Voltar

A Capacitação e Evolução do RH

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / depositedhar Muito mais do que reter talentos ou capacitar profissionais, o Recursos Humanos tem dever de conhecer e compreender as necessidades e expectativas das pessoas e da empresa.

A área de gestão de pessoas é, sem dúvida, um dos departamentos mais importantes dentro de uma organização. Muito mais do que reter talentos ou capacitar profissionais, o dever dos Recursos Humanos é conhecer e compreender as necessidades e expectativas das pessoas e da empresa, com o objetivo de promover melhorias, desenvolvimento contínuo e alcance de grandes resultados corporativos.

Entre as funções pertencentes ao RH estão a melhoria dos processos, retenção, treinamento e capacitação de colaboradores, implantação de uma cultura organizacional, definição de estratégias, incentivo à motivação e satisfação dos funcionários e, principalmente, a criação de um ambiente colaborativo propício ao crescimento e alcance de metas e objetivos profissionais.

Evolução do RH

Você sabe como surgiu este setor tão importante para o meio empresarial? Confira como foi a evolução do RH até os dias atuais:

Década de 30

O RH era composto apenas pelos donos das organizações que realizavam uma gestão com base no “mando e obedece”.

Década de 40

O RH era composto por advogados que não cumpriam as leis, justamente por entendê-las. É neste período que surgem as primeiras reivindicações trabalhistas.

Década de 50

Neste período, o RH era composto por engenheiros que viam este departamento não como pessoas, mas sim como processos.

Década de 60

Época em que surgiram os primeiros sindicatos, e as organizações começaram a investir no trabalho em equipe.

Década de 70

O RH é composto por administradores que avaliavam seu poder pelos extensos organogramas das empresas que gerenciavam.

Década de 80

O RH começa a ser composto por psicólogos, que passam por dificuldades para gerenciar pessoas e processos, devido ao surgimento dos sindicatos e leis regulamentadoras ao mesmo tempo.

Década de 90

Surgimento do outplacement para minimizar demissões e crises nos departamentos de RH devido a super exposição dos profissionais causados por metodologias e processos falhos.

Início do século XXI

Período de tratar o RH de forma diferente.

Este artigo foi útil para você? Então lembre-se de curtir e compartilhar o conhecimento!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!