“Ha ha ha ha ha, mas eu to rindo à toa, não que a vida esteja assim tão boa, mas um sorriso ajuda a melhorar”. Esse poderoso verso, da canção “Rindo à toa”, da banda Falamansa, traz uma mensagem positiva, que nos faz refletir sobre o poder do bom humor no nosso dia a dia.

Todos nós passamos por problemas, temos dias complicados e, às vezes, quase intermináveis. Entretanto, se formos focar apenas nos aspectos e pensamentos negativos, com certeza, eles se tornarão ainda piores. Ninguém quer isso, não é mesmo?

Por esse motivo, é importante sempre procurar visualizar a parte do copo que está meio cheia e não a que está meio vazia. Isso ajuda a manter o bom humor, a energia em alta e a concentração nas coisas boas que cada nova manhã nos traz. Neste artigo, vamos refletir sobre a importância do bom humor e sobre como podemos cultivá-lo no dia a dia!

O poder do bom humor e da positividade

Existem pessoas que são otimistas e bem-humoradas por natureza. São aquelas que preferem ver o lado bom, até mesmo das dificuldades, e que não se deixam abalar por problemas e circunstâncias ruins. Para muitos, são “exageradas”, mas, na realidade, são esses tipos de seres humanos que fazem os nossos dias melhores.

Os indivíduos de bem com a vida são capazes de nos tirar um sorriso, quebrar um clima ruim e nos mostrar os aspectos positivos das questões mais difíceis. São pessoas fortes, resilientes e sábias, que têm o poder de curar a si e livrar o outro da tristeza e da melancolia.

Isso alcança até mesmo a carreira das pessoas. Profissionais bem-humorados não deixam que uma noite ruim interfira na sua capacidade de dar um bom dia aos colegas de trabalho. Também não deixam de resolver com eficácia as suas demandas ou de atender aos seus clientes por conta de conflitos internos.

PSC

Pessoas assim são aquelas que, no cotidiano, também são mais centradas e positivas e que sabem aproveitar melhor os momentos em família e com os amigos. Todos esperam a sua chegada e gostam de estar na sua companhia.

Cuidado com os excessos

De todo modo, é sempre bom ficar atento para não ser bem-humorado “demais”, e, em decorrência isso, extrapolar o bom senso e demonstrar um entusiasmo exagerado em situação que pedem moderação. Você não pode e nem deve forçar um clima de alegria em situações muito graves, como um acidente ou um falecimento, por exemplo.

O bom humor deve ser respeitoso e coerente. Por isso, a pessoa não deve fazer piada de tudo e todos e constranger os outros apenas para ganhar algumas gargalhadas. A piada boa é aquela em que todo riem, sem ofender ninguém.

Por mais que todos queiram ser mais felizes no seu dia a dia, lembre-se de que ninguém gosta de ser exposto ou constrangido. Vale lembrar, ainda, que a vida real não é um palco de stand-up comedy, onde tudo é motivo para risadas. Assim, fique atento e mantenha o seu bom humor em alta, pois, sem dúvidas, ele faz muito bem para o corpo e para a alma!

5 dicas para viver com mais bom humor

Confira, na sequência, 5 dicas para que você consiga manter um humor positivo na maior parte do tempo, sem exageros!

1. Pratique a gratidão

Em primeiro lugar, seja grato por tudo aquilo que você tem. No correr da vida, acabamos nos esquecendo de como somos privilegiados e de quantas pessoas gostariam de estar no nosso lugar. A gratidão diária gera uma visão mais positiva sobre a vida. Por isso, valorize a sua casa, o seu carro, o seu emprego, o seu alimento, a sua família, os seus amigos, a sua saúde, enfim, tudo aquilo que você precisa para ser feliz. Assim, você perceberá que há mais a agradecer do que a pedir.

2. Cultive bons relacionamentos

Para manter o bom humor, também é importante relacionar-se bem com as pessoas. Por isso, trate a todos com respeito, educação, simpatia e empatia. Isso provavelmente estimulará os outros a agirem da mesma maneira em sua direção, criando um clima de harmonia nos ambientes. Se você não obtiver essa resposta, não se preocupe, pois o problema está no outro, e não em você. Além disso, se há alguém que só reclama e cria conflitos, procure afastar-se desse tipo de pessoa, se possível.

3. Faça mais aquilo que lhe desperta bons sentimentos

O que faz com que você se sinta bem? Praticar uma atividade física? Orar? Meditar? Caminhar? Conversar com alguém? Ouvir música? Brincar com o animalzinho de estimação? Verifique aquilo que traz mais cor à sua rotina e pratique com mais frequência. É maravilhoso ter hobbies! Além disso, o contato com a natureza, a exposição à luz do sol, o convívio com as pessoas a quem amamos e a prática regular de atividade física são atividades que regulam os neurotransmissores associados à saúde mental.

4. Lembre-se de que nenhum problema dura para sempre

Quando estamos enfrentando alguma dificuldade, ela parece interminável e impossível de ser resolvida, não é mesmo? No entanto, pense em quantas vezes você teve essa sensação. Depois, pense em quantas vezes os problemas de fato duraram para sempre. Perceba que mesmo as situações mais complexas e dolorosas encontram um fim. A mente humana é resiliente, e, com o passar do tempo, somos capazes de superar ou ressignifica as experiências. Não há mal que dure para sempre. Você voltará a sorrir!

5. Entenda que está tudo bem em não estar sempre bem

Por fim, entenda que é bacana ser bem-humorado, mas não adote essa meta como uma obrigação. Há dias em que realmente estamos um pouco mais irritados, tristes e pessimistas. Não se force a estar sempre bem, pois esse processo, conhecido como “positividade tóxica”, vai, na verdade, fazer com que você se sinta ainda pior emocionalmente. Abrace a sua natureza humana e não se force a nada. Estimule a visão positiva das coisas, mas sem exageros.

Que as 5 dicas acima tornem os seus dias cada vez mais coloridos e o seu copo cada vez mais cheio! Contudo, se você perceber que o seu humor está predominantemente negativo (deprimido, estressado ou ansioso na maior parte do tempo), lembre-se de procurar o auxílio profissional dos psicólogos, OK? Para tudo há uma solução!

E você, ser de luz, como avalia o seu estado de humor nos últimos tempos? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!