Voltar

Avaliação de Líderes: Autofeedback

Publicado em | 0 comentários
Autofeedback

Irina Strelnikova/Shutterstock o autofeedback é uma poderosa ferramenta de autoconhecimento e evolução para os líderes

Você conhece ou já ouviu falar em autofeedback? Pois bem, diferente do feedback, que recebemos e damos aos outros, ele consiste numa autoavaliação. Para isso, o líder deve fazer uma autoanálise e avaliar quais são os pontos fortes e de melhoria da sua liderança, os impactos positivos e negativos e as possibilidades de evolução.

Para fazer um autofeedback realmente efetivo, o líder deve conhecer-se verdadeiramente e também estar verdadeiramente aberto a expor suas lacunas, deficiências e gaps. Identificar estas oportunidades de melhoramento é uma poderosa forma de ajustar os pontos, eliminar dificuldades de relacionamento e comunicação, por exemplo, evoluir como gestor.

Ressalto isso, porque por mais que nos esforcemos em dar o nosso melhor, todos nós podemos melhorar em algum aspecto, seja ele técnico; emocional ou comportamental. Tomar esta consciência é essencial para aprimorar competências e habilidades de liderança e tornar-se o líder que seus liderados precisam; o que sua empresa busca ter e que você pode ser.

Como Fazer o Autofeedback

O primeiro critério para fazer um autofeedback efetivo é analisar quais são os seus resultados nos últimos doze meses. Reflita neste período, como você conduziu sua liderança e seus liderados? Quais aspectos técnicos, emocionais e comportamentais se destacaram positiva e negativamente? Quais foram os feedbacks que recebeu dos seus liderados e líderes? O que fez a partir destes retornos? Em quais aspectos sente que evoluiu e regrediu?

Responda ainda, se você promoveu o crescimento das pessoas ao seu redor e melhorou a comunicação e os relacionamentos interpessoais? Conseguiu engajar a equipe e manter sua motivação? Desenvolveu e reteve os talentos? Buscou fazer cursos e investiu em seu aprimoramento? Fez uma liderança pelo exemplo? Teve foco e conseguiu tirar projetos importantes do papel?

E mais – quais foram os seus resultados? Consegui conciliar seu trabalho com sua vida pessoal? Sentiu-se reconhecido pela empresa?  E por fim – onde você ainda pode e precisa melhorar? São muitos os questionamentos, mas todos eles são importantes para você conseguir mapear sua liderança, conhecer seus desafios, pontos onde precisa melhorar e aqueles em que se destaca mais.

Quanto mais o líder se conhece, mais chances têm de construir uma liderança inspiradora e com resultados significativos e pertinentes para ele, empresa e equipe. Dispondo de todas estas respostas e passando por este intenso processo de autorreflexão e autoconhecimento, o líder que recorre ao autofeedback mostra que além de maturidade, também não tem medo de reconhecer seus pontos de melhoria, pois sabe que é esta consciência que trará o crescimento que busca para evoluir em todos os sentidos.

E você, já fez seu autofeedback? Quer aprender como fazer isso efetivamente? Conheça a formação para líderes – Leader Coach Training – LCT e leva sua liderança para outro nível.

Comments

comments