Casal discutindo e fazendo chantagem emocional

Pressmaster/Shutterstock A chantagem emocional é um problemas nas relações afetivas!

Embora nem todos consigam perceber à primeira vista, a chantagem emocional é algo que não demora muito a ficar evidente nos comportamentos de uma pessoa com o perfil chantagista. Este é um indivíduo manipulador, articulador e que sempre usa os sentimentos do outro para conseguir o que quer mesmo contra a vontade desta pessoa.  Isso é extremamente nocivo para qualquer tipo de relação.

Quer um exemplo de chantagem emocional? O parceiro ou a parceira que diz que vai acabar com a própria vida se o outro quiser se separar. Este é um exemplo drástico, eu sei, mas também um alerta de como a chantagem pode ganhar grandes proporções e, se tornar muito perigosa, se não for combatida desde o início. E você, já sofreu com este tipo de usurpação emocional?

Esta é uma reflexão que trago para que avalie a qualidade de suas relações atuais. Pense também se você não usa deste artifício para conseguir o que quer em seu dia a dia e, com isso, também não está submetendo às pessoas que ama a esta situação negativa.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

Exemplos de Chantagem Emocional

Quando uma criança pequena ou mesmo maiorzinha chora para conseguir o que quer, podemos dizer que ela está fazendo chantagem emocional com os pais. O mesmo acontece quando num namoro ou casamento, um dos parceiros usa do desespero, dos sentimentos ou fraquezas do outro ou ainda de ameaças para forçar a continuação do relacionamento.

PSC

Do mesmo modo, no trabalho, quando o chefe obriga os seus funcionários a realizarem determinadas tarefas contra a sua vontade, impondo sanções e castigos, ele também está chantageando emocionalmente estes profissionais. Digo isso porque a partir do momento em que os colaboradores são coagidos a fazerem coisas contra a sua vontade, eles estão contrariando seus valores e também suas emoções.  Isso é também chamado chantagem por pressão.

Tipos de Chantagem Mais Comuns

Chantagem que cria Culpa

Quando o chantagista faz com que a pessoa sinta-se culpada por não atender suas vontades. Para isso, usa frases como – “Eu fiz isso por você e é assim que me retribuiu?”; “Se você for embora, vai acabar com a minha vida”; “Eu tinha outra ideia de você e, na verdade, não é nada do que eu imaginava”; “Se você gostasse mesmo de mim, não faria isso”.

Chantagem que usa de Ameaça

Neste tipo, o chantagista sempre usa de ameaça ou de algum tipo de castigo quando alguém contraria suas ordens e desejos. Assim, acaba impondo as consequências sobre a pessoa, o que cria medo e insegurança. Os pais e chefes autoritários usam muito isso com seus filhos e funcionários para impor limites e controle, entretanto, acabam mais amedrontando do que ensinando ou liderando.

Exemplos de frases que mostram a chantagem ameaçadora são: “Se você fizer isso, vai apanhar ou ficar sem videogame”; “Se não entregar a demanda hoje, eu corto seu ponto”; “Se você repetir este comportamento, eu termino nosso namoro de vez”; “Se você não for eu corto sua mesada”.

Chantagem Premiada

Este também é um tipo comum de chantagem usada pelos pais com os filhos, uma vez que faz uso de recompensas para conseguir o que querem, sendo sempre algo em troca. Isso é bastante negativo, pois condiciona a criança ou o adolescente a fazer suas obrigações não porque aquilo é necessário e importante, mas porque vai ganhar algo em troca.  O que cria uma relação apenas de interesse!

Exemplos destes comportamentos são – “Se você comer legumes, eu te dou um pedaço de chocolate depois”; “Se você fizer a lição de casa, pode jogar videogame!”; “Se você for bem na escola, eu deixo você escolher um brinquedo bem legal!” e por ai vai.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!Acesse gratuitamente nosso Teste
” O Termômetro da Felicidade”!

Como Lidar com a Chantagem Emocional

Como pudemos perceber, a chantagem emocional pode estar em todos os lugares e tanto podemos ser vítimas dela como também os algozes. Às vezes, ainda que de forma inconsciente, nós podemos utilizar deste artifício para conseguir o que queremos. É aquela chatagenzinha com o marido ou a esposa para que façam o que queremos; com os nossos filhos para que nos obedeçam; ou ainda com um colega para que nos ajude no trabalho.

Tanto quando somos alvos da chantagem quando somos nós que a fazemos, estamos obrigando ou manipulando alguém ou sendo submetidos ao mesmo. O ideal é que tanto o outro como nós possamos fazer voluntariamente o que queremos ou ainda atender aos seus desejos sem nenhuma punição, ameaça ou obrigação.

Por isso, pense duas vezes antes de ceder às chantagens emocionais e, especialmente, de agir desta forma, pois se essa for a sua única arma de persuasão, considere procurar uma ajuda, pois este pode ser um comportamento bastante perigoso e que pode ter sérias consequências.

Conquiste o respeito e a confiança das pessoas por suas qualidades e não por pena, medo ou obrigação. Isso sim ajuda a construir relações positivas, no âmbito pessoal e profissional, e a conquistar a colaboração das pessoas, voluntariamente, sempre. Lembre-se disso e aproveite estas dicas!