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Chefe x Colaborador: 5 dicas de como cobrar uma pessoa educadamente

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como cobrar uma pessoa educadamente

Wakebreakmedia/Shutterstock Aprender como cobrar uma pessoa educadamente no ambiente de trabalho faz total diferença na qualidade do clima e nos resultados da equipe

Nada de gritar, espernear, alterar o tom de voz, fazer cara feia, pois sendo chefe ou não, sempre que for preciso fazer algum tipo de cobrança, o melhor é usar o bom senso e saber como cobrar uma pessoa educadamente. Por mais óbvio que isso possa parecer, esta é uma ideia que vale sempre ser relembrada, já que no dia a dia das organizações, muitas vezes, acontecem casos de desrespeito e abusos, onde os gestores passam do ponto e acabam ofendendo seus liderados.

Como reflexo deste destempero, a equipe fica insegura, insatisfeita, desmotivada e pouco engajada. Para que isso não aconteça e também não se percam talentos e haja quedas na produtividade do grupo, a boa educação no trabalho deve sempre ser o foco dos líderes, uma vez que ninguém sai de cada para ser desrespeitado por seu chefe e, muito menos, merece ser maltratado em seu local de trabalho.

As Cobranças no Trabalho

Com a alta competitividade do mercado, a pressão por resultados tanto sobre os chefes como sobre os colaboradores aumenta cada dia mais. Do mesmo modo, os prazos ficam mais curtos, as tarefas se tornam mais complexas e a cobrança pela execução rápida destas demandas passa a ser uma constante.

Gerenciar as tarefas é papel dos líderes, bem como delegar o trabalho e conduzir sua equipe ao alcance das metas e objetivos. Como tal, as cobranças também fazem parte de sua gestão, entretanto, aprender como cobrar uma pessoa educadamente faz toda diferença na boa relação com seu colaborador, pois quanto mais preparado para fazê-las o líder estiver, melhores também serão os resultados junto aos seus profissionais.

5 Dicas de como cobrar uma pessoa educadamente

Tenha educação –

Ser educado é saber respeitar o outro e não apenas falar baixo, pois dependendo do modo e do que disser, até isso pode ser ofensivo. Para evitar situações ruins, use palavras positivas, um tom de voz firme, mas pacífico, relembre as pessoas sobre a importância daquela tarefa, que confia em seu trabalho e também de cumprir o prazo determinado.

Evite críticas negativas –

Ao cobrar seu colaborador evite fazer críticas negativas e comparações com os colegas (exemplo – ah, você ainda não terminou! Como você é devagar, fulano já fez a parte dele…). Foque em empoderar a pessoa, reforçar porque ela foi escolhida para fazer aquele trabalho e reafirme sua confiança nela, ou seja, traga seu funcionário para junto, compartilhe a responsabilidade. Deixe os feedbacks para o momento certo!

Mostre companheirismo -

Deixe claro bem claro ao seu colaborador que ele pode contar com você para sanar dúvidas e buscar orientações para executar bem suas demandas e realizá-las do modo como a empresa espera e no tempo estipulado. Isso mostra que você não é apenas um chefe cobrador, mas um líder participativo e atuante e que fomenta os resultados.

Acompanhe o trabalho –

Para o colaborador um dos piores tipos de chefes é aquele que cobra o tempo todo, mas não para ver em qual estágio o trabalho está. Uma forma de aprender a cobrar uma pessoa educadamente é reservar um tempo, em dias específicos da semana, para acompanhar a execução das tarefas, verificar os progressos, corrigir as falhas e dar sequência às demandas.

Dê Feedbacks

Dar feedbacks de melhoria é uma das melhores formas de situar seu colaborador sobre seus pontos de melhoria e mostrá-lo onde é necessário que haja mudanças comportamentais e emocionais bem como de evoluções técnicas. Dê então este retorno de forma reservada e ajude seu colaborador a enxergar com clareza onde precisa melhorar e mostre-se um aliado neste caminho.

Tá vendo como agir com educação não é uma tarefa impossível? Para que todas estas dicas tragam efeitos positivos e você aprenda como falar com uma pessoa educadamente é essencial ainda que, como chefe, você tenha inteligência e controle emocional, saiba se comunicar de forma positiva e assertiva, conheça bem sua equipe e saiba o modo de abordar cada um.

Digo isso porque pode ser que um profissional receba bem uma cobrança de forma mais direta, sem sentir-se ofendido com ela, enquanto que outro precise de mais detalhes para entender a cobrança e fazer melhor seu trabalho. Por fim, de todo modo, tenha sempre educação e respeito por seus liderados, pois esta é uma dica que não falha nunca. Experimente!

E uma dica final, -se você deseja melhorar sua comunicação como líder, aprender como cobrar uma pessoa educadamente e saber  fazer cobranças de modo mais efetivo, desenvolva esta e outras competências e habilidades por meio da formação Leader Coach Training – LCT, e seja a melhor liderança que você pode ser!

 

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