Pensando em sua carreira, responda: onde e como você deseja estar daqui a 5 ou 10 anos? Saber essa resposta é importante para projetar o seu crescimento profissional, definir as suas metas e objetivos, bem como desenvolver as competências e habilidades técnicas, emocionais e, especialmente, comportamentais necessárias para você conquistar o sucesso que deseja.

Neste artigo, você vai compreender como podemos fazer uma projeção de crescimento profissional, independentemente da carreira escolhida. Além disso, vai conferir também os benefícios que o coaching de carreira pode oferecer nesse sentido. Continue a leitura e saiba tudo sobre o tema!

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”,
é um presente!

O que é uma projeção de crescimento profissional?

Independente de estar há pouco tempo no mercado ou de nem mesmo ter entrado nele ainda, é importante que, desde já, você vá construindo a sua ideia de carreira ideal, ou seja, montando o seu “quebra-cabeça” profissional. Se, por outro lado, você já tem experiência, mas ainda assim não definiu quais são as suas metas profissionais, é essencial parar e analisar para onde a sua carreira está caminhando.

Para isso, é essencial responder a algumas questões, como: de 0 a 10, quanto você gosta do que faz? Está satisfeito com o seu cargo, salário e funções? Está feliz e motivado com as suas conquistas até aqui? Vê projeções de crescimento na empresa atual ou não?  Pretende investir em especializações e cursos, ou está bom como está? Tem abertura para mudar de cidade, estado ou mesmo de país por sua carreira? Sente-se realizado na área escolhida, ou deseja mudar?

Responder a essas perguntas certamente o ajudará a definir objetivos profissionais e a traçar um plano estratégico para transformá-lo em realidade. Esse processo consiste na projeção de crescimento profissional, o que pode ser muito beneficiado pelas sessões de coaching de carreira.

PSC

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Como obter um crescimento profissional com o coaching de carreira?

O coaching de carreira é uma especialidade do coaching voltada à vida profissional dos indivíduos. Ele inclui diversas questões desse universo, como: descobrir uma vocação, encontrar um propósito profissional, alcançar um cargo determinado, passar em um concurso público, desenvolver habilidades de liderança, adquirir competências comportamentais específicas, estudar mais, gerir melhor o tempo, entre outros.

  • Descobrir o que deseja

Projetar o seu crescimento profissional é planejar a sua carreira, identificar o seu estado atual e definir com clareza e objetividade qual é o seu estado desejado. Na prática, isso significa colocar no papel as suas metas e objetivos de curto, médio e longo prazo. Por exemplo, fazer um MBA na sua área no próximo ano, ser promovido de cargo nos próximos 12 meses, chegar a um posto de gestão nos próximos três anos, e por aí vai.

Nesse sentido, destacamos o processo de coaching de carreira como um poderoso aliado dos profissionais que desejam crescer e projetar o seu futuro com mais eficácia e precisão.  Esse método auxilia o profissional a definir os seus alvos e a construir planos de ação centrados nos resultados que o coachee (cliente) deseja alcançar. Ele se configura, portanto, como uma metodologia importante ao desenvolvimento de habilidades emocionais e comportamentais para o ambiente de trabalho.

  • Mergulhar no autoconhecimento

Outro ponto que o coaching de carreira trabalha é a identificação dos pontos de melhoria da pessoa atendida, ou seja, dos gaps, comportamentos, pensamentos e crenças limitantes que podem atrapalhar o seu sucesso profissional. Para isso, usa métodos, ferramentas e técnicas que ajudam a pessoa a eliminar as suas deficiências e potencializar os seus pontos fortes, competências, dons, talentos e diferenciais.

Isso é essencial para que o coachee possa se sentir mais autoconfiante profissionalmente, otimista em relação ao seu futuro, focado em seus alvos e resiliente para lidar com as dificuldades e desafios. Dessa forma, ele se torna emocional e socialmente mais inteligente, ao saber controlar e lidar com seus sentimentos, como também mais criativo e automotivado para seguir em frente.

  • Projetar o crescimento e desenvolver habilidades

A partir desse empoderamento proporcionado pelo coaching, fica muito mais fácil projetar o crescimento profissional e conquistar os resultados na carreira que a pessoa deseja. Portanto, se você também quer crescer e potencializar as suas chances de sucesso na sua profissão, invista em coaching de carreira, desenvolva-se com esse apoio e obtenha todos os recursos necessários para conquistar resultados extraordinários.

Muitas vezes, precisamos de um olhar externo, ou seja, de alguém que não somos nós mesmos, para compreender como alcançar os nossos objetivos. O coach é um profissional especializado em identificar os traços dominantes de um indivíduo e de potencializá-los em favor do alcance das suas metas. Isso, naturalmente, inclui o sucesso profissional.

Como desenvolver um passo a passo para projetar o crescimento da minha carreira?

Há alguns passos que são seguidos nas sessões de coaching, que podem ser inspiradores para que você seja capaz de realizar as suas projeções profissionais. Confira-os na sequência.

  1. Compreender o seu estado atual: por que você não está satisfeito onde está?
  2. Mergulhar no autoconhecimento: quais são as suas principais características — entre forças e pontos de desenvolvimento — na vida profissional? Qual é o seu propósito de vida?
  3. Definir o seu estado desejado: qual é o seu objetivo? Aonde você quer chegar?
  4. Desvendar os porquês: por que esse objetivo é importante para a sua carreira? De que forma ele concretiza o seu propósito e faz de você alguém mais feliz?
  5. Traçar a rota: quais ações são necessárias para que você deixe o estado atual e alcance o estado desejado? Como é possível potencializar as suas forças? Como desenvolver os seus pontos de atenção?
  6. Colocar em prática: o que você precisa fazer? Como? Onde? Quando? De que maneira? Procurar um novo emprego? Estudar algo novo? Fazer um curso sobre empreendedorismo? Aprender um novo idioma? Desenvolver habilidades de liderança?
  7. Monitorar os resultados: depois de colocar tudo isso em prática, você está se aproximando dos seus objetivos? O que pode melhorar? Quais estratégias precisam ser ajustadas ou alteradas?

Esses 7 passos são fundamentais para que qualquer pessoa possa organizar melhor o seu desenvolvimento profissional. Com certeza, essas perguntas são respondidas com mais facilidade com a análise técnica e criteriosa de um coach, que ainda conta com diversas metodologias e ferramentas para tornar esse processo cada vez mais rápido e preciso. Por isso, entre em contato com o IBC e alcance resultados extraordinários na sua carreira!

E você, ser de luz, consegue fazer uma projeção de crescimento profissional? Quais são os seus objetivos nessa área? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!