De acordo com a metodologia DISC, as pessoas podem ser categorizadas em quatro perfis básicos: executor, analista, comunicador e planejador. Essa metodologia tem sido bastante utilizada nas áreas de recursos humanos de grandes empresas para que as contratações de profissionais sejam executadas com mais compatibilidade entre personalidades e vagas.

É claro que a complexidade humana é muito maior do que quatro grandes categorias. Um indivíduo pode ter traços em sua personalidade referentes aos quatro perfis. No entanto, é natural que um ou outro sobressaiam, dominando a personalidade dessa pessoa.

Um executor, por exemplo, é uma pessoa ativa, otimista e dinâmica. Líder nato, não tem medo de assumir riscos e de enfrentar desafios. É trabalhador, tem uma enorme disposição física e demonstra muita determinação e perseverança. Será que você é um executor? Para descobrir, continue a leitura deste artigo.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”,é um presente!

O que é um executor?

O que caracteriza o perfil do executor é a força de vontade. O seu raciocínio tende ao lógico/dedutivo, e a sua imaginação e o seu juízo normalmente são equilibrados. Ele aprecia desafios, e os obstáculos o estimulam a agir cada vez mais. Tem autonomia, independência e sabe impor suas opiniões aos demais. É autoconfiante e tem características de liderança. Pode ser autoritário e um tanto inflexível. Acredita no seu ponto de vista e, por isso, “luta” pelas suas ideias.

PSC

O executor tende primeiro a executar, para depois pensar em como fazê-lo. Para tarefas rápidas, que necessitem de iniciativa e determinação, o executor poderá ser a pessoa mais indicada, desde que ninguém se coloque à sua frente, pois este certamente será atropelado por quem possui esse perfil. Mais do que pensar e analisar, o executor gosta de experimentar. Tentativa e erro é o seu método de ação principal.

Características de um executor

Em alta

Das características que estão sempre em alta em alguém com perfil executor, podemos destacar que ele é autoconfiante e tem iniciativa própria, aceita desafios, é individualista e empreendedor.

É naturalmente competitivo e tem uma necessidade natural de vencer, de resolver os problemas do seu jeito, de ter liberdade para agir individualmente, de obter reconhecimento pelas suas ideias, de controlar as suas próprias atividades e de vivenciar oportunidades para provar a sua capacidade.

Em baixa

Alguém com o perfil executor pode não ser exatamente cooperador e agradável e pode também enfrentar dificuldades em aceitar as políticas da empresa. Ele busca harmonia, mas gosta de correr alguns riscos. Evita aceitar as coisas como estão. Consegue trabalhar em equipe, mas gosta de impor a sua visão pessoal.

O executor também não é aquele tipo de pessoa que evita a competição. Ele não tem medo de se expor com coragem e nem sempre tolera uma supervisão que limita as suas ações. Gosta de tomar decisões e pode abrir mão da harmonia do ambiente em nome de seus ideais.

Ao dar um feedback a um executor, você deve fazê-lo pensar que ele poderia ser melhor do que é. O desafio o motiva. Tirar o seu poder e a sua autonomia, porém, o desmotiva.

Resumo do perfil executor

  • Palavras-chave: resultado, direto e decisivo.
  • Sob tensão: no desequilíbrio, o executor pode agir com falta de respeito ao outro.
  • Principal necessidade: domínio da situação.
  • Não gosta de: falta de objetividade e ineficiência.
  • Para incentivá-lo: dê liberdade de ação.
  • Para conseguir o que quer: ele se pauta em seus resultados.
  • Estímulo para executar tarefas:ofereça desafios constantemente.

Os três traços dominantes do alto executor

1. Determinação 

Esse fator aparece quando o executor é consideravelmente mais dominante do que o comunicador. Caso ele não tenha a mesma sociabilidade do comunicador, essa pessoa terá pouco interesse por assuntos pessoais, logo, a determinação ganha grande destaque.

Essa pessoa apresenta uma visão objetiva e analítica em relação às coisas e possui foco, não desistindo de seus objetivos. Por precisar ver o resultado de seu trabalho, esse indivíduo pode comprometer a qualidade e os detalhes daquilo que executa.

