Autodesenvolvimento Pessoal – Por que ele é tão importante?

Por: José Roberto Marques | Blog | 05 de janeiro de 2017
Casal sentando no chão da sala, sorrindo, mostrando como é importante investir em autodesenvolvimento pessoal

Racorn/Shutterstock O autodesenvolvimento pessoal ajuda a construir relações mais positivas em todos os sentidos

Antes de sermos qualquer coisa na vida, somos seres humanos e, como tal, o autodesenvolvimento pessoal é um dos pilares mais importantes para que possamos desenvolver todas as demais áreas de nossa existência. Isso impacta diretamente em nossos relacionamentos interpessoais, na forma como pensamos, agimos, sentimentos e nos comportamos e, consequentemente, em nossos resultados.

Não por acaso, quando chegamos ao mercado de trabalho, pela primeira vez, e, ainda inexperientes, é o nosso desenvolvimento que evidencia certas qualidades que podem ser úteis às empresas e que chamam atenção dos selecionadores. Portanto, quanto mais evoluído, maiores são suas chances de ter sucesso e ser feliz com quem você é.

Mas o que é autodesenvolvimento? Bem, autodesenvolver-se é buscar aprimorar seus talentos e conhecimentos, expandir suas habilidades, a forma como se comunica e se relaciona com as pessoas a seu redor, buscar ser uma pessoa cada dia melhor, estar aberto a mudanças e buscar evoluir continuamente.

A Importância do Autodesenvolvimento Pessoal e Profissional

Somos o reflexo do que pensamos, quando estes pensamentos são positivos, eles nos motivam a ir além, a fazer o nosso melhor e a acreditar em nós mesmos. Quando ocorre o contrário, nos sentimos inseguros e despreparados para enfrentar os desafios, ou até mesmo incapazes de conquistar nossas e metas.

Por isso mesmo é que investir no autodesenvolvimento pessoal é tão importante para o autodesenvolvimento profissional, pois é esta junção que potencializa seu crescimento em todos os sentidos. Quando somos colaboradores de uma empresa, somos pessoas que por meio de seus conhecimentos, experiências e habilidades ajudam em seu sucesso.

Neste sentido, as competências pessoais são essenciais para ser um bom funcionário, pois são os princípios e valores do ser humano por trás daquele profissional que também refletem quem ele é dentro da empresa. Quanto mais desenvolvido, então, melhor para ele e para a organização que lhe contratou.

Invista em sua evolução continua e pergunte-se sempre onde você pode melhorar, crescer, se aprimorar, mudar, transformar, progredir. Para isso, reflita sobre os aspectos emocionais e comportamentais e também técnicos que ainda precisa desenvolver para se tornar o melhor profissional e pessoal que pode ser.

Todo amadurecimento é muito bem-vindo quando queremos investir em nosso processo evolutivo e conquistar resultados mais positivos na carreira, no relacionamento com a família, amigos e com seu parceiro amoroso. Pense nisso e invista sempre em seu autodesenvolvimento!