Voltar

Persuasão e seus Benefícios na Carreira Profissional

Publicado em | 0 comentários
Persuasão

Bellenixe/Shutterstock Um líder persuasivo consegue usar esta habilidade para engajar e motivar seus liderados

 

Por definição, persuasão é o ato ou efeito de persuadir algo ou alguém. Se pensarmos bem, nós mesmos já fomos persuadidos por pessoas, vendedores, amigos, namorados e propagandas de produtos e serviços. Com certeza, também já utilizamos esta poderosa artimanha para conseguirmos o que queríamos. Mas e na carreira profissional, como usar isso ao nosso favor?

Esta é uma resposta que pode ser contextualizada de diversas formas, uma vez que a habilidade de persuasão é fator fundamental em diversas profissionais. Este é o caso de vendas, por exemplo, onde a todo o momento o vendedor precisa ser assertivo em sua abordagem, ter iniciativa, timing e saber convencer seu cliente de forma realmente efetiva.

Benefícios da Persuasão na Carreira

Quando estamos em busca de uma recolocação profissional e num processo de seleção e entrevista de emprego, por exemplo, a persuasão é muito importante para nos apresentarmos bem diante dos nossos recrutadores. Também é essencial para saber o modo certo de expressar nossas opiniões e falar de nossas competências, habilidades e experiências na carreira.

Este é um diferencial importante, pois tem a ver desde com a forma como o candidato se porta fisicamente, com o modo de se vestir, comunicar e relacionar ao seu posicionamento nas dinâmicas e frente aos demais.

A persuasão também é essencial na hora de apresentar uma nova ideia ao chefe, no momento de defender o desenvolvimento de um projeto e para vender ao cliente um produto ou serviço da sua empresa. No processo de negociação, quanto mais persuasivo e inteligente o profissional é, melhor ele usa os argumentos para convencer o comprador a levar o que oferece.

Outro ponto onde a capacidade de persuadir é um elemento-chave é no momento de pedir um aumento, uma vez que o colaborador precisa ter argumentos congruentes e convincentes para que seu pedido seja pelo menos avaliado. O certo é que modo geral, a persuasão é uma poderosa aliada dos profissionais e também dos líderes, que dispondo desta habilidade conseguem trazer mais a equipe para junto, envolver seus membros, engajá-los e manter sua motivação sempre em alta.

Essa credibilidade no discurso do gestor é muito importante e deve ser sempre usada com respeito e compromisso com a verdade, pois um líder jamais deve usar de argumentos mentirosos para influenciar seus liderados a fazer o que ele que ou o que a empresa precisa.  Use sua capacidade de persuasão sempre com verdade e honestidade, pois isso sim faz toda diferença no alcance dos resultados na carreira. Boa sorte!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!