Voltar

As 10 Principais Competências de Liderança

Publicado em | 0 comentários

Pixelfeger/Shutterstock Conheça 10 competências de Liderança indispensáveis a todo líder

Competência de liderança – já parou para pensar qual a sua principal? Bem, no universo da gestão de pessoas, estamos sempre observando quais habilidades os nossos líderes possuem em maior ou menor quantidade. Quando são bem definidas, tendemos a seguir seus exemplos e, a tê-los, como uma referência positiva em nossa carreira; o que é o ideal para o desenvolvimento dos seus liderados.

Pensando nisso, hoje vou abordar as 10 principais competências de liderança que todo líder deve ter na condução de seu trabalho como gestor. Continue lendo e conheça quais são elas.

10 Principais Competências de Liderança

1. Comunicação Efetiva – A comunicação assertiva é um componente essencial a todo líder. Saber se comunicar representa delegar e ensinar de maneira correta, dar feedbacks congruentes e ouvir além das palavras, ou seja, identificar o que os colaboradores desejam e criar melhores formas para alinhar isso as metas de empresa.

2- Relacionamento Interpessoal - Um bom gestor sabe construir bons relacionamentos com sua equipe, seus colegas e superiores, pois é respeitoso e acessível. Além disso, esta capacidade ajuda nos momentos de negociação de prazos, valores e a construir uma imagem profissional positiva.

3- Visão de Futuro – Olhar para o futuro é trabalhar hoje para conquistar amanhã as metas e objetivos preestabelecidos e engajar os colaboradores a terem um alto desempenho, ou seja, a dar o seu melhor pelo alcance efetivo destes alvos importantes.

4- Visão Estratégica – Esta habilidade consiste em enxergar todas as ações da empresa de forma sistêmica e entender quais as consequências reais de cada uma nos resultados. Isso permite potencializar boas iniciativas e evitar falhas em decorrência da falta de planejamento.

5- Organização – Um líder organizado inspira sua equipe, pois sabe bem o que quer dos seus liderados e, por isso, não se perde em meio as suas muitas demandas e responsabilidades, pois tem um cronograma de ações e o segue à risca, o que é bom para todos.

6- Respeito – A atenção às diferenças e as limitações de cada um dos seus colaboradores é importante, pois mostra o lado mais humano do líder, que trata e se comunica com as pessoas com o devido respeito que merecem ter.

7- Planejamento – Esta competência que está diretamente ligada à organização, consiste na qualidade do líder de planejar as ações e atribuir às demandas de forma consistente com metas e objetivos, bem claros, e que a equipe possa seguir com ou sem a sua presença.

8- Coesão – Falar e agir segundo o discurso que defende é muito importante, pois os liderados buscam em seu líder congruência, coesão e que seus ensinamentos e atitudes sejam compatíveis com o seu cargo.

9- Humildade – Ser humilde é ter paciência para ensinar seus liderados, ouvi-los, compartilhar seus conhecimentos com respeito e não ter medo de ser superado por seus profissionais.

10- Inteligência Emocional – Esta competência é essencial para que o líder consiga lidar com seus sentimentos, emoções, com as dificuldades, pressões por resultados e os diferentes perfis comportamentais dos seus liderados.

Além disso, a automotivação é outra habilidade fundamental, pois é o que ajuda o líder a seguir em frente, ter entusiasmo com seu trabalho e para conquistar, com sua equipe resultados, extraordinários.

Para potencializar e desenvolver mais habilidades essenciais com as exemplificadas, eu ressalto a importância do investimento em sua evolução contínua por meio de ferramentas efetivas como o Coaching. Faça a formação Leader Coach Training, aprimore suas competências atuais e desenvolva novas e seja o melhor líder que você pode ser. Invista no LCT!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!