Em se tratando de um namoro ou casamento, as constantes brigas no relacionamento são sempre sinais de que os atritos e diferenças estão falando mais alto na relação. Por isso mesmo, é importante estar atento e buscar entender, juntos, se os questionamentos são válidos e aprender como dar fim às discussões que geram desentendimentos, momentos acalorados e mal-estar entre o casal.

Muitos destes conflitos têm início e se prolongam porque mesmo recebendo feedbacks, as pessoas continuam a ter atitudes negativas que minam a convivência e faz com que o parceiro ou parceira acabe questionamentos seus comportamentos. Por isso, não dá para tentar tapar o sol com a peneira. É essencial compreender quais são as situações-chave que desencadeiam as discussões e os desentendimentos e buscar fomentar uma vida a dois que seja saudável.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

O que é um relacionamento para você?

Antes de nos aprofundarmos especificamente nas atitudes que podemos tomar em relação às brigas que possam vir a surgir, precisamos  pensar no que consiste um relacionamento para nós mesmos.

É comum nos depararmos com situações onde existe diversos problemas verdadeiramente disfuncionais e que prejudicam consideravelmente o modo como você se interage com o próximo.

E se engana se você acredita que essas questões são únicas e exclusivamente provenientes do comportamento do outro. Muitas dessas questões parte daquilo que consiste o verdadeiro eu de cada uma de nós.

PSC

Temos o costume de idealizar aquilo que chamamos da nossa metade da laranja, mas o que ocorre, efetivamente, são casos onde nós mesmos estamos fragmentados.

Nosso ideal deve partir de dentro para fora. Mais do que oferecer uma simples metade de si mesmo você deve se tornar um ser inteiro, afinal, é com dois seres inteiros que se constrói uma relação verdadeiramente única e saudável.

Mas por onde devemos começar para caminhar nesse sentido?

Primeiro precisamos ter a maturidade de reconhecer que somos falhos, porém, sempre capazes de crescer e evoluir. Confira algumas dicas que vão te ajudar a compreender mais de si mesmo e como isso é fundamental para construção de qualquer relacionamento, até mesmo porque o seu primeiro e mais importante relacionamento é consigo mesmo.

Vamos lá!

Compreendendo o ato de relacionar-se

Como eu disse logo acima, o ato de relacionar-se começa consigo mesmo. Seguindo essa lógica eu gostaria de compartilhar com você algumas dicas sobre como devemos entender e enxergar a questão envolta dos relacionamentos.

Amor próprio

Exatamente isso, esse é o primeiro e mais importante passo para podermos nos relacionar com qualquer pessoa, afinal, como vamos amar qualquer pessoa se não amarmos nós mesmos?

O primeiro passo que devemos dar em relação a uma relação próspera e saudável, entendendo e compreendendo as falhas do outro é quando entendermos e compreendermos as nossas próprias falhas.

Portanto busque esse sentimento no mais profundo do seu ser, quando chegar lá eu tenho certeza que você irá se deparar com um ser verdadeiramente incrível.

Pratique o autoconhecimento

Seguindo do princípio que devemos amar a nós mesmos, antes de mais nada, é importante também que sejamos capazes de compreender mais de nós mesmos.

Poder enxergar o nosso reflexo e identificar quais são as nossas falhas, quais são as nossas qualidades, é extremamente importante para o nosso desenvolvimento pessoal e emocional.

Desenvolva a sua inteligência emocional 

Nossas emoções são o ponto de partida para absolutamente tudo o que fazemos, pensamos e sentimentos. Portanto, ter um cuidado especial para com ela é preponderante para qualquer pessoa que deseja ter mais controle sobre o que se passa dentro de si.

E quando falamos de relacionamentos, consigo mesmo e com terceiros, isso faz ainda mais sentido. Aliado a isso nos deparamos com o conceito de inteligência emocional, que nos orienta para compreender e controlar menos as nossas emoções.

Agora que você já tem uma ciência maior do que representa de verdade um relacionamento, vamos ao que interessa. Separei uma lista com algumas atitudes que você pode tomar para lidar de uma vez por todas com as brigas que permeiam qualquer relacionamento. Confira!

Atitudes Para Acabar Com as Brigas no Relacionamento

Confira, a seguir, as dicas que separei para te ajudar a resolver discussões que parecem intermináveis.

Não Ignore a Outra Pessoa

Para algumas pessoas, a melhor tática numa situação de conflito é evitar o par, lhe dando o famoso “gelo”. Saiba que fazer isso não é uma forma inteligente de dar um fim a discussão, pois sentir-se ignorado é algo bastante irritante e fará o outro guardar mais emoções negativas da situação. No caso de você não se sentir bem para discutir naquele momento específico, pode simplesmente dizer isso para a outra pessoa e pedir para conversar depois, mas ignorar jamais.

Tenha Cuidado Com o Que Você Diz

As pessoas que têm dificuldade de controlar as palavras que dizem durante uma discussão tendem a magoar o outro facilmente, pois são bastante agressivas. Faça um exercício mental de prestar atenção ao que está dizendo para não ofender a outra pessoa. Lembre-se que, mesmo que você peça desculpas depois, já terá ferido profundamente quem você ama. Não crie um relacionamento abusivo.

Não Fique Relembrando os Erros Já Perdoados

Um dos principais fatores desencadeantes de brigas no relacionamento é ficar relembrando e revivendo situações passadas. Se você disser ao seu parceiro que perdoou algum erro, deve esquecê-lo, pois se em todas as discussões trouxer isso novamente à tona como uma arma para ofender e atacar, estará revivendo sofrimentos e minando mais ainda seu relacionamento.

Converse Com Sinceridade

Discussões prosseguem porque as duas partes insistem em não falar sobre como se sentem e em se apegar apenas ao superficial, uma vez que toda situação tem um sentimento por trás. A melhor maneira de resolver uma discussão, que parece não se resolver nunca, é mudar de atitude no relacionamento e ser sincero ao falar sobre os seus sentimentos. Não tenha vergonha e nem receio de se expor. Os conflitos só podem ser resolvidos quando se tem bem claro os motivos que levaram a essa situação. Mostre ao outro como se sente e busque saber dele quais são suas emoções também.

Reconheça Seus Erros e Não Busque Justificativas

Muitos casais vivem tendo brigas no relacionamento porque se encontram em situações de estresse. A forma de resolver isso é reconhecer que você está errando ao descontar o seu nervosismo em seu parceiro ou parceira e não fazer mais. Não tente justificar e diminuir os seus erros usando as dificuldades do dia a dia como argumento, pois todos nós temos os nossos maus momentos. Lembre-se disso, peça desculpas pela impaciência e também apoio e ajuda para reverter o cenário.

Manter a paz no relacionamento pode ser desafiador, mas não é impossível. Por isso, por mais que existam momentos de incerteza e de estresse entre as partes, jamais deixe sentimentos negativos contaminarem a relação. O segredo para ter sucesso nessa empreitada a dois é ter equilíbrio, caminhar juntos, manter o respeito e o amor, ouvir-se e mudar as suas atitudes que geram os conflitos. Fica a dica!