Voltar

Autoliderança – Como ela Potencializa seu Sucesso

Publicado em | 0 comentários

Biletskiy/Shutterstock Ser líder de si mesmo, de suas vontades, sonhos e medos, é o diferencial dos líder de sucesso

Atitude tomada pelas pessoas para direcionar a si próprias para a realização de obrigações e tarefas necessárias, a fim de conseguir alcançar determinado objetivo. Esse é um processo no qual as pessoas se influenciam de forma a conquistar a habilidade de aprender a aprender e se automotivar, duas habilidades necessárias para se comportar e realizar o que precisa de forma efetiva e eficiente.

Esse processo, no Coaching, faz uso das técnicas de controle de pensamento e comportamento, proporcionando a quem as pratica uma desenvoltura mais segura, mais concentrada, mais inovadora e com ótimos resultados ricos em eficácia pessoal e profissional de interesse absoluto para empresas.

Vários comportamentos são negativos para a carreira das pessoas: fazer fofocas, falar mal da empresa em que está trabalhando, dos seus chefes e colegas, não conseguir cumprir os prazos determinados, assim como não atender aos horários de reuniões e do expediente. Essas atitudes sabotam completamente a credibilidade de qualquer profissional e testemunham a falta de habilidade de liderar a si mesmo.

Ensinamentos do Líder Coach

Há líderes congênitos, porém, isso não atrapalha as características de uma liderança eficaz. Por exemplo, o Leader Coach (teoria da qual trato no meu livro Leader coach: Coaching como filosofia de liderança) é o líder que inflige a filosofia e a cultura do Coaching para desenvolver, motivar, inspirar os seus liderados e, a partir dessa valorização do capital humano, alcançar os melhores resultados.

Com isso, esse Leader Coach desenvolve com os seus colaboradores uma comunicação muito mais assertiva e disponibiliza a eles feedbacks efetivos, potencializando resultados e eliminando falhas.

Para conseguir resultados extraordinários é imprescindível ser líder de si mesmo e isso quer dizer conhecer-se na essência, procurar evidenciar os aspectos fortes em seus comportamentos e retirar aqueles que sabotam seu sucesso. Com essa autogestão, o líder começa a ser reconhecido por seus bons exemplos, e estes passam a ser suas melhores referências.

Conceito de Autoliderança

Após uma busca atrás do conceito de “autoliderança”, é preciso mencionar a definição trazida pela Wikipédia. O mais considerável é que ao falar sobre o conceito, a enciclopédia voltou ao passado, recorreu à biografia e obra de Stephen Covey, o autor do livro Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, de 1989.

A enciclopédia citou que Covey doutrinou pessoas para saberem como adquirir plena eficácia na vida, exclusivamente no ambiente da vida profissional e da administração. A sua obra foi ampla, abrangendo temas como família, caráter, integridade, importância do legado (elemento base que todo profissional almeja construir no decorrer de sua vida e carreira).

Dessa forma, autoliderança é um meio pelo qual as pessoas induzem a si próprias de um jeito que alcancem o autodirecionamento e a automotivação, ambas essenciais para se portar e realizar o que precisa de forma verdadeira e correta.

Como Conquistar sua Autoliderança?

Para conquistar a autoliderança é necessário fazer uso de técnicas que visem o controle de pensamento e comportamento. Esses elementos proporcionam segurança para quem precisa de uma vida mais esperançosa, mais realçada, e com ótimos resultados de sucesso, de rendimento pessoal e profissional.

Sendo essas características, de enorme interesse, especificamente, para empresas e instituições.

Em uma época em que as pessoas que trabalham estão cada vez mais enxergando os seus trabalhos como uma forma de autorrealização e não apenas como um meio de sustento, e aguardam por mais controle e interferência sobre seu rendimento e crescimento profissional, a autoliderança vem ajudar a proporcionar o caminho para que essa autonomia almejada se torne real e com responsabilidade, direção e foco.

Contudo, reduzir o conceito de autoliderança como apenas um ato de autonomia e liberdade no ambiente de trabalho é uma redução injusta a um conceito que é amplo. Aliás, o que se propaga por aí é que o profissional não apenas precisa acreditar em seu potencial e administrar-se com eficácia, mas também que partirá através dele a maior parcela do esforço para sua evolução.

Na carreira ou no âmbito pessoal seja ao desenvolver sua motivação no decorrer dos dias para alcançar os seus objetivos, na inventividade para resolver problemas, no desenvolvimento de novos conhecimentos ou, até mesmo, no processo de autorrecompensa, local onde se reconhece o esforço investido e o resultado obtido através desse esforço, a autoliderança é essencial.
Pense nisso e seja líder de si mesmo!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!