Voltar

Aprenda a Usar o Biofeedback

Publicado em | 0 comentários
Duas pessoas felizes na praia e a relação do Biofeedback para ter uma vