Homem feliz comemorando seu sucesso inspirado nas cinco leis da realização

Dirima/Shutterstock As cinco leis da realização nos ajuda a encontrar nosso esteio para construir nosso sucesso

Desde o começo das minhas formações uso uma expressão divertida com os coaches em formação, essa expressão é “TBC”, que significa: “tire a bunda da cadeira” e construa sua realização. Essa expressão um tanto engraçada é uma for a de dizer às pessoas que não adianta apenas sonha, pensar e planejar. Sem ação não há realização.

Pensando sobre em como uma pessoa consegue transformar seus sonhos em realidade, em como ela sai de um estado de mero subjetivismo até a concretização, coloquei no papel o que eu chamo de “Cinco Leis da Realização”.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

Entendendo as Cinco Leis da Realização

São, na verdade, cinco tópicos sobre como é possível se tornar uma pessoa “realizadora”. Isso é, essas cinco leis não são um “passo a passo” para se fazer uma única coisa, mas como trabalhar a si mesmo para ser alguém que realiza tanto quanto sonha. Ser uma pessoa realizadora significa ser uma pessoa que consegue concretizar, é uma mudança de mindset, é uma mudança na sua essência no comportamento.

Por isso essas cinco leis, que você conhecerá agora, vão fazer sentido se você compreender que elas são comportamentais, muito mais que pragmáticas. Todos precisam de um pouco de pragmatismo, mas todo pragmatismo vazio é incapaz de fazer mudanças em um nível mais profundo.

As Cinco Leis da Realização na Prática

PSC

Mudanças em um nível profundo exigem uma reflexão também em nível profundo e um conhecimento que possa ser transformado em uma crença positiva. Esse é o movimento extraordinário do Coaching, um movimento de transformação na estrutura da nossa inteligência e da nossa alma.

Tenha consciência pessoal

Você é um ser consciente de si mesmo. Você conhece (ou precisa conhecer) seus potenciais, suas fraquezas, suas habilidades, seus saberes. Sendo assim, você sabe onde e como pode chegar onde quer. Toda pessoa realizadora é uma pessoa que goza de um profundo autoconhecimento.

É importante consciência pessoal ou autoconhecimento para compreender melhor a relação entre nossos potenciais e nossos limites. Isso nos dá força para chegar ao lugar máximo possível e ser grato por isso. Nos ajuda também a empreender negócios que sejam muito mais próximos de nossa identidade e dos papeis que podemos desempenhar no mundo.

O autoconhecimento é a base para realizar qualquer coisa na vida. Mas lembre-se: nem se subestime demais acreditando que você tem pouca força e poucos recursos internos e externos, nem se engrandeça tanto acreditando que você é algo perto de um super-homem irreal e inalcançável. A realidade é o princípio. O sonho dentro de uma realidade possível, mesmo que ela esteja longe do lugar onde você está agora.

Valorize o que você já realizou na vida

Todos nós já realizamos alguma coisa na vida, mesmo que seja algo comum e corriqueiro, é sempre uma realização. Algumas pessoas não entendem, por exemplo, o entusiasmo das mães os feitos dos seus bebês. Tudo é motivo de festa! O bebê falou a primeira palavrinha, aprendeu a andar, terminou o primeiro ano de escola! Viva! … Mas todos fazem isso, não?! Mas para aquele ser cada evento é único.

Acreditar que nunca fez nada de valoroso é uma forma dolorosa e pouco útil de se começar a caminhada. Se você honrar a sua história e se alegrar com o que já realizou você vai acreditar que pode mais, pois não está na estaca zero.

A sua vida, assim como ela está hoje, mesmo que não seja o ideal que você sonhou, já é, por si só, um recado do universo. Sua vida, assim como está, é uma dádiva, ela já é também, por si só, uma realização. Se você não reconhecer tudo o que já fez, desvalorizará todos os benefícios que já recebeu dessa própria vida. Se você tem algo a realizar, reconheça aquilo que já realizou.

Aprenda sobre o caminho a seguir

Querer realizar algo pressupõe um caminho a seguir. Um grande amigo sonhava em ser um atleta, um grande corredor e saltador. Mas ele nunca havia praticado esportes, apenas admirava os esportistas pelas mídias, enquanto desejava estar entre eles. O que então fazer para ser um atleta? Primeiramente, conhecer sobre o que um atleta faz.

Há duas especializações maravilhosas em Coaching que lidam com Coaching Vocacional e também com replanejamento de carreira. Quando um coachee entende que o melhor caminho profissional é, por exemplo, na área da publicidade, surge a pergunta: o que faz um publicitário? Como me torno um?

Se eu quero me tornar um milionário, um atleta, um artista, um empreendedor, um chef de cozinha, em todos esses casos é preciso entender o caminho até esse objetivo. Daí, as perguntas que ajudaram a desvendar esse caminho são simples para os coaches formados. Mas, sem saber o caminho, não adianta saber o destino.

Adoraria chegar a Salvador. Mas qual o caminho? Adoraria abrir uma empresa de tecnologia… Mas como? Por isso é importante compreender o caminho tanto quanto escolher o destino.

Precisar e contar com os outros

Aprenda que ninguém realiza nada grandioso na vida estando sozinho. Sabe aquele grande atleta que você admira? O que seria dele sem o treinador, os patrocinadores, os massagistas? E aquele grande cantor? O que seria dele sem os compositores que lhe cede às músicas, os músicos que fazem os arranjos e o acompanha nos shows? E o grande empresário no qual você se inspira? Ele trabalha sozinho? Tenho certeza que não!

Mas, muitas vezes, nosso egoísmo e nossa falta de sociabilidade e, principalmente, falta de gratidão, nos dão a falsa ideia de que podemos fazer tudo sozinhos, conquistar tudo sozinhos. Basta olhar ao redor e perceber que todo grande sucesso é fruto de boas parcerias.

Não tenha vergonha, receio ou orgulho de pedir ajuda às pessoas. Se há alguém que pode lhe ensinar algo que não saiba, busque. Todo grande sucesso tem a participação de um mentor, conselheiro ou padrinho. Não se sinta diminuído por isso. Pessoas realizadoras são pessoas que sabem se relacionar e sabem ser gratas aos que lhe ajudam. Também sabem ajudar.

A autoconfiança só é possível se você está de bem com a vida.
Quer saber em qual nível está a sua felicidade? Clique aqui

Diminuir a distância entre o tempo do sonho e o da ação

O tempo do sonho não pode ser distante do tempo da ação. Quanto mais você demora a agir mais o sonho se torna um devaneio, distante e complexo de se realizar. E se tornar inalcançável é quando ele está mais próximo de um delírio que de um objetivo concreto.

O pressuposto básico do Coaching é que estamos em um ponto A, que chamamos de estado atual, e queremos chegar a um ponto B, que chamamos de estado desejado. O Coaching mais banal diz que ajudará você a chegar até o ponto B, o Coaching do IBC diz que trará o ponto B até você, pois o tempo é uma metáfora e podemos aproximar o estado desejado, em vez de esperar por ele.

Colocar o estado desejado distante do estado atual é um erro que um coach jamais deve cometer. Lembre-se que o único tempo que existe é o tempo presente e tudo tem que ser resolvido no tempo presente. O futuro é uma expectativa e o passado é uma percepção.

Se aquilo que você considera um sonho se transformar em uma ação hoje, agora, você vai ter a certeza que seu sonho transformou-se em um objetivo, e todo objetivo pode ser realizado. Acredite e TBC!