Voltar

As 7 Dimensões do Macroambiente dentro de uma Empresa

Publicado em | 0 comentários
Macroambiente

Rawpixel.com/Shutterstock Conhecer o macroambiente é fundamental para a empresa conhecer seu mercado e possibilidades de crescimento!

Quando falamos no macroambiente dentro de uma empresa, estamos nos referindo ao que acontece além do seu espaço interno e levando em conta todas as variáveis externas que impactam direta e indiretamente naquele negócio. Este conjunto de elementos permeia aspectos econômicos, populacionais, geográficos, jurídicos, tecnológicos e sociais, por exemplo, e como tal estar atento a todos eles é fundamental para que uma organização possa existir.

Olhar para fora do empreendimento é importante para entender melhor o contexto no qual a organização está inserida, quais são suas ameaças, vantagens, oportunidades em potencial e também para eliminar problemas que possam prejudicar seu crescimento. Sendo assim, conhecer o macroambiente é um dos pontos essenciais a quem deseja empreender e também para quem já é dono de um negócio.

As 7 Dimensões do Macroambiente Dentro de uma Empresa

A melhor forma de gerir um empreendimento de forma bem-sucedida e, de poder guiá-lo para o alcance efetivo de suas metas, é conhecendo profundamente o cenário no qual a empresa está inserida. Esta atitude é o que permite desenvolver uma visão sistêmica e fazer uma tomada de decisão de forma planejada, assertiva e levando de conta todas as particularidades do ambiente onde aquele negócio está inserido.

Para isso, o ideal é conhecer quais são as sete dimensões do macroambiente dentro de uma empresa e como cada uma delas afeta a organização. Vamos, então, saber quais são estes elementos e entender a importância de cada um.

Dimensão Econômica

Se relaciona com a renda da população, inflação, taxa de juros, políticas fiscal, econômica e cambial praticadas pelo governo e Produto Interno Bruto.

Dimensão Geográfica

Consiste em conhecer dados sobre as taxas de natalidade e mortalidade, idade e estrutura populacional, taxa de migração do país.

Dimensão Política

Refere-se a conhecer a estrutura política dos estados, sistemas políticos vigentes e grupos partidários de maior destaque no país.

Dimensão Cultural e Social

Consiste em conhecer quais são os grupos sociais, sua cultura, necessidades, anseios e preocupações da população bem como entender quais são as mudanças comportamentais, por exemplo.

Dimensão do Meio Ambiente –

Relaciona-se com a legislação ambiental, nível de degradação da natureza, preocupações sociais em relação ao meio ambiente e áreas de proteção ambiental.

Dimensão Tecnológica

Diz respeito a entender o sistema de inovações e patenteamento de novas tecnológicas, produção industrial e capacidade de inovação e desenvolvimento.

Dimensão Legal

Consiste em conhecer a legislação vigente; barreiras e normas legais aplicadas, regulamentação e jurisprudência.

Agora que você conhece melhor quais são as sete dimensões do macroambiente dentro de uma empresa, tenho certeza que consegue compreender melhor como todos estes elementos estão interligados e fazem parte do que é uma organização.

Conhecer o ambiente, o mercado, a cultura dos seus clientes, renda, as políticas e legislações vigentes em diversas áreas, bem como fazer a gestão da inovação ajuda a expandir as possibilidades de o empreendimento crescer na direção certa e da empresa conquistar os resultados extraordinários que almeja e projeta.

Portanto, fique atento a tudo: faça a gestão interna do seu negócio com assertividade, mas sempre olhando para o macroambiente também! E se você deseja alavancar ainda mais os resultados da sua empresa, conheça a formação Business And Executive Coaching – BEC, leve os benefícios do Coaching para seu negócio e faça sua empresa crescer em todos os sentidos.

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!