Voltar

Autoconfiança no trabalho: 4 lições que te ajudam a conquistá-la

Publicado em | 0 comentários
autoconfiança

ASDFMedia/Shutterstock A autoconfiança é fator essencial a todo profissional que deseja conquistar sucesso!

A autoconfiança no trabalho é, sem dúvida, uma das competências mais necessárias para o sucesso de qualquer profissional. Confiar em si mesmo, em suas ações, em suas idéias e projetos é um grande passo para a conquista de bons resultados dentro do meio organizacional.

A autoconfiança nos permite propor soluções e projetos inovadores, sermos criativos e pensar fora da caixa, nos permitem produzir mais e com maior qualidade e, ainda, nos auxilia na conquista de metas e objetivos cada vez maiores em qualquer contexto.

Mas o que significa autoconfiança?

Entretanto, é importante lembrar que, antes de desenvolver esta habilidade no ambiente corporativo, ela precisa estar arraigada dentro de nós mesmos. É algo que deve vir de dentro para fora. Segundo o dicionário, a palavra autoconfiança significa confiança em si próprio. Trata-se do ato de estar seguro de si mesmo, suas convicções, pensamentos e opiniões sem se deixar levar por fatores internos ou externos como baixa autoestima, frustrações pessoais e/ou profissionais, desilusões, acontecimentos negativos, timidez, entre outras coisas.

Ao contrário do que muitos pensam, a autoconfiança pode sim ser desenvolvida por qualquer pessoa independente de sua personalidade, sua formação acadêmica, experiências de vida ou área de atuação.

Lições para conquistar a autoconfiança

Confira algumas lições poderosas que podem te ajudar a conquistar a autoconfiança:

1.    Ressignifique o passado

Um dos maiores obstáculos da autoconfiança são os eventos negativos que acontecem na vida das pessoas e que afetam suas emoções. Quer um exemplo disso? Um profissional que propõe um projeto que não é bem aceito pela empresa em que atua pode se sentir desmotivado e desencorajado a propor uma nova ideia futuramente, não é mesmo? Ou um colaborador de uma empresa que toma a iniciativa de iniciar um trabalho que não obtém bons resultados, por exemplo, dificilmente se sentirá seguro para tentar novamente.

Neste contexto é importante lembrar que nenhum de nós é perfeito. Conheço grandes nomes no mercado que erraram muito antes de conquistar o lugar onde estão. Por isso, essa é uma dica valiosa: independente do que aconteceu na sua vida, seja um evento frustrante ou uma decepção, não deixe que isso interfira em seu futuro, naquilo que você ainda pode fazer. Um erro não condiciona outro erro. Um erro ou uma decepção pode te tornar ainda mais forte.

Ressignifique todas as situações que te desapontaram e te deixaram inseguro e tente de novo, quantas vezes for preciso. Errar faz parte da trajetória de sucesso de qualquer profissional.

2.    Equilibre suas emoções

Outra dica valiosa para conquistar a autoconfiança, seja na vida pessoal ou profissional, é lidar com as emoções. No dia a dia profissional estamos fadados a lidar com diversos tipos de situações, algumas que poderemos lidar de forma tranqüila e talvez aquelas que exijam de nós, maior controle emocional e maturidade como um problema interno, uma crise, queda nos resultados, entre outras coisas.

Por isso é importante lidar de forma positiva com os nossos sentimentos sem deixar que eles atrapalhem ou influenciam nosso trabalho. Se algum projeto não foi bem sucedido, por exemplo, não se deixe abater. Pelo contrário, verifique o erro e tente novamente, de forma melhor.

3.    Elimine a baixa autoestima

A baixa autoestima é um malefício que acometa centenas de profissionais e eliminá-la é essencial para a conquista da autoconfiança. Por isso, te encorajo a avaliar a si mesmo e pensar em todas as suas qualidades, competências, valores, conhecimentos e talentos que fazem de você um profissional extraordinário.

Tenho absoluta certeza que, se colocarmos em uma balança, seus pontos positivos superarão os pontos de melhoria, não é mesmo? E as características ruins são só uma oportunidade de mudar, se transformar, de inovar.

Elimine pensamentos destrutivos como: “Não vou conseguir”, “Não está bom”, O projeto do fulano é melhor”, “Ciclano é melhor que eu” etc por “eu posso”, “eu consigo”, “eu sou capaz”, “sou um profissional de sucesso”.

4.    Avalie como o outro te vê

Outro exercício interessante para estimular e exercitar a autoconfiança está em verificar como as outras pessoas te vêem. Isso mesmo! Peça para as pessoas ao seu redor, seja familiares, amigos, supervisores ou mesmo colegas de trabalho dizerem o que pensam ao seu respeito.

Tenho convicção de que você ficará surpreendido com características positivas que nem mesmo você imaginaria que possui. Lembre-se: você é muito melhor do que imagina! Deixe que essa frase entre em sua mente e permaneça em seu coração. Assim, a autoconfiança será uma questão de tempo.

E você, se considera um profissional autoconfiante? Quais outras dicas considera importantes para conquistar a autoconfiança? Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!