O conceito de assertividade costuma ser bastante confundido, isso porque muitos o associam ao ato de fazer as coisas certas. É bem verdade que uma pessoa assertiva é aquela que age de acordo com o que acredita que é o correto, contudo, seu real significado vai além disso. Neste artigo falarei especificamente da assertividade no trabalho e a sua importância para ser um profissional de sucesso. Para saber mais, continue acompanhando.

O Que é Assertividade?

A melhor maneira de deixar claro o significado da palavra assertividade é através de um exemplo sobre o que não é ser assertivo. Imagine um profissional que trabalha em uma empresa e tem dificuldade em dizer não para os colegas quando lhe pedem algo. Com isso, ele acumula uma série de funções que não são sua obrigação, vive frustrado e estressado e atrasando seu próprio trabalho. Difícil viver dessa maneira, não é mesmo? Porém, essa atitude de omissão é mais comum do que se imagina.

Um indivíduo assertivo é aquele que tem convicções e age de acordo com elas. Quando lhe pedem algo que não pode realizar, ele não hesita em dizer que não será possível, pois tem total segurança sobre aquilo. Entretanto, vale lembrar que ser assertivo é diferente de ser mal-educado. Trata-se apenas de uma pessoa que age de forma coerente com sua essência e suas verdades, mas sem ofender ou ser agressiva.

Como disse no início do artigo, há uma confusão entre ser assertivo e ser certo. Por mais que seja correto agir de acordo com o que se acredita, é importante deixar claro que uma pessoa assertiva também está sujeita a cometer erros, como qualquer outra. Contudo, isso não diminui os benefícios de se ter segurança sobre suas palavras e atitudes.

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A Importância da Assertividade no Trabalho

Grande parte das empresas é dividida em equipes, com profissionais que trabalham de forma colaborativa em prol de um mesmo objetivo. Cada membro de um setor tem sua responsabilidade e, se houverem falhas na comunicação entre eles, isso pode comprometer o trabalho de todos os outros. Então, é muito importante que todos os colaboradores saibam agir de forma assertiva, demonstrando que têm certeza sobre suas atitudes e decisões.

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A comunicação é algo indispensável para o sucesso de uma empresa, afinal os seus funcionários precisam dela para alinharem os seus objetivos e ações com os da organização. Nesse sentido, é necessário que todos os envolvidos se comuniquem de forma assertiva, para que não aconteçam conflitos e mal-entendidos, que podem ser prejudiciais para a equipe e promover a desunião.

Imagine a seguinte situação: um chefe que tem dificuldade em dar feedbacks para os seus colaboradores, pois se sente inseguro e com medo de ser julgado. Com isso, todos continuarão agindo da mesma forma, pois irão acreditar que estão fazendo o correto. Essa falta de assertividade irá comprometer o crescimento da equipe e, também, o desenvolvimento da empresa, que ficará estagnada.

A assertividade no trabalho é útil porque ela ajuda a promover a evolução. Quando os membros de uma equipe agem de forma assertiva, todos conseguem se comunicar melhor, de forma segura, sem medo de serem mal compreendidos. Há abertura para dar feedbacks, mostrar ao outro o que precisa ser melhorado, enfim, para evoluir.

Dicas de Como Ser um Profissional Mais Assertivo

Se você costuma sentir insegurança e medo de se impor no trabalho, saiba que é possível desenvolver habilidades que te tornem um profissional mais assertivo. Aceite o desafio de evoluir e colocar as dicas a seguir em prática, tenho a certeza de que sua vida passará por uma grande e positiva transformação.

1 – Reflita Sobre o Seu Comportamento Atual

Você se considera uma pessoa assertiva? Pense em como tem agido ultimamente, se tem respondido “sim” e “não” por vontade ou apenas por se sentir pressionado a isso. Ao pensar sobre essas questões estará se conhecendo melhor, e isso é fundamental para entender a origem de sentimentos, como o medo da rejeição e a insegurança.

Se, por outro lado, não tem problemas para dizer o que pensa, será que está agindo da forma correta? Como costuma se expressar, com tranquilidade ou agressividade? Saiba que o indivíduo verdadeiramente assertivo é aquele que tem plena consciência de suas convicções e não precisa se exaltar para provar isso. A assertividade é o equilíbrio entre as suas partes. Então, reflita a respeito dos pontos que precisa melhorar e manter em sua atuação.

2 – Desenvolva Suas Habilidades de Comunicação

Em uma empresa, existem pessoas com os mais diferentes perfis, com crenças e costumes diferentes. Considerar isso na hora de se comunicar é fundamental para ser compreendido. Então, atente-se para a necessidade de adaptar as estratégias de comunicação dependendo de quem for o seu interlocutor, a fim de promover o entendimento. Isso é possível através da empatia, ou seja, da habilidade de se colocar no lugar do outro.

3 – Mantenha o Respeito

Quando se é assertivo não há a necessidade de impor suas ideias através de gritos. Então, procure sempre falar com os seus colegas de trabalho de forma respeitosa e com tranquilidade, principalmente quando for discordar de algo. Isso irá te ajudar a ser melhor compreendido e evitará situações desagradáveis que prejudicam a harmonia da equipe e também a comunicação. Caso a outra parte se exalte, mantenha a calma e apenas volte a falar quando for possível estabelecer o diálogo de forma produtiva.

4 – Desenvolva Sua Inteligência Emocional

Para conseguir se expressar com tranquilidade, é fundamental se conhecer e ter controle sobre as suas emoções. É natural sentir raiva em determinadas situações, contudo, uma pessoa assertiva sabe como controlar esse sentimento e canalizá-lo de forma positiva para que ele não a atrapalhe e comprometa suas habilidades de comunicação.

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5 – Seja Objetivo

Um indivíduo que não tem segurança sobre o que diz costuma se enrolar com as palavras até conseguir falar o que é necessário. Entretanto, quando se está seguro é possível falar com objetividade, sem rodeios. Se você acredita em algo, não tenha medo de expressar o que pensa, demonstre que tem maturidade para fazer suas escolhas e arcar com as consequências delas.

Espero que essas dicas te ajudem a ser um profissional mais seguro e levar isso, também, para a sua vida pessoal. Adotar a assertividade como parte do seu comportamento irá te ajudar a melhorar sua autoestima e autoconfiança, o modo como se relaciona com as pessoas, consigo mesmo e conquista os seus resultados e, claro, a ter muito mais qualidade de vida tanto dentro como fora do trabalho. Lembre-se disso e boa sorte!

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