Voltar

Características de uma Pessoa Perfeccionista

Publicado em | 0 comentários

Denis Vrublevski/Shutterstock O perfeccionista busca a perfeição e quando não consegue atender seu alto padrão de exigência sofre muito

Perfeccionismo é um comportamento humano que faz com que as pessoas desejem fazer tudo de modo absolutamente perfeito ou serem perfeitas também. Essa é a ideia que um perfeccionista tem, de que não pode errar; que deve ser a mais bonita; o mais inteligente, mais bem-sucedido; ter e seguir um alto padrão e sempre fazer absolutamente tudo certo para ser o melhor em tudo também.

Se você é assim, entende exatamente do que estou falando. Se você conhece alguém com este perfil, com certeza, também identificou nestes exemplos similaridades com seus parentes, colegas e amigos próximos.  Entretanto, nem sempre o perfeccionismo é um problema, pois muitas vezes, esta característica é uma competência que faz toda diferença na vida pessoal e profissional da pessoa. Por outro lado, pode ter bastante dificuldade de adaptação à novas situações, o que pode limitar e muito seu sucesso.

Características de uma Pessoa Perfeccionista

  • Perfil metódico e minucioso;
  • Tem dificuldades de aceitar e aprender com seus erros;
  • Detalhista, examina todas as possibilidades para evitar que algo dê errado;
  • Pune-se severamente quando erra e sente-se sempre culpada;
  • Dificuldades para trabalhar em equipe;
  • Inflexível aos erros dos outros;
  • Não confia nas outras pessoas, pois acha que ninguém fará suas demandas tão bem quanto ela;
  • Trabalha para ser reconhecida;
  • Crítica veementemente os outros. Só ela pode se destacar;
  • Faz tudo com muita atenção, comprometimento e entrega sempre o seu melhor;
  • Nunca acha que chegou lá, por melhor que seja; sempre falta algo;
  • É extremamente resistente a criticas;

Estes são alguns dos comportamentos dos perfeccionistas no dia a dia. De uma forma positiva, podemos dizer que se colocados a fazer funções que exijam o perfil mais detalhista; como aquelas ligadas a normas, números e processos, os perfeccionistas têm mais chances de sair-se bem e conseguir fazer um trabalho que os levem a ficar mais um pouco contentes do que em outras tarefas.

Malefícios do Perfeccionismo

Quando a pessoa é perfeccionista demais ela cria para si mesmo uma rotina de cobranças tão altas e tão desgastantes que não consegue relacionar-se bem consigo mesmo nem com as pessoas à sua volta. Sabe aquele profissional que não consegue entregar suas tarefas dentro do prazo, pois nunca acha que seu trabalho está bom? Assim, faz e refaz suas demandas um milhão de vezes, e quando as entrega, sentem-se muito inseguro, pois não acredita que tenham ficado realmente boas.

Isso gera angústia, ansiedade e, muitas vezes, até mesmo depressão. Este padrão de exigência alto demais não deixa a pessoa descansar sua mente, ser leve e bem resolvida consigo mesma. Isso a faz entrar num ciclo vicioso e, autodestrutivo, e poder levar inclusive a desenvolver compulsões.

Se você se identificou com tudo isso, busque entender o que te faz agir deste modo e procure ajuda especializada para evitar que esta autocobrança, ao invés de te impulsionar, não acabe limitando seus resultados e felicidade em todos os sentidos. Fique atento e boa sorte!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!