A autoliderança é a atitude tomada pelas pessoas para direcionar a si próprias para a realização de obrigações e tarefas necessárias, a fim de conseguir alcançar determinado objetivo. Esse é um processo no qual as pessoas influenciam a si mesmas, de forma a conquistar a habilidade de aprender a aprender e se automotivar — duas habilidades necessárias para se comportar e realizar o que é preciso de forma efetiva e eficiente.

Esse processo, no âmbito do coaching, faz uso das técnicas de controle de pensamento e comportamento, proporcionando a quem as pratica uma desenvoltura mais segura, mais concentrada, mais inovadora e com resultados ricos em eficácia pessoal e profissional, o que é de interesse absoluto para as empresas.

Em contrapartida, vários comportamentos são negativos para a carreira das pessoas: fazer fofocas, falar mal da empresa em que está trabalhando, criticar os chefes e colegas de forma não construtiva, não conseguir cumprir os prazos determinados, assim como não atender aos horários de reuniões e do expediente. Essas atitudes sabotam completamente a credibilidade de qualquer profissional e comprovam a falta de habilidade de liderar a si mesmo.

Neste artigo, vamos compreender melhor a importância da autoliderança, a sua relação com o processo de coaching e como ela pode ser desenvolvida. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais!

Ensinamentos do líder coach

Há líderes congênitos, porém, isso não atrapalha as características de uma liderança eficaz, que pode ser desenvolvida aos poucos. Por exemplo, o leader coach (teoria da qual trato no meu livro Leader coach: coaching como filosofia de liderança) é o líder que inflige a filosofia e a cultura do coaching para desenvolver, motivar, inspirar os seus liderados e, a partir dessa valorização do capital humano, alcançar os melhores resultados.

Com isso, esse leader coach desenvolve com os seus colaboradores uma comunicação muito mais eficaz e disponibiliza a eles feedbacks efetivos, potencializando resultados e eliminando falhas.

PSC

Para conseguir resultados extraordinários, é imprescindível, além de liderar a equipe, ser líder de si mesmo. Isso significa conhecer-se na essência, procurar evidenciar os aspectos fortes dos seus comportamentos e retirar aqueles que sabotam o seu sucesso. Com essa autogestão, o líder começa a ser reconhecido pelos seus bons exemplos, que passam a ser as suas melhores referências.

O conceito de autoliderança

Após uma busca atrás do conceito de “autoliderança”, é preciso mencionar a definição trazida pela Wikipédia. O mais considerável é que, ao falar sobre o conceito, a enciclopédia voltou ao passado e recorreu à biografia e obra de Stephen Covey, o autor do livro Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, de 1989.

A enciclopédia citou que Covey doutrinou pessoas para saberem como adquirir plena eficácia na vida no ambiente da vida profissional e da administração. A sua obra foi ampla, abrangendo temas como família, caráter, integridade e a importância do legado (elemento-base que todo profissional almeja construir no decorrer da sua vida e carreira).

Dessa forma, a autoliderança é um meio pelo qual as pessoas induzem a si próprias de um jeito que lhes permita alcançar o autodirecionamento e a automotivação, ambos essenciais para se portar e realizar o que precisa de forma verdadeira e correta.

Desenvolvendo a autoliderança

Para conquistar a autoliderança, é necessário fazer uso de técnicas que visem ao controle de pensamento e comportamento. Esses elementos proporcionam segurança para quem precisa de uma vida mais esperançosa, mais produtiva e com ótimos resultados de sucesso — de rendimento pessoal e profissional. Essas características são de enorme interesse, especificamente, para empresas e instituições.

Em uma época em que as pessoas que trabalham estão cada vez mais enxergando os seus trabalhos como uma forma de autorrealização, e não apenas como um meio de sustento, e aguardam por mais controle e sobre o seu rendimento e crescimento profissional, a autoliderança vem ajudar a proporcionar o caminho para que essa autonomia almejada se torne real — com responsabilidade, direção e foco.

Contudo, reduzir o conceito de autoliderança como apenas um ato de autonomia e liberdade no ambiente de trabalho é uma redução injusta a um conceito que é amplo. Aliás, o que se propaga por aí é que o profissional não apenas precisa acreditar em seu potencial e administrar-se com eficácia, mas também que partirá dele a maior parcela do esforço para a sua evolução.

Para ser líder de si mesmo, você deve:

  • Definir metas e objetivos eficazes para si: específicos, mensuráveis, realistas, alcançáveis, relevantes, compatíveis com os seus propósitos e com um prazo estimado de alcance;
  • Traçar planos estratégicos para sair do seu estado atual e alcançar o seu estado desejado;
  • Organizar a sua rotina, mantendo uma agenda para as suas obrigações;
  • Fiscalizar o seu próprio cumprimento dessa agenda;
  • Revisar e avaliar a qualidade do seu próprio trabalho;
  • Corrigir as falhas e identificar os pontos de melhoria;
  • Investir no seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, por meio de cursos, treinamentos, leituras, eventos etc.;
  • Motivar a si mesmo durante o percurso, entendendo as adversidades como parte desse processo de evolução;
  • Saber quando e a quem pedir ajuda;
  • Acompanhar o seu progresso, fazendo ajustes no planejamento e recalculando a rota quando necessário;
  • Definir prioridades, sabendo a hora de dizer “não” e afastando-se das distrações e de tudo aquilo que não contribua com a sua meta;
  • Saber a hora de descansar e ter pausas para lazer e repouso;
  • Reconhecer e celebrar as próprias vitórias, como um combustível motivacional para novos objetivos.

Na carreira ou no âmbito pessoal, ao desenvolver a sua motivação no decorrer dos dias para alcançar os seus objetivos, na inventividade para resolver problemas, no desenvolvimento de novos conhecimentos e até mesmo no processo de autorrecompensa (processo em que se reconhece o esforço investido e o resultado obtido com esse esforço), a autoliderança é essencial. Pense nisso e seja líder de si mesmo!

E você, querida pessoa, como desenvolve a autoliderança? Em quais aspectos precisa de melhorias? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!