Solarseven/Shutterstock As Emoções Positivas noa ajudam conquistar maior satisfação com a vida e uma felicidade mais autêntica

Emoções dirigidas ao passado: são as únicas completamente dirigidas pelo pensamento e pela interpretação. O enfraquecimento das emoções ligadas ao passado é causado pela pouca apreciação de acontecimentos positivos do passado e a ênfase excessiva dada aos negativos. Neste sentido, existem três maneiras de sentir uma satisfação permanente em relação ao passado:

Intelectual abandonar a ideia de que o passado determina o futuro;

Gratidão contribui para aumentar a satisfação com a vida, pois amplia as boas lembranças (positivas) do passado;

Perdão transforma a tristeza em neutralidade tornando possível uma satisfação muito mais intensa com a vida. As duas últimas maneiras garantem uma mudança voluntária.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso
“Mundo do Coaching”!

Emoções em Relação ao Futuro

Emoções em relação ao futuro: emoções como o otimismo e a esperança aumentam a resistência à depressão posterior a acontecimentos ruins e melhoraram o desempenho profissional e a saúde física. O otimista acredita que os eventos positivos vão influir positivamente em tudo que fizer, enquanto o pessimista acredita que tudo o que acontece de bom é causado por fatores específicos.

PSC

Felicidade no momento presente: compreende os prazeres e as gratificações: Os prazeres são efêmeros, imediatos e envolvem pouco ou nenhum raciocínio. Pode ser descoberto, alimentado e ampliado por vários meios (comer um chocolate, tomar um banho quente, receber flores). Estão ligados aos sentidos e as emoções.

O prazer alivia uma tensão, mas gera dependência já que assim que o estímulo cessa, após a vivência daquele prazer, ele desaparece rapidamente. Os prazeres são originados pelo deleite, êxtase, emoção, euforia empolgação, saciedade, relaxamento. Marca o ponto de saciedade biológica.

Gratificação

A gratificação, por sua vez, dura mais que o prazer, envolve raciocínio e interpretação, não cria hábitos facilmente e está apoiada nas forças e virtudes pessoais. Exige concentração total e suspensão da consciência e plenitude (flow).

A imersão total da atividade que gera gratificação bloqueia a consciência e há uma completa ausência de emoções, com isso proporciona um feedback imediato ao indivíduo. As gratificações produzem uma satisfação plena, mas, por outro lado, exigem esforço e habilidade, e por responderem a desafios há possibilidade de falha, o que não acontece com o prazer.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

A gratificação pode estar presente na escalada de uma montanha alta, no término de um trabalho árduo, na vitória de um jogo difícil. Mesmo sendo mais “trabalhosa” os efeitos da gratificação, em longo prazo, são muito mais satisfatórios e recompensadores.

Gostou de saber um pouco mais sobre as emoções positivas? Curta, aproveite e compartilhe este conhecimento em suas redes sociais.