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As Diversas Áreas Dentro do RH

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Aniwhite/Shutterstock O RH é composto por importantes áreas que abrangem desde contratação, pagamentos, T&D até a retenção dos talentos

Quando falamos no departamento de RH naturalmente o associamos à contratação e demissão de pessoal e ao pagamento dos funcionários. Este pensamento está absolutamente correto, entretanto, o setor de Recursos Humanos, além destas, também têm muitas outras atribuições importantes no universo de uma empresa.

Segundo o estudioso brasileiro Idalberto Chiavenato, a administração das áreas do RH compreende entender que, embora haja dentro dele subsistemas distintos, todos trabalham integradamente para que a organização possa ter um bom desempenho na sua gestão de pessoas e processos. Assim: contratação de pessoas; alocação; retenção de talentos; desenvolvimento e gestão do conhecimento: são as principais áreas dentro do RH.

Áreas do Departamento de Recursos Humanos

Contratação Recursos Humanos – Diz respeito ao processo, interno ou externo, de recrutamento, seleção e contratação de pessoas, ou seja, dos profissionais que irão compor as equipes.

Alocação de Pessoas – Compreende a definição das funções e atribuições que os profissionais contratados terão na empresa. Para isso, cabe ao RH fazer análises de plano de cargos e salários, de acordo com o trabalho desempenhado. Inclui ainda fazer o importante trabalho de integração dos novos colaboradores, mostrar a cultura da empresa, regras, normas e realizar avaliações de seu desempenho.

Retenção dos Talentos – Esta é umas das atribuições mais importantes dentro do setor de RH, pois inclui as ações que serão tomadas para motivar, reter e engajar os funcionários continuamente. Entre estas ações, destacamos: remuneração compatível e em dia, pacote de benefícios (plano de saúde, vale-refeição, bolsa-universidade), qualidade do ambiente e o respeito aos direitos do trabalhador previstos nos acordos sindicais e na Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT.

Treinamento e Desenvolvimento – Abrange a escolha e o planejamento dos treinamentos voltados para o desenvolvimento dos colaboradores da empresa. Inclua a definição das formações, palestras, cursos, workshops e treinamentos de capacitação técnica, emocional e comportamental dos colaboradores e que serão oferecidas visando à eliminação de gaps, o seu aprimoramento, a potencialização de seu desempenho e o fortalecimento da educação corporativa.

Gestão do Conhecimento – Consiste no gerenciamento de todas as informações pertinentes aos colaboradores e à área de RH, como por exemplo: contratos de trabalho, cópias de documentos pessoais, currículos, diplomas acadêmicos e certificados de cursos. Este banco de dados ajuda a fazer uma melhor administração e gestão do conhecimento, conhecer a formação dos profissionais e, quando necessário, é usado como base para definir cursos ou realocar ou promover um funcionário.

Além disso, também é uma das atribuições importantes do RH, fazer a folha de pagamento dos profissionais e enviar este documento, ao departamento financeiro, com os valores dos salários dos colaboradores da empresa para que no dia certo, todas possam receber seus salários.

Viu como a área de recursos humanos é importante? Parabéns a estes profissionais, pois seu trabalho é realmente maravilhoso, essencial e extraordinário.

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