As empresas são compostas pelo microambiente e pelo macroambiente. O microambiente se refere a tudo aquilo que acontece internamente, estando sob o seu controle: recursos, pessoas, processos, tecnologias, capital, marcas, produtos, serviços, história, diferenciais etc. Já o macroambiente se refere aos fatores externos, que não estão sob o controle da empresa, mas que podem interferir positivamente ou negativamente sobre ela.

Neste artigo, você vai conhecer melhor o macroambiente das empresas e as suas 7 dimensões, compreendendo como cada uma delas pode interferir nas suas atividades. Continue a leitura a seguir e saiba tudo sobre o tema!

O que é o macroambiente?

Quando falamos no macroambiente  de uma empresa, estamos nos referindo ao que acontece além do seu espaço interno e levando em conta todas as variáveis externas que impactam direta e indiretamente naquele negócio. Esse conjunto de elementos permeia aspectos econômicos, populacionais, geográficos, jurídicos, tecnológicos e sociais, por exemplo. Dessa forma, estar atento a todos eles é fundamental para que uma organização possa existir.

Olhar para fora do empreendimento é importante para entender melhor o contexto no qual a organização está inserida e quais são as suas ameaças, vantagens, oportunidades em potencial etc. Isso também é útil para eliminar problemas que possam prejudicar o seu crescimento. Sendo assim, conhecer o macroambiente é um dos pontos essenciais a quem deseja empreender e também para quem já é dono de um negócio.

Na popular análise SWOT, os itens SW (strengths and weaknesses, do inglês, “forças e fraquezas”) correspondem à análise do microambiente (fatores internos, sob o controle da empresa), enquanto os itens OT (opportunities and threats, do inglês, “oportunidades e ameaças”) correspondem justamente à análise do macroambiente (fatores externos, que não estão sob o controle da empresa).

Quais são as 7 dimensões do macroambiente nas empresas?

A melhor forma de gerir um empreendimento de forma bem-sucedida e de poder guiá-lo para o alcance efetivo das suas metas é conhecendo profundamente o cenário no qual a empresa está inserida. Essa atitude é o que permite desenvolver uma visão sistêmica e fazer uma tomada de decisão de forma planejada, eficaz e levando em conta todas as particularidades do ambiente em que aquele negócio está situado.

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Para isso, o ideal é conhecer quais são as 7 dimensões do macroambiente das empresas e como cada uma delas afeta a organização. Essas dimensões correspondem aos 6 fatores da também conhecida análise PESTAL (Político, Econômico, Sociocultural, Tecnológico, Ambiental e Legal), acrescidos da dimensão geográfica. Vamos, então, saber quais são esses elementos e entender a importância de cada um.

1. Dimensão política

Refere-se a conhecer a estrutura política dos estados, sistemas políticos vigentes e grupos partidários de maior destaque no país. Inclui também as políticas governamentais, eleições, tendências de resultados, mudanças de governo, grau de abertura democrática e de interferência estatal na economia, programas de bolsas e financiamentos, investimentos do governo, relações exteriores, casos de corrupção, guerras, terrorismo, conflitos internos e tudo aquilo que posa afetar esse universo.

2. Dimensão econômica

A dimensão econômica está relacionada com a renda da população, a inflação, a taxa de juros, as políticas fiscais e cambiais praticadas pelo governo, o Produto Interno Bruto (PIB), a tributação, as tendências sazonais, o crescimento econômico por setor (agropecuária, indústria, comércio e serviços), a balança comercial, o comércio internacional, os investimentos em atividades econômicas, o poder aquisitivo da população, e por aí vai.

3. Dimensão sociocultural

Essa dimensão consiste em conhecer quais são os grupos sociais, a sua cultura, as suas necessidades, os seus anseios e as preocupações gerais da população. Engloba também a compreensão das mudanças comportamentais, especialmente no que diz respeito aos hábitos de consumo. Essa dimensão também inclui a análise da diversidade existente entre os grupos e os indivíduos de uma sociedade, verificando quais são os seus principais valores e como eles se modificam com o tempo.

4. Dimensão tecnológica

Diz respeito a entender o sistema de inovações e o patenteamento de novas tecnologias, abrangendo a produção industrial e a capacidade de inovação e desenvolvimento. Essa dimensão analisa as tecnologias emergentes, a legislação pertinente à área, os progressos científicos, as pesquisas do setor, as tecnologias das empresas concorrentes e questões relacionadas à propriedade intelectual. Verifica também se e como a população consegue se adequar a essas novidades.

5. Dimensão ambiental

Relaciona-se com a legislação ambiental, com o nível de degradação da natureza, as preocupações sociais em relação ao meio ambiente e as áreas de proteção ambiental. Discute os impactos naturais da produção, do comércio, do consumo e do descarte de resíduos. Verifica como é possível que as empresas evitem ou reduzam a poluição em seus diferentes tipos, o desmatamento e as queimadas. Analisa possibilidades de preservação dos recursos naturais, usando-os de forma sustentável.

6. Dimensão legal

A dimensão legal consiste em conhecer a legislação vigente em todos os níveis: federal, estadual e municipal. Deve incluir as obrigações referentes a todas as empresas, bem como os aspectos específicos de cada área de atuação. Essa dimensão inclui barreiras e normas legais aplicadas, regulamentação e jurisprudência. Envolve os direitos do consumidor, os direitos trabalhistas, a legislação internacional, os órgãos e processos regulatórios, os regulamentos fiscais e as normas de saúde e segurança.

7. Dimensão geográfica

Por fim, a dimensão geográfica consiste em conhecer dados sobre as taxas de natalidade e mortalidade, idade e estrutura populacional, taxa de migração/imigração do país, organização política e espacial, desigualdade social, estilo de vida, deslocamentos populacionais, clima, relevo, hidrografia, solos, biodiversidade, desenvolvimento rural e urbano, pluralidade cultural e religiosa e os impactos de todos esses fatores sobre as ações humanas e sobre as atividades econômicas.

Agora que você conhece melhor quais são as sete dimensões do macroambiente dentro de uma empresa, certamente você será capaz de compreender melhor como todos esses elementos estão interligados e fazem parte do que é uma organização.

Conhecer o ambiente, o mercado, a cultura dos seus clientes, a renda, as políticas e as legislações vigentes em diversas áreas, bem como fazer a gestão da inovação, ajuda a expandir as possibilidades de o empreendimento crescer na direção certa e de a empresa conquistar os resultados extraordinários que almeja e projeta!

Portanto, fique atento a tudo: faça a gestão interna do seu negócio com eficácia, mas sempre olhando para o macroambiente também! E se você deseja alavancar ainda mais os resultados da sua empresa, conheça a formação Business And Executive Coaching — BEC, leve os benefícios do coaching para o seu negócio e faça a sua empresa crescer em todos os sentidos!

E você, ser de luz, consegue identificar quais são as dimensões do macroambiente que mais interferem na sua empresa/atividade profissional? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!