Há cerca de 40 anos, era raro ver uma pessoa fazendo uma mudança de emprego, e, se essas mudanças ocorressem, eram pouquíssimas ao longo de toda a vida do profissional. Atualmente, essa exceção se tornou regra, acontecendo com maior frequência, seja por opção da empresa, seja por opção do colaborador, que tem metas muito mais individuais do que tinha antigamente.

Entende-se, então, o conceito de carreira, como sinônimo de flexibilidade, de mudanças e de um processo que está em constante transformação. Hoje, ela pode ser utilizada também para definir qual é a posição de uma pessoa dentro da organização, ou seja, os cargos e funções que ela ocupa na hierarquia da empresa, o caminho do indivíduo como empreendedor ou a realização dos objetivos do profissional ao longo da sua vida.

Fatores que determinaram a mudança no conceito de carreira

  • A entrada da mulher no mercado de trabalho, executando, inclusive, trabalhos que até então eram exclusivamente masculinos;
  • A necessidade de conciliar a vida pessoal com o trabalho, devido ao aumento de pais/mães solteiros;
  • A elevação do grau de instrução e a busca de conhecimento, que independem de gênero;
  • O maior comprometimento com a carreira ou o baixo comprometimento com a organização (oportunidades profissionais não mais limitadas à organização);
  • O avanço na legislação quanto aos direitos trabalhistas, à globalização da economia e à flexibilidade do trabalho, entre outros fatores;
  • Os avanços tecnológicos, que encerram algumas profissões e determinam a criação de outras, além de permitirem que novas formas de trabalho sejam desenvolvidas.

A evolução do conceito de carreira é visível, e a sua configuração, hoje, é completamente diferente do que se via tempos atrás. Com certeza, ainda existem empresas e profissionais que seguem o modelo tradicional, prezando pela estabilidade e pela permanência em longo prazo, porém, é preciso apontar outros estilos que vieram se consolidando com o passar do tempo.

Como planejar a carreira?

Definir objetivos, traçar estratégias e concretizá-las em atitudes são itens que precisam ser feitos tanto por aqueles que desejam progredir nas suas carreiras quanto por quem quer mudar completamente de vida profissional. De um jeito ou de outro, confira as etapas a seguir para construir um plano de carreira de sucesso:

1. Diagnóstico: em que pé estamos?

Você está exercendo alguma atividade profissional neste momento? Está satisfeito com a remuneração obtida? Gosta das atividades que desempenha? Deseja um cargo mais alto? Está em busca de maiores salários? Ou quer simplesmente partir para outra área profissional?

O autoconhecimento também é importantíssimo na vida profissional. Entenda o momento que você está vivendo e se ele o faz feliz. Se fizer, como é possível melhorar? Se não fizer, como é possível mudar? Chegue a um diagnóstico sobre a sua situação profissional atual.

2. Objetivos: aonde queremos chegar?

PSC

Antes de tomar qualquer decisão ou atitude, é primordial definir metas e objetivos, de curto, médio e longo prazo. Esses objetivos devem refletir lugares em que você encontre um estado de felicidade e realização. A definição dessas metas deve sempre ser bem justificada. Quanto mais você souber o porquê de estar conduzindo a sua vida profissional dessa forma, mais motivação encontrará. Assim, você toma a direção da sua carreira, sem deixá-la ao acaso.

3. Estratégias: o que precisamos mudar?

Diz-se que a definição de insensatez é querer resultados diferentes fazendo as mesmas coisas. Assim, se você quer uma nova vida profissional, é preciso fazer mudanças.

Por exemplo: se você deseja uma promoção, precisa se qualificar, por meio de cursos, especializações etc. Se você deseja encontrar um emprego, precisa adquirir alguma experiência para enriquecer o seu currículo, obter conhecimentos específicos e procurar por vagas que estejam adequadas ao seu perfil. Por fim, se deseja mudar completamente de carreira, precisa adquirir os saberes necessários para isso, conversar com pessoas do meio e pesquisar se essa nova profissão realmente corresponde ao que você deseja.

4. Metas: quais passos precisamos dar?

A partir dos dois passos anteriores — objetivos e estratégias —, você perceberá que há muito a se fazer, não é mesmo? A dica nesse momento é listar todas as tarefas que precisam ser executadas na ordem correta e estimar um prazo para cada uma delas.

Tome nota dessas informações e quebre esse grande objetivo em pequenas etapas, de modo que a trajetória não pareça tão assustadora. Além disso, dessa forma, você consegue monitorar o seu progresso e manter-se motivado. O equilíbrio é a regra nesse momento: não seja tão rígido consigo mesmo em relação a prazos, mas também não seja muito condescendente a ponto de desanimar.

5. Ações: o que precisamos fazer?

Tendo desenhado esse processo de forma organizada, fica muito mais fácil e motivador colocar a mão na massa. Ao longo do percurso, podem surgir adversidades. Se isso acontecer, não desanime e lembre-se dos seus propósitos em busca da felicidade na sua vida profissional.

Também não tenha medo de recalcular a rota, se for preciso. Dê o melhor de si, ajuste as tarefas e os prazos e faça um monitoramento constante dos passos que der. Seja persistente e encontre aquilo que procura. Faça da sua vida profissional um elemento de grande satisfação e sucesso!

Concluindo, a multiplicidade de caminhos profissionais é importante para que as pessoas possam ter liberdade de escolha e tenham também opções para trilhar o que for mais adequado aos seus objetivos, caminhando sempre rumo à satisfação pessoal e profissional!

E você, ser de luz, está pensando em mudar de carreira também? Como planeja esse processo? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!