seus produtos ainda não foram pagos, e para que a organização não dependa exclusivamente destas entradas.

Por isso mesmo, fazer uma gestão assertiva do ciclo operacional da empresa é tão importante, pois é a forma de otimizar seus recursos, diminuir custos e aumentar progressivamente a sua rentabilidade. Aqui quero destacar também a importância de compreender o Ciclo Financeiro de sua empresa.

A Importância da Gestão de Estoque

Aqui a lógica é muito simples – quando seu estoque está abarrotado de produtos e como um tempo de estocagem muito grande, isso significa que a empresa está produzindo mais do que vendendo e acumulando dívidas ao invés de transformar seu produto final em dinheiro. Para evitar que isso aconteça e prejudique seu ciclo operacional é essencial fazer uma boa gestão do estoque e acompanhar bem de perto sua produção.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

Isso é importante, por exemplo, para que produtos com custo alto de produção não fiquem parados e para que sejam produzidos apenas conforme a demanda. Outro ponto chave deste gerenciamento é que ele é uma espécie de termômetro; se o negócio vai bem, o estoque tem uma boa rotatividade, quando vai mal, os mesmos produtos ficam muito tempo parados.

Como podemos ver, todos estes elementos são essenciais quando tratamos da gestão do ciclo operacional de uma empresa, uma vez que administrar bem o negócio consiste em gerenciar todas as etapas com assertividade. O objetivo, com isso passa sempre pela diminuição dos custos, o aumento da eficiência operacional e maximização dos lucros, afinal, sem dinheiro, nenhuma organização se mantém de pé.