2. Automotivação

A automotivação aparece quando não há a necessidade de segurança e a passividade das pessoas com perfil planejador. Então, a ação passa a ser ingrediente fundamental nesse fator. Essa pessoa precisa estar ativa durante todo o tempo e é muito impaciente com aqueles que não querem ou não são capazes de acompanhar o seu ritmo. Busca perseguir as suas ambições e metas com afinco e, para isso, o executor está sempre motivando a si mesmo, confiante em suas próprias capacidades.

3. Independência  

Esse fator aparece quando o perfil executor é mais dominante do que o perfil do analista. Para uma pessoa independente, ser submetido a regras e procedimentos costuma ser algo frustrante. Geralmente, o executor prefere agir de acordo com as suas próprias ideias e frequentemente trabalha de forma mais isolada, num comportamento bem típico dos empreendedores.

Pontos fortes do executor

Em âmbito emocional, fica bem claro que o executor é alguém muito autoconfiante e firme ao tomar uma decisão. Determinado, ele acredita em suas capacidades e é sempre otimista, cultivando uma visão positiva sobre o futuro. Além disso, ele não tem medo de correr riscos, pois a sua coragem supera as inseguranças. Por fim, ele é autossuficiente e gosta de trabalhar sozinho ou no comando de equipes.

Em seus relacionamentos, o executor geralmente não aceita que outra pessoa possa fazer o que ele não pode. Com espírito de liderança, ele não se desanima facilmente e é bom julgador e avaliador de pessoas ou de projetos. Esse indivíduo geralmente sabe ser convincente ao se comunicar, incentiva as pessoas ao seu redor e nunca se deixa intimidar pelas circunstâncias.

Entre as atividades em que costuma ter um bom desempenho, é nítido que o executor sabe organizar e promover eventos, tomar decisões de forma rápida e intuitiva, agir rapidamente em emergências, desenvolver um raciocínio rápido, agir sem hesitar e ser prático no dia a dia. Além disso, é natural dos executores incentivar os outros à ação, definir objetivos ousados a serem alcançados e gostar de uma boa competição.

A felicidade é imprescindível para uma boa gestao empresarial !
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Pontos do executor que precisam melhorar

No aspecto emocional, o executor costuma ter grandes acessos de raiva, o que precisa ser administrado. A sua obstinação e a sua determinação não podem ser confundidas com arrogância ou teimosia. Ele precisa entender que a opinião e os sentimentos do outro também são importantes. Muitas vezes, as pessoas com esse perfil podem ser mais frias e insensíveis, o que precisa ser melhorado. Além disso, elas também precisam pensar mais antes de agir.

Em seus relacionamentos, o executor deve demonstrar seus sentimentos e respeitar os sentimentos do outro. Naturalmente dominador, o indivíduo com esse perfil deve evitar tomar decisões pelo outro, respeitando o seu tempo e a sua liberdade. O perfil arrogante e sarcástico precisa ser mais compassivo, tolerante e humilde. Ele deve adquirir a consciência de que não se pode ganhar sempre. Especialmente num relacionamento (pessoal ou profissional), às vezes é preciso ceder.

Por fim, o executor pode ser excessivamente autoconfiante, ardiloso, preconceituoso e prepotente. Ele pode ter dificuldade em refletir e analisar as situações antes de agir. Além disso, pode querer forçar os outros a enxergarem as situações sob o seu ponto de vista, o que não é legal. O executor precisa pensar um pouco mais nos interesses do outro, evitando o egoísmo.

E você, tem um perfil executor? Quais dessas características positivas você possui? Quais pontos você sente que precisa melhorar? Deixe o seu comentário com as respostas no espaço abaixo.

Por fim, uma dica especial: seja um analista comportamental e conheça mais profundamente o perfil comportamental do executor em nossa poderosa formação Professional & Self Coaching – PSC. Saiba mais em nosso site: JRM Coaching.

Ah, e não se esqueça de compartilhar este artigo com os seus amigos e familiares nas suas redes sociais!