Lightspring/Shutterstock No campo relacional é onde acontece o rapport de alma e a troca de energias entre coach e coachee

No processo de Coaching, campo relacional é o estado de atenção focado entre duas pessoas, em que elas transcendem, falam e sentem. Isto é, é o encontro de duas fontes de conhecimento que se tornam uma terceira fonte maior com a ajuda de um ambiente propício, onde o sujeito “passa a sentir o que o outro sente”. Esse encontro acontece durante cada sessão de Coaching, numa relação sinérgica entre coach e coachee.

Os cursos de Coaching oferecidos pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) são capazes de gerar poderosos campos de energia. Dentro dos grupos que fazem o curso forma-se uma rede interligada e a energia compartilhada faz com que a prática do Coaching se torne muito mais simples.

Isso proporciona às pessoas do grupo o sentir-se elevado, apoiado e rejuvenescido. No entanto, é importante que a consciência da busca pela formação desse campo seja comum a todos. Em organizações/empresas, a mesma deve ser definida como missão. Campos coletivos têm o poder de criar uma visão compartilhada e edificante.

Fique Atento à Energia Emanada

Evidentemente, quanto maior for à abertura criada por determinada situação, maior é a energia de determinado grupo; e grandes são as possibilidades de mudanças de vida significativas. Planejamentos participativos simbolizam uma ótima oportunidade para exercitar a interação, fazendo com que os participantes interajam muito uns com os outros. Essa interação mencionada cria a possibilidade de encontrar um equilíbrio dinâmico no produto final, seja ele qual for.

O campo coletivo está muito ligado à capacidade que cada indivíduo tem de perpetuar a zona de alta frequência, e isso influencia no trabalho com campos coletivos que se autossustentam depois do breve período de um workshop. A estrada de um negócio rumo à zona de alta frequência muitas vezes exige um trabalho desafiador para romper com padrões disfuncionais que contrariam a natureza da energia.

Os líderes precisam enfrentar seus próprios comportamentos sugadores de energia. Precisam resolver conflitos. Têm de remodelar sistemas que emperram a produtividade, a criatividade e a resposta imediata. Sempre que um grupo se alinha às características de energização, uma mágica acontece.

O Poder do Campo Relacional

PSC

É no campo relacional que acontece o rapport de alma. E nesse mesmo campo relacional é provocado o fluxo entre as mentes inconscientes: sinergia. Mente, nesse caso, é metáfora de sabedoria maior. Durante esses processos de rapport de alma e sinergia, o Txai também é manifestado.

É possível identificar no discurso das pessoas que a base para qualquer conexão é a comunicação perfeita. Se a pessoa deseja desenvolver um laço de confiança com os seus alunos, por exemplo, essa pessoa deve conversar com eles. Isso vale para amizade, casamento, profissão, entre outras áreas que se relacionam com o nosso dia a dia.

Quando afirmam que a comunicação é a chave certa para o sucesso, essa afirmação está pautada não apenas em saber usar as palavras certas e o tom de voz certo para conseguir alcançar o seu ouvinte, e, sim, que os integrantes de uma conversa estejam presentes e disponíveis para aquele momento, para que, dessa forma, a troca de experiências se qualifique como um recinto seguro para quem participa.