Voltar

As Dificuldades de um Líder na Liderança

Publicado em | 0 comentários

Minerva Studio / Shutterstock O líder deve estar preparado para enfrentar e vencer suas dificuldades na liderança e ir além

Em todas as carreiras, independente da área, todo e qualquer profissional encontrará determinadas dificuldades. Não é diferente quando pensamos no líder liderança, pois este gestor tem a enorme responsabilidade de liderar pessoas, gerenciar os processos da empresa e conduzir planejamentos que a levem a conquistar resultados verdadeiramente extraordinários.

Sendo assim e, com tantas atribuições, as dificuldades de um líder podem ser as mais diversas. Lacunas na comunicação com seus liderados, problemas de relacionamento interpessoal entre a equipe, falta de ferramentas técnicas de gestão, mau gerenciamento do tempo, falta de foco, apoio, excesso de trabalho e pressão constante por resultados: são alguns dos problemas enfrentados pelos líderes.

Outro dilema importante é a falta de experiência, pois hoje, mesmo tendo todas as competências técnicas para assumir esta posição, existem muitos jovens gestores. A estes faltam exatamente às vivências e conhecimentos práticos que lhes possibilitem liderar seus colaboradores de forma mais assertiva e produtiva.

Entretanto, por mais complicadas que possam parecer estas situações, um líder só é líder porque consegue desenvolver estratégias diferenciadas para eliminar os gaps organizacionais, desenvolver a si e sua equipe e impulsionar os resultados, superando suas adversidades e mostrando sempre que é capaz de ir além.

Competências Que o Líder Precisa Ter Para Superar Dificuldades

Comunicação Assertiva – Saber se comunicar com seus liderados, falar as coisas certas, no momento certo, compreender os códigos ocultos nos gestos, expressões e na forma de falar dos seus profissionais: torna a liderança mais produtiva e efetiva, pois assim o líder consegue se comunicar com êxito, ouvir na essência e não focar apenas em demandar as tarefas, mas também em buscar atender as necessidades de seu grupo.

Resiliência – Esta competência comportamental ajuda o líder a lidar melhor com as dificuldades de seu dia a dia, manter-se firme e superar os momentos de crise e os problemas internos e externos. Por isso, desenvolva sua resiliência, sua capacidade de superação e sua inteligência emocional.

Foco – Saber o que quer e onde pode e deseja chegar com sua equipe é muito importante, pois o gestor deve ser um exemplo para os seus liderados e, especialmente, no que tange sua capacidade de concentrar-se e finalizar as demandas. Não deixe nada pelo meio.

Determinação – Para produzir resultados expressivos e desenvolver a equipe continuamente; é essencial ao líder ter determinação e, metas e objetivos, bem claros.  Esta característica ajuda a pessoa a manter o foco nos alvos e a vencer os obstáculos pelo caminho.

Otimismo – Ter uma programação mental positiva, olhar para o lado do copo que está cheio, agir e falar de maneira positiva, acreditar em suas habilidades e nas competências de transformação dos liderados: é outro diferencial do líder de sucesso.

Automotivação – Motivar-se, buscar entusiasmo em si mesmo, ter motivações próprias e usá-las para potencializar os resultados da liderança faz total diferença na liderança e motivação do gestor, pois este elemento é fundamental para seguir em frente e vencer os desafios diários.

Por fim, além destes exemplos de competências que todo líder precisa ter para superar suas dificuldades, destaco também as habilidades de Coaching, uma vez que, esta metodologia lhe traz o desenvolvimento técnico, emocional e comportamental realmente necessário para conquistar o sucesso em sua liderança. Líder, não perca mais tempo então, invista em você, invista na Liderança com Coaching!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!