Voltar

Características da Geração Y

Publicado em | 0 comentários

BigLike Images/Shutterstock A Geração Y não tem medo de desafios e esta sempre em busca de suas realizações pessoais e profissionais

Esta é a geração formada por pessoas nascidas, a partir de 1978, até o fim dos anos 80 e meados dos 90. Ela compartilha o mercado com os profissionais da geração Baby Boomers e geração X, trazendo respostas rápidas, utilizando recursos de informática com excelência e sendo capaz de criar soluções inovadoras.

A Geração Y foi à primeira geração a conviver, desde a vida escolar, com a tecnologia da informação. Primeiro foram os vídeo games, computadores domésticos e depois a internet e a velocidade com que circulam informações.

Hoje, os adultos dessa geração são muito disciplinados na busca de uma boa formação, principalmente em assunto e temáticas relacionadas à estratégia e à inovação. Tem mais agilidade para encontrar as informações das quais necessitam e quando não as encontram, acabam produzindo-as.

Perfil, Desejos e Motivações da Geração Y

A Geração Y é considerada, por muito estudiosos, mais individualista e autônoma e como a que faz questão de colocar sua opinião em destaque e não abre mão de gerenciar sua vida pessoal simultaneamente com a profissional. No dia a dia do trabalho não tem medo de trocar informações, compartilhar experiências e possui uma grande capacidade de inovação.

Os nascidos na Geração Y possuem muita habilidade no uso da tecnologia, são pragmáticos e irreverentes, desejam ter o controle econômico de sua vida e buscam um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Quando a fórmula, ou melhor, a receita para a solução funcionar, essa convivência poderá ser mais pacífica do que se fala atualmente.

Entre os pontos de melhoria estão: a ansiedade, o imediatismo e o fato de não saberem exatamente como lidar com um momento de crise ou uma bolha de mercado. Outro ponto que as companhias costumam destacar como negativo é a insatisfação que toma conta do profissional, caso ele não receba uma promoção após o primeiro ano de empresa.

A geração Y costuma ter a preferência das empresas em tipos de projetos em que é necessário reestruturar e reorganizar novas ideias. Seu perfil pode ser bastante aproveitado em consultorias voltadas à inovação e ambientes que buscam o desenvolvimento de novas estratégias de mercado.

As companhias que realizam terceirização de serviços se beneficiam deste perfil, entretanto, a geração Y deseja empreender suas ideias e montar negócios próprios, onde tenha liberdade para desenvolver suas ideias e implantar seu próprio modelo de gestão.

E você, o que acha da Geração Y? Deixe seu comentário!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!