Líder dando feedback à liderada, numa sala reservada, e mostrando como fazer críticas construtivas no trabalho

Jeanette Dietl’s/Shutterstock Aprender como fazer críticas começa pela forma como o líder dá seus feedbacks. Este atento!

Quando somos líderes é muito importante saber como fazer críticas construtivas, pois no dia a dia dos profissionais é sempre muito positivo obter um retorno de como melhorar e crescer no trabalho. Entretanto, existem formas e formas de dar feedbacks e, o fato é que nem todos os gestores sabem ao certo como externá-los de forma assertiva e produtiva à sua equipe.

Como reflexo desta inabilidade ao invés de ajudar o líder pode acabar desmotivando o ferindo seus colegas e liderados. Para evitar que isso aconteça é importante aprender como fazer críticas estimulantes e que realmente ajudem o funcionário a corrigir suas falhas, expandir suas competências ou mesmo a ser reconhecido por seu comprometimento e êxitos.

Como Fazer Críticas

Segundo a definição do dicionário, crítica é o ato de examinar e avaliar minunciosamente os comportamentos. Isso significa que não é atacar seu colaborador com julgamentos pessoais, mas sim avaliar como sua conduta afetou positiva ou negativamente os resultados da empresa. A partir desta consciência é possível dar feedbacks mais assertivos, orientar, corrigir, ensinar, motivar e reconhecer e ter atitudes que realmente ajudem o profissional a crescer.

Para isso, o líder ou colega deve escolher bem o momento para aplicar suas críticas, e se forem de correção ou mesmo referentes a erros, eu sugiro sempre fazê-las de modo reservado. Também é essencial escolher bem as palavras e desenvolver uma comunicação assertiva, que deixe claro qual é o foco daquele comentário, que ajude o colaborador, a entender seu objetivo e que permita seu desenvolvimento.

Para isso uma técnica que eu sempre uso e compartilho em meus treinamentos é o Feedback Burger. Leva este nome inusitado porque esta ferramenta consiste em respeitar três fases importantes – o quebra gelo (para deixar a pessoa mais à vontade), o feedback propriamente dito (mostrando o que deve se corrigido, melhorado, eliminado ou reforçado) e o reforço positivo, sempre finalizando de um modo que a crítica seja vista de forma produtiva, ajude a motivar o profissional e a mantê-lo conectado com suas metas e projetos.

Evite esses comportamentos

Uma das piores coisas que pode acontecer em se tratando de críticas no trabalho é fazer piadas e chacotas públicas com o erro da pessoa. Profissionalismo deve ser uma palavra-chave no dia a dia tanto do líder quando dos demais funcionários da empresa e qualquer tipo de ataque deve ser combatido. Portanto, não faça e não deixe jamais que colegas tirem saro do outro porque ele errou e causem este tipo de constrangimento. Escolha o ambiente e momento certo para fazer uma crítica e jamais exponha ninguém ao ridículo.

PSC

Lembre-se que ao tentar fazer a pessoa teve uma intenção positiva de acertar, se houve erros, verifique se os processos estão congruentes, claros, adequados e também se o seu colaborador realmente está habilitado e preparado para realizar tais demandas. Muitas vezes, ouvir seus profissionais e fazer pequenos ajustes já é o suficiente para eliminar alguns tipos de erros e melhorar a própria gestão como líder.