Voltar

Carreira em Y e o Coaching

Publicado em | 0 comentários
Carreira em Y

Ozerina Anna/Shutterstock A Carreira em Y é uma alternativa de crescimento para os profissionais com perfil mais técnico

Ser gerente ou especialista? Estas são as alternativas da carreira em Y, um modelo de planejamento profissional que oferece estas duas possibilidades ao colaborador. Assim, ele pode tanto optar por construir sua história como líder ou como um técnico especializado em determinada área da empresa.

A carreira em Y é uma modalidade inovadora e que amplia as chances dos profissionais em suas empresas. Se antes a opção para continuar a crescer na organização era tornar-se uma das lideranças, hoje o funcionário também tem a chance de crescer, demonstrar suas competências técnicas e experiências práticas, ter um bom salário sem necessariamente assumir o papel de gestor.

Vantagens da Carreira em Y

Quem deseja construir um caminho diferente do modelo convencional e não seguir para a gerência ou diretoria; pode ter na carreira em Y sua oportunidade de demonstrar seus talentos, que veste a camisa da empresa, tem motivação e comprometimento e que também merece ser reconhecido do mesmo jeito.

Além disso, esta alternativa é mais indicada para aqueles profissionais que tem perfil mais inovador, ou seja, que sempre estão buscando se reinventar e por meio de suas ideias trazer novidades e melhorias para a empresa. A Y também é mais indicada para os colaboradores que não têm muita aptidão para liderar pessoas, mas que ainda assim, são comprometidos e focados nos resultados.

Outra das grandes vantagens de se optar pela carreira em Y é que mesmo sendo um especialista, o profissional tem em seu trabalho o mesmo status, reconhecimento e salário dos colegas que seguiram pelo caminho da gerência. Isso quer dizer que do mesmo modo que os líderes são valorizados, os especialistas também têm seu espaço e importância no sucesso da empresa.

Como o Coaching Potencializa a Carreira em Y

Embora o especialista não queira seguir pelo caminho da liderança, é essencial que ele continue a investir no desenvolvimento de suas habilidades técnicas e interpessoais. Ter esta consciência é importante para que não caia na zona de conforto e possa potencializar os seus resultados em todos os sentidos.

Para isso, o Coaching, com suas ferramentas e métodos de aprimoramento, ajuda o profissional a identificar seus pontos fortes e de melhoria, eliminar comportamentos e crenças limitantes, desenvolver seus talentos, sua visão estratégica, comunicação, inovação e maximizar suas competências.

Todo este suporte é essencial para manter sua autoconfiança, foco, determinação, engajamento, resiliência, para conhecer melhor a si mesmo, eliminar os gaps e potencializar suas qualidades técnicas e experiências profissionais.

Quer seguir uma carreira em Y e conquistar resultados ainda mais extraordinários? Invista em seu desenvolvimento e aperfeiçoe suas competências e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais de uma vez só. Para isso, faça a Formação Professional & Self Coaching – PSC e impulsione sua carreira com o Coaching.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!