Em todas as carreiras, independentemente da área, todo e qualquer profissional encontrará determinadas dificuldades. Não é diferente quando pensamos no líder, pois esse gestor tem a enorme responsabilidade de liderar pessoas, gerenciar os processos da empresa e conduzir planejamentos que a levem a conquistar resultados verdadeiramente extraordinários. Ao contrário do que alguns possam pensar, liderar é mais difícil do que parece!

Neste artigo, você vai conhecer as principais dificuldades que fazem parte do dia a dia de qualquer líder, além de conferir algumas competências fundamentais que devem ser desenvolvidas por quem está na liderança, a fim de que essas dificuldades sejam adequadamente superadas. Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

As principais dificuldades de um líder

Com tantas atribuições, as dificuldades de um líder podem ser as mais diversas. Lacunas na comunicação com os seus liderados, problemas de relacionamento interpessoal na equipe, falta de ferramentas técnicas de gestão, mau gerenciamento do tempo, falta de foco e apoio, excesso de trabalho e pressão constante por resultados são alguns dos problemas enfrentados pelos líderes. Lidar com ferramentas e informações pode ser mais fácil do que lidar com a diversidade dos seres humanos.

Outro dilema importante é a falta de experiência, pois, hoje em dia, mesmo tendo todas as competências técnicas para assumir essa posição, existem muitos jovens gestores. A eles faltam exatamente as vivências e os conhecimentos práticos que lhes possibilitem liderar os seus colaboradores de forma mais eficaz e produtiva. A firmeza na voz, mas ao mesmo tempo com muito jogo de cintura, é algo que só se adquire com o tempo. É preciso ser democrático, mas saber que é você quem está no comando.

Entretanto, por mais complicadas que possam parecer essas situações, um líder só é líder porque consegue desenvolver estratégias diferenciadas para eliminar os gaps organizacionais, desenvolver a si e a sua equipe e impulsionar os resultados, superando as adversidades e mostrando sempre que é capaz de ir além. Se ele chegou a essa posição, certamente não foi à toa. Assim, a melhor maneira de superar essas dificuldades é desenvolver e potencializar as suas habilidades.

Competências que todo líder deve desenvolver para superar essas dificuldades

Confira, na sequência, as principais competências necessárias para que um líder vença todas as dificuldades apontadas acima.

1. Comunicação eficaz

PSC

Saber se comunicar com os seus liderados, falar as coisas certas no momento certo, compreender os códigos ocultos nos gestos e expressões e administrar a forma de falar com os seus profissionais são atitudes que tornam a liderança mais produtiva e efetiva. Assim, o líder consegue se comunicar com êxito, ouvir na essência e não focar apenas em demandar as tarefas, mas também em buscar atender às necessidades de seu grupo. A comunicação esclarece as dúvidas e constrói uma gestão democrática.

2. Resiliência

Essa competência comportamental ajuda o líder a lidar melhor com as dificuldades do seu dia a dia, a manter-se firme e a superar os momentos de crise e os problemas internos e externos. Por isso, desenvolva a sua resiliência, isto é, a sua capacidade de superação e a sua inteligência emocional. Altos e baixos fazem parte da vida de qualquer gestor. Por isso, essa competência ajuda as pessoas a não desistirem ou perderem a calma diante dos problemas de maior complexidade.

3. Foco

Saber o que quer e onde pode e deseja chegar com a sua equipe é muito importante, pois o gestor deve ser um exemplo para os seus liderados, especialmente, no que diz respeito à sua capacidade de concentrar-se e finalizar as demandas. Não deixe nada pelo meio. Ter foco é também compreender que é preciso escolher caminhos e definir prioridades. Dizer “sim” a uma opção é dizer “não” a todas as outras, o que demanda inteligência, análise crítica das alternativas e capacidade de tomar decisões sábias.

4. Determinação

Para produzir resultados expressivos e desenvolver a equipe continuamente, é essencial ao líder ter determinação, metas e objetivos bem claros.  Essa característica ajuda a pessoa a manter o foco nos alvos e a vencer os obstáculos pelo caminho. Ser determinado não significa ser teimoso, ou seja, insistir em ações que já se provaram ineficazes. Ser determinado é não desistir, sabendo a hora de recalcular a rota e de tentar novas estratégias, até encontrar aquela que de fato produz os resultados desejados.

5. Otimismo

Ter uma programação mental positiva, olhar para o lado do copo que está cheio, agir e falar de maneira positiva, acreditar nas suas habilidades e nas competências de transformação dos liderados: tudo isso revela o otimismo, que é outro diferencial do líder de sucesso. Ser otimista não é ser ingênuo, mas saber que, mesmo com obstáculos no caminho, o líder e a sua equipe têm conhecimentos e habilidades para superá-los. O líder deve acreditar nisso e transmitir esse otimismo aos demais.

6. Automotivação

Motivar-se, buscar entusiasmo em si mesmo, ter motivações próprias e usá-las para potencializar os resultados da liderança são atitudes que fazem total diferença na liderança e na motivação do gestor. Esse elemento é fundamental para seguir em frente e vencer os desafios diários. Como um líder pode motivar os seus liderados se ele mesmo não estiver motivado? Motivar a si mesmo e enxergar possibilidades de crescimento e de sucesso são fatores fundamentais ao sucesso de qualquer gestor.

Por fim, além desses exemplos de competências que todo líder precisa ter para superar as dificuldades, destacamos também as habilidades de coaching, uma vez que essa metodologia traz o desenvolvimento técnico, emocional e comportamental realmente necessário para conquistar o sucesso na sua liderança. Líder, não perca mais tempo e invista em você! Invista na liderança com coaching!

E você, querida pessoa, está em uma posição de liderança? Quais são as principais dificuldades enfrentadas? Quais são as competências que fazem a diferença nesses momentos? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!