Fotoatelie/Shutterstock A Coca-Cola faz de suas estratégias de Marketing sua principal arma para posicionar a marca e estar mais próxima dos seus consumidores

Há exatos 129 anos surgia na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, a Coca-Cola, umas das marcas mais consumidas, influentes e bem-sucedidas do mundo. Naquela época mal se podia imaginar que o refrigerante inventado, por Jonh Pemberton, e que inicialmente era vendido como remédio, ganharia o posto de uma das bebidas mais consumidas no planeta.

Entretanto, o destino desta bebida era mesmo grandioso e começou a tornar-se realidade pela mente do empresário, Asa G. Candler; que comprou a empresa e passou a usar estratégias de marketing para promover o produto. Nascia ali uma história de sucesso e um case vivo do mundo mercadológico.

Mas, quais são as lições da Coca-Cola? O que está empresa tem a nos ensinar sobre marketing, posicionamento de marca e conteúdo? As respostas podem começar a ser percebidas por meio de sua missão – Refrescar o mundo; Inspirar momentos de otimismo e alegria e Fazer a diferença.

Estas premissas podem ser sentidas e visualizadas em seus comerciais de TV, que nos acompanham ao longo dos anos, e que não tem objetivo de simplesmente vender refrigerantes, mas sim, uma experiência única e diferenciada a quem gosta de suas bebidas.

Lições de Marketing da Coca – Cola

Conte Histórias – A prática do Storytelling, palavra inglesa cuja definição é- contar histórias significativas; é uma das estratégias de marketing mais utilizadas pela marca. Ao invés de mostrar o refrigerante como um produto, a Coca mostra a história das pessoas por traz da bebida. Contos de natal, encontros em família, diversão entre amigos e eventos esportivos estão entre as temáticas mais exploradas e estas fazem tanto sucesso porque sempre geram comoção, identificação e lembrança de marca.

Crie Conteúdo Relevante – Para a Coca a criação de conteúdo diferenciado tornou-se uma de suas estratégias mais fortes e relevantes ao longo do tempo. Excelência e criatividade no trabalho fazem parte de tudo que a marca faz, desenvolvendo ações e ideias, fora da caixa, mantendo-se antenada ao que é buzz, levando sempre sentimentos e impressões positivas, que instigam e promovem a interação. Isso é essencial para que seus consumidores se relacionem com a marca, consumam seus produtos e propaguem o jeito Coca-cola de ver o mundo.

Interaja Sempre – Presente em todas as redes sociais, a Coca-Cola entendeu, cedo, que seus consumidores não queriam apenas consumir seus produtos, mas também interagir diretamente com a marca e, claro, trocar ideias. Assim, a intenção na era digital é mais que ter uma página, mas sim promover “conversações”, novas ideias, aproximação e interações que gerem engajamento, reações positivas e muitos compartilhamentos.

PSC

Marque Presença – Não por acaso a Coca é sempre um dos principais patrocinadores dos maiores eventos esportivos do mundo, incluindo as Olimpíadas e Copa do Mundo de Futebol. Marcar presença junto aos seus consumidores é fundamental, pois mostra engajamento por esta causa, traz a bebida para mais um momento de suas vidas e ainda divide com seus clientes, os momentos mais sublimes do esporte.

E você, quais estratégias da Coca-Cola mais admira? Comente e deixe abaixo sua opinião.