Voltar

As características e o significado de Recursos Humanos

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / scornejor É possível entender que o termo recursos humanos representa os meios e bens de natureza humana.

O termo “Recursos Humanos” possui duas definições no mercado de trabalho: a primeira diz respeito a seu significado literal, enquanto outra tem relação com a lógica de mercado. Seu significado mais direto pode ser definido como “recursos, meios, bens, ferramentas, formas e maneiras para fazer algo sobre os humanos”. Pensando nisso, é possível entender que este termo representa os meios e bens de natureza humana.

Compreendendo os Recursos Humanos

Os meios humanos de produção são os funcionários de uma empresa, profissionais contratados para desempenhar um papel que se converterá em lucratividade. Representa cada um dos contratados pela organização, inclusive os integrantes do setor de RH.

Agora, o departamento de RH é justamente a segunda definição de “Recursos Humanos”. Este setor serve para cuidar unicamente de assuntos referentes àqueles que trabalham na organização, elaborando atividades, critérios, parâmetros e responsabilidades dos empregados da empresa, interferindo diretamente no comportamento organizacional.

Um exemplo do trabalho realizado pelo RH é a seleção de candidatos que serão contratados pela organização. Por meio de testes, entrevistas e métodos baseados em estudos realizados pela equipe, os melhores candidatos são escolhidos de acordo com a necessidade da empresa.

Mas o trabalho do RH não acaba por aí. A abrangência é muito grande, e esses profissionais podem interferir diretamente na política salarial da empresa, na elaboração de planos de carreira, incentivos, benefícios e bonificações, além da criação de estratégias para aperfeiçoar a gestão dos funcionários.

Características do RH como um setor empresarial

Este é um setor importantíssimo para qualquer empresa. Isso porque trabalhar com seres humanos sempre requer organização, tato, estratégias e objetividade.

Currículos cheios não são garantia de que estes são os candidatos mais adequados à empresa, e o pessoal do RH está ali justamente para garantir que, desde o processo de seleção, a relação da empresa com o futuro funcionário seja saudável.

O setor de RH pode aliar o Coaching à sua rotina, trazendo grandes benefícios para os profissionais da área, aos colaboradores em geral e à empresa como um todo. O Coaching e o RH podem fazer uma enorme diferença dentro do ambiente de trabalho, pois propõem alterações e treinamentos estratégicos para tornar a atuação dos profissionais mais eficiente e efetiva.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!