Voltar

Aprenda a Implementar Processos de Recursos Humanos na Gestão de Pessoas

Publicado em | 0 comentários

© Depositphotos.com / minervastock O departamento de RH trata-se de uma gestão do capital humano de uma empresa

Acredito que hoje você já sabe sobre o que são os recursos humanos e o que significa este conceito que nomeia o departamento de RH. Trata-se de uma gestão do capital humano de uma empresa, um monitoramento necessário e pontual que hoje em dia se tornou indispensável, sendo uma das coisas mais importantes dentro de qualquer empresa.

Porém, se você ainda está engatinhando na gestão de pessoas da sua empresa e está com dúvida sobre como implantar processos relacionados aos recursos humanos, não tem problema. Aqui você vai aprender de forma simples a iniciar esse “tratamento” do capital mais valioso.

 

MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NA GESTÃO DE PESSOAS

Que tipo de gestão você considera mais eficaz e efetiva: aquela que apenas fiscaliza ou a que acompanha de perto, monitorando todos os passos e atividades? Logicamente que a segunda opção, não é mesmo? Algumas empresas ainda estão presas a uma conceituação ultrapassada de gestão de pessoas, sempre pendendo para o lado do medo e da ameaça, da fiscalização acima do acompanhamento.

Esse é o caminho mais difícil a ser tomado caso você queira obter o melhor de sua equipe, muito embora seja o mais fácil a ser feito, já que os gestores não precisam fazer muita coisa para que essa “gestão” funcione. Então, o primeiro passo para implementar processos de recursos humanos é eliminando essa forma de pensar e abordando a questão através de uma perspectiva mais tutelar, digamos assim.

 

FORNEÇA FEEDBACKS PRECISOS E ASSERTIVOS

Dar feedback é uma das melhores atitudes que o departamento de RH pode fazer dentro de uma empresa. Porque existem colaboradores que não sabem como estão indo, se estão bem ou mal, se precisam melhorar, em qual ponto precisam melhorar, enfim, muitos estão cegos profissionalmente, simplesmente porque a empresa não faz questão de retirar a venda.

Fornecer feedbacks precisos e assertivos, além de periódicos, fará com que haja mais motivação dentro das equipes e o profissional sentirá a possibilidade de crescimento caso ele se esforce mais.

 

REALIZAR DINÂMICAS DE GRUPO

A verdade é que muitos dos funcionários se sentem desconfortáveis com essas dinâmicas de grupo, porque não entendem qual o real benefício, pensam que é apenas uma maneira de eliminar a vergonha. Por isso, é importante contar com uma equipe de RH madura e qualificada para evitar esse tipo de constrangimento.

Outra coisa que ajuda bastante é o ambiente. Quando a “atmosfera” da empresa já é mais leve e colaborativa, os profissionais se sentem mais abertos para participarem dessas atividades.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!