Voltar

Boa alimentação e qualidade de vida

Publicado em | 0 comentários

Monkey Business Images/ Shutterstock Você é o que você come! Por isso mesmo, ter uma boa alimentação é essencial para garantir maior qualidade de vida.

Você é o que você come! Por isso mesmo, ter uma boa alimentação é essencial para garantir maior qualidade de vida. Tudo é uma questão de escolha, pois assim como existem alimentos que favorecem o nosso bem-estar, também existem outros que podem prejudicar e, muito, a nossa saúde.

 Para evitar desequilíbrios alimentares e excessos, é importante fazer refeições balanceadas, ou seja, que ofereçam a quantidade certa de vitaminas, proteínas, minerais e demais substâncias. Por isso, antes de prosseguir com o artigo, convido você a olhar para sua dispensa e avaliar suas escolhas, com base nisso, responda – será que você realmente come direito?

Com a correria dos tempos atuais não é difícil encontrar uma desculpa para se alimentar de qualquer jeito. Muitas vezes lanches, doces e fast foods muito calóricos são as principais refeições de adultos e crianças ao longo do dia. No prato destas pessoas geralmente frutas, verduras e legumes são itens raros e sua ausência, em médio e longo prazo, pode causar sérios prejuízos.

Imunidade baixa, gripe frequente, fraqueza, aumento de peso e indisposição para as atividades do dia a dia podem estar diretamente relacionadas à má alimentação. Por isso, para ajudar você a melhorar suas refeições, separei algumas dicas importantes que ajudaram a encontrar maior equilíbrio alimentar. Confira!

 Dicas Para se Alimentar Melhor

  • Saia da zona de conforto e não tenha medo de experimentar novos alimentos. Todo dia você pode provar uma fruta nova, como também inserir legumes e verduras em seu cardápio.
  • Evite alimentos processados, refrigerantes e enlatados (salsichas, hambúrgueres, embutidos como mortadela) feitos com muitos conservantes e cujas substâncias boas se perdem na industrialização.
  • Tente ingerir menos açúcar refinado, opte por opções mais naturais como o mascavo e demerama e busque o doce por meio da ingestão controlada de frutas.
  • Na hora de fazer seu prato no restaurante comece pelas verduras e legumes e folhas e, não pelas massas e carnes. Isso ajuda a equilibrar as calorias e evita excessos.
  • Se você tem pouco tempo de almoço, que tal levar sua própria comida para o trabalho (marmitinha) ao invés de comer fast food? Com isso você controla a ingestão de alimentos ruins e pode ter uma alimentação mais saudável mesmo fora de casa.
  • Que tal preparar suas refeições? Quando temos contato direto com os alimentos que preparamos, além de poder extrair o melhor deles, também podemos sentir diferentes aromas, gostos e variar o cardápio.
  • Busque ingerir pelo menos 2 litros de água por dia e lembre-se de se hidratar sempre. Muitas pessoas se esquecem disso e acabam prejudicando suas funções renais.

Aproveite estas dicas extraordinárias, faça exercícios físicos e busque se alimentar melhor. Com pouco tempo você verá grandes resultados, como aumento de sua disposição física, aumento da capacidade de concentração, conseguirá dormir bem e muito mais. Seu, corpo e mente, agradecem!

E você, como é sua alimentação? Compartilhe conosco!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!