Voltar

Autoconhecimento – Montando sua Autobiografia com a Caixa de Pandora  

Publicado em | 0 comentários
Autobiografia

Foaloce/Shutterstock A Caixa de Pandora é uma poderosa metáfora que usamos para montar nossa autobiografia

Há uma caixa. Isso mesmo. Uma linda caixa. E você está olhando atentamente para ela. A caixa precisa ser aberta. No entanto, apenas você pode abrir e descobrir o que há lá dentro e faz parte de sua autobiografia. Na verdade, tudo que está dentro dessa caixa foi colocado por você, durante todos os anos da sua vida. Mas muitas coisas caíram no esquecimento. Você não voltou para ver as coisas que guardou e, então, esqueceu-se delas.

Pode ser que essa caixa fique em um lugar escondido, que você não visita muito. Pode ser até que você tenha se esquecido da caixa. Essa caixa maravilhosa é sua mente e sua alma. Ela guarda o poder do autoconhecimento. O poder maior de ter todas as informações sobre si mesmo. Entender tudo o que se passa dentro de si, tomas as melhores decisões, ser melhor a cada dia, evoluir, crescer.

Só você tem o poder de acessá-la. Ninguém mais. Nenhum psicólogo, terapeuta, guru, mestre, religioso… Ninguém, apenas você. Tudo que você é hoje. A pessoa que você se tornou, com seus pontos fortes e pontos de melhoria, com seus ganhos e suas perdas. Com os relacionamentos que construiu e que destruiu. Com as alegrias e frustrações… Tudo, absolutamente tudo que fez de você a pessoa que você é está dentro dessa caixa.

Você está sentado, ou deitado, na posição mais confortável que pode haver. Você pode estar com a caixa no seu colo, ou à sua frente, apoiada no chão ou em uma mesa. Você pode estar sentindo curiosidade de rever algumas coisas, de acionar suas memórias… Mas pode ser também que você esteja com medo e angustiado, como se quisesse evitar que essa caixa fosse aberta.

O Caminho do Autoconhecimento – Montando sua Autobiografia

Autobiografia

Ailisa/Shutterstock Escrever as memórias é abrir o baú da sua vida e montar sua autobiografia

Querida pessoa: não dá para evitar nosso passado! Não podemos pular essa parte! Aceitar todas as suas partes, sua luz e sua sombra, honra e respeitar sua história por mais dolorosa que ela seja é o principal exercício de renovação que um ser humano pode fazer.

É libertador… é necessário. Coragem. Vamos lá? Espere. Antes, responda, em voz alta aquela pergunta essencial: “Quem é você? O que é você? Como é você? O que você faz?…

____________________(defina o tempo para resposta e comece)______________________

Reflita sobre as perguntas acima e escreva as suas respostas num papel:

____________________________________________________________

Saiba que todos nós somos capazes de resumir a nossa história e contar quem somos nós. Mas eu convido você a creditar que depois dessa reflexão/ conversa de Coaching/ sessão de autobiografia você terá muito mais condições de compreender a si mesmo e contar uma história diferente sobre você.

É muito provável que ao abrir sua caixa pessoal de memórias você encontre coisas que foram deixadas por pessoas que você nem chegou a conhecer. Sim! É importante que você conheça seus antepassados e reconheça-se pertencente a uma herança.

Pode ser que você tenha, nessa sessão, memórias, intuições sobre quem foram seus antepassados. Quem eram, como viviam… Tudo isso também ajuda a compreender questões que não são compreendidas racionalmente. Comecemos então. Você está olhando fixamente para sua caixa. Observe cada detalhe que há nela. Como é a textura, como são as cores, de que material ela é feita. Qual é o formato da fechadura? Como ela abre?

Pode ser que ela abra com uma chave que só você tem. Pode ser que ela abra sozinha, magicamente. Pode ser que ela abra com um pouco de força para levantar a tampa que, talvez, seja bastante pesada. Ou talvez ela abra com apenas um toque, delicada como uma caixinha de música.

Então, como você abrirá sua caixa maravilhosa? O seu jeito é o jeito certo e sua caixa está se abrindo. Atente-se para o fato de que suas crenças sobre você mesmo podem mudar e, na verdade, acredito que vão mudar profundamente depois dessa sessão.

Nosso hábito de não fazermos reflexão pessoal, faz com que criemos falsas crenças sobre nós mesmos. Muita coisa que você acredita ser verdade sobre você podem ser mentiras que você contou para si mesmo. A parte mais difícil desse processo é encontrar e admitir essas mentiras.

Você está preparado? O Coaching sempre está pautado em uma ponte para o futuro. Mas não tente planejar o seu futuro sem se perceber como uma herança do seu passado, da sua história.

A história de uma árvore está nas suas raízes. Uma árvore com raízes frágeis e rasas derrubarão a árvore. O primeiro forte vento levará a árvore ao chão. Uma árvore que possui raízes profundas, saudáveis, fortes, resistirá a qualquer tempestade. Sua história é capaz de sustentar todos os seus planos para o futuro.

Como Montar a Autobiografia

Escrever um memorial, montar sua autobiografia é uma atividade complexa. É preciso que você pesquise, inclusive. Você conhece a história da sua família? Você alguma vez já teve curiosidade de entender como viveram seus pais, ou qualquer pessoa da sua família que tenha chegado nesse mundo antes de você?

Faz sentido para você que todas as suas células carregam uma essência que veio sendo apurada por todas as gerações que te precederam? É por isso que insisto que somos, todos nós, um nó em uma rede. Um nó numa rede de relações. Nós tivemos pais (mesmo não os conhecendo). Nossos pais tiveram pais, que tiveram pais, que tiveram pais.

Em um determinado momento dessa equação descobriremos que todos nós somos aparentados, e que todos somos parte da mesma essência. Nessa caixa Maravilhosa que está em sua frente estão todas essas memórias.

Algumas são  muito frescas, outras muito recalcadas, esquecidas. Mas todas fazem parte de você. E porque abrir essa caixa? O autoconhecimento é a principal ferramenta de mudança e crescimento que temos. É essa ferramenta que nos leva a termos condição de mudarmos o que está negativo e ampliar aquilo que está positivo.

A caixa maravilhosa que está a sua frente não é como uma Caixa de Pandora, que contém todos os males do mundo, esta caixa contém suas sombras, mas contém também a sua luz que, às vezes, você mesmo esquece de alimentar.

O perdão e a gratidão também devem guiá-lo na abertura da sua caixa. O perdão pode ser dado a outros, mas não antes de dá-lo a você mesmo. Quero que você, ao acessar suas memórias e compreender melhor a sua história,  ao fazer sua autobiografia, acredite verdadeiramente que você fez, sempre, o melhor que poderia ter feito com os recursos que você tinha.

Se algo não saiu, na sua história de vida, como o planejado, acredite que não há culpados. Perdoe-se e aceite a oportunidade de fazer diferente em todas as novas oportunidades que a vida te der. É preciso conhecer a si mesmo, mas essa tarefa não é fácil. Você está preparado para reconhecer todas as coisas que fez que não trouxeram benefícios nem a você nem aos outros?

Você está preparado para reconhecer suas sombras, mesmo sabendo que mentiu para si mesmo sobre a existência delas? Está preparado para admitir que errou? Para aceitar sua condição de ser humano falho?

Está preparado para se ver como realmente é e não como acredita que seja? É preciso coragem, mas principalmente é preciso entender a diferença que esse momento fará em toda a história de vida que você começa a construir. O que passou apenas interessa para a construção do que ainda virá.

Abra sua caixa e explore cada cantinho dela, cada objeto entulhado, cada lembrança, por mais velha que pareça ser. Descubra-se. Depois você terá a oportunidade de fechar a caixa novamente e deixar guardado aquilo que serve apenas como aprendizado.

Sua autobiografia começará a ser escrita agora… Permita-se ir além, ouse pensar diferente, fazer diferente que todo poder do universo lhe será dado !!!!

Paz e Luz…

Por fim, para finalizar gostaria de reforçar que esta é uma das poderosas ferramentas para autoconhecimento que usamos na formação Professional & Self Coaching – PSC, o curso de Coaching mais completo do Brasil.

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!