Por muito tempo, falava-se em “autocontrole” para se referir à capacidade de um indivíduo de administrar as suas emoções no dia a dia. No entanto, a palavra “controle” pode ser entendida como uma repressão, o que nunca é saudável em âmbito emocional.

Assim, é importante que as pessoas sintam e compreendam as suas emoções, entendendo as suas origens e administrando a sua intensidade. Perceba que “administrar” ou “regular” é bem diferente de “controlar” ou “reprimir”, concorda? Por isso, hoje em dia evitamos falar em “autocontrole emocional”, dando preferência ao uso do termo “autorregulação”.

Neste artigo, você vai compreender em que consiste esse conceito e porque ele é importante nas diferentes áreas da vida, inclusive na vida profissional. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que significa autorregulação?

O processo de autorregulação consiste em saber gerir de forma eficaz as suas emoções, evitando que o estresse do ambiente de trabalho se manifeste por meio de atitudes impulsivas ou de crises emocionais. A ideia não é reprimir, mas administrar a intensidade daquilo que sentimos, evitando que as emoções tomem conta do nosso ser e nos impeçam de compreender as situações racionalmente.

Sem que a razão e a emoção estejam em equilíbrio, fica muito fácil tomar atitudes impulsivas e extremas, que geram arrependimentos graves mais tarde. Por isso, duas das características principais dos profissionais bem-sucedidos são o conhecimento e o equilíbrio das suas emoções. Na prática, trata-se de ter inteligência emocional para lidar com os desafios do trabalho e saber como agir de maneira eficaz e precisa em situações conflituosas.

Como lidar com pessoas emocionalmente instáveis?

Dividir o ambiente de trabalho com pessoas instáveis emocionalmente é sempre complicado porque não sabemos o que esperar delas. Por isso mesmo, no dia a dia, é necessário estar sempre alerta para evitar desencadear a agressividade e o descontrole desses indivíduos e para manter uma comunicação efetiva.

PSC

Nesse sentido, para não seguir por esse mesmo caminho, é essencial investir no seu próprio equilíbrio emocional e dar bons exemplos, uma vez que saber lidar com essa pessoa que apresenta essas dificuldades emocionais também é importante para manter a sua autorregulação, evitando descontroles e conflitos com os colegas.

Assim, a comunicação não violenta deve fazer parte das rotinas das equipes profissionais. Tudo aquilo que se diz deve ser pensado, de modo que as palavras não ofendam ninguém e que as mensagens sejam tão claras quanto for possível. Isso ajuda a evitar o surgimento de conflitos.

Autorregulação: por que ela é importante no ambiente de trabalho?

Se, em alguns momentos, a pessoa instável citada acima é você, saiba que é possível amenizar e até mesmo acabar com essas manifestações tempestuosas do seu temperamento. O gerenciamento emocional promovido pela autorregulação é o segredo para ser um profissional capaz de responder de forma lógica e positiva em momentos de conflito e estresse.

Todos os dias, podemos ser submetidos a situações que podem mexer de alguma forma com o nosso emocional, entretanto, não podemos deixar que isso abale a qualidade do trabalho ou mesmo as nossas relações interpessoais. Fique atento!

Transforme dificuldades em desafios e mantenha o foco

A autorregulação emocional trabalha com os sentimentos que temos em relação a cada situação que se apresenta. Você já percebeu que as pessoas mais bem-sucedidas são as que aceitam os desafios prontamente e sem reclamar?

Isso acontece porque elas gostam de se sentir desafiadas e, com isso, transformam um momento que seria de estresse em uma oportunidade de crescimento. Todavia, elas conhecem bem a si mesmas e não se arriscam em ações com cujas consequências não serão capazes de lidar. Se essa atitude não é natural em você, procure estabelecê-la, pois, dessa forma, poderá conquistar reconhecimento, novas oportunidades, promoções e crescimento profissional.

Outro ponto que pode desestabilizar o aspecto emocional de uma pessoa é se deixar levar por distrações. Portanto, quando iniciar uma atividade, mantenha a sua concentração direcionada a ela, de maneira que o que está em seu entorno não ganhe nenhum destaque. A capacidade de concentração, além de tornar o indivíduo mais produtivo, o tornará também mais tranquilo em relação ao estresse do ambiente corporativo.

A autorregulação e o autoconhecimento

Ter suas emoções equilibradas é uma forma de ter autoconhecimento, isto é, de reduzir o que está em excesso para visualizar a essência. Você se surpreenderá ao descobrir todo o potencial que tem e que estava camuflado por emoções fora de medida. Olhe mais para dentro de si mesmo, de modo que você possa compreender as suas forças e os pontos em que você precisa melhorar.

É conhecendo a si mesmo que você descobrirá “onde o calo aperta” na sua vida. Isso é extremamente importante para que você identifique quais riscos vale a pena correr e em quais situações é melhor não arriscar. Percebe como, conhecendo a si mesmo, você pode tomar decisões que o deixam mais tranquilo? Dessa forma, invista em autoconhecimento e pense bem antes de tomar as suas decisões.

A ajuda profissional

A autorregulação é um processo essencial para que você consiga desenvolver e administrar as suas emoções e, assim, se tornar um profissional com melhores resultados. Se você buscar conquistar esse progresso nas suas emoções e tornar-se alguém emocionalmente mais equilibrado, uma boa dica é investir em coaching emocional.

No entanto, é importante destacar que há quadros mais graves, que consistem em doenças da mente, como os transtornos depressivos ou de ansiedade. Nesse caso, é importante recorrer aos médicos e psicólogos para fazer o tratamento dessas condições. Um coach oferece assistência emocional no dia a dia, mas não trata transtornos da mente que estão comprometendo a saúde, OK?

E você, querida pessoa, como avalia a sua autorregulação emocional no ambiente profissional? Quais são as suas principais dificuldades ao gerir as emoções no trabalho? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!