Voltar

Benefícios de uma boa oratória

Publicado em | 0 comentários
 oratória

Yuriy Rudyy/ Shutterstock Ter uma boa oratória é importante em todas as áreas profissionais.

Constantemente vemos entrevistas de atores que se dizem pessoas muito tímidas, porém quando os vemos sua oratória, seu trabalho em ação fica difícil acreditar que eles tenham esta dificuldade. Entretanto, muitos outros profissionais, de outras áreas, também têm este problema e, verdadeiro pavor, em falar em público.

Ter uma boa oratória é fundamental para termos sucesso na carreira. Por meio da fala expressamos nossas ideias, opiniões, nos relacionamos, apresentamos nosso trabalho para outras pessoas e podemos demonstrar nosso potencial para cargos de liderança.

Sem isso, por conta de bloqueios e, muitas vezes, do excesso de timidez, muitas pessoas acabam com receio de se expressar e, por conta disso, diminuem suas chances de crescer profissionalmente.  Estes problemas podem ser resultantes de baixa autoestima, traumas de infância ou do perfil natural da pessoa, que pode ser mais introvertida.

Assim, para não deixar que falhas na comunicação interfiram em seu desenvolvimento profissional e também nas relações afetivas e interpessoais, a melhor maneira de vencer o medo, acredite, é falando. E com as técnicas e os métodos certos, até os mais tímidos também podem se expressar bem em público.

Dicas Para Ter uma Boa Oratória

Mesmo que você tenha receio de falar, para vencer este medo, é importante estar aberto a mudanças. Comece aos poucos! Se não consegue falar e manter o contato visual, com seus ouvintes, ao mesmo tempo, minha primeira dica é: marque um ponto central na sala.

Isso serve para que você possa mirar e contemplar o ambiente todo, sem tirar as pessoas do campo de visão. E mesmo que não esteja fazendo contato direto com as pessoas, manter a cabeça erguida é um grande progresso e importante para sentir-se mais seguro.

Quanto estiver numa reunião ou entrevista de emprego e, de frente para seus colegas ou entrevistadores, por exemplo, outra dica é: olhe no ponto entre as sobrancelhas e, deste modo, terá contato direto, sem necessariamente olhar nos olhos.

Quando tiver que falar em público, faça um roteiro de sua apresentação, listando os pontos centrais, as palavras-chave e faça um breve resumo do assunto. Quanto mais organizado mentalmente, melhor sua comunicação funcionará também.

Se a dificuldade ainda assim for gritante, minha sugestão é procurar ajuda profissional e buscar identificar as causas do problema de expressão e tratá-los. Muitas vezes, por traumas de infância, educação muito rígida e repressiva, os indivíduos não conseguem, na vida adulta, sentirem-se confiantes para expressar suas opiniões e compartilhar seus conhecimentos.

Isso, tanto na carreira como na vida pessoal traz problemas, especialmente nos relacionamentos interpessoais, causando bloqueios para a pessoa dizer e mostrar o que pensa, quer e sente. Permita-se mudar e tenha uma boa oratória!

Gostou do texto? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!