Técnicas do Coaching Empresarial

Rawpixel.com/Shutterstock As técnicas do Coaching Empresarial ajudam as empresas a alavancar seus resultados

Quando falamos no universo corporativo é mais que natural que as técnicas do Coaching Empresarial estejam presentes no dia a dia das instituições.  A metodologia se destaca por atender, de forma bem específica, às necessidades das organizações no que tange liderança, processos e pessoas.

Esta abordagem do Coaching é uma vertente voltada exclusivamente a atender os gaps e alvos das empresas. Atua no desenvolvimento de uma gestão mais estratégica e de uma cultura organizacional baseada na missão, visão e nos valores que o empresário deseja ter como guias dos seus resultados.

A intenção é que, ao usar os métodos e técnicas do Coaching Empresarial, a empresa possa tornar-se mais competitiva, melhorar seus processos internos, reduzir o turnover e potencializar a gestão de pessoas. Para isso, também é preciso desenvolver os líderes, expandir sua visão de futuro, suas competências e habilidades e tornar seu desempenho, na condução das equipes e da empresa, ainda mais efetivo.

Em decorrência destas ações é possível planejar melhor as operações, projetar resultados, engajar, motivar e reter funcionários e trabalhar, com mais assertividade, para atingir as metas e objetivos da organização com sucesso.

Exemplos de Técnicas do Coaching Empresarial

Uma das técnicas do Coaching Empresarial que eu sempre uso para potencializar os resultados é o Coaching Assessment. Esta, na verdade é uma ferramenta de mapeamento comportamental, exclusiva do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. Eu uso este mecanismo para entender melhor qual é o perfil do líder e empresário e sua forma de pensar, agir e liderar seu negócio.

Embora o processo voltado para o desenvolvimento sistêmico da empresa, é importante lembrar que os resultados são construídos por pessoas. Assim, é desenvolvendo, aprimorando e transformando os profissionais, que nós podemos implementar as melhorias que a organização precisa para crescer, se destacar, ganhar competitividade e prosperar.

PSC

Outra técnica deste tipo de Coaching que também é usada é a Roda Para Equipes de Alta Performance – REAP, onde os profissionais avaliam, de 0 a 10, se suas prioridades, propósitos, comunicação, visão, objetivos, conhecimentos mútuos, entre outros aspectos, estão realmente alinhados.

A Avaliação 360 Graus, onde o desempenho dos líderes é avaliado por seus liderados, superiores e pares; também se destaca como uma metodologia importante. Serve para mensurar os resultados dos gestores, conhecer sua forma de atuação, identificar seus pontos fortes e de melhoria, potencial e trabalhar na evolução de sua liderança.

Como podemos perceber, as ferramentas e técnicas são vastas e podem ser usadas, de diversas formas, para potencializar os resultados das instituições. Portanto, se você quer ver sua empresa crescer e prosperar; invista em Business And Executive Coaching; e leve estas e outras poderosas ferramentas de Coaching Empresarial para a sua organização. Você só tem a ganhar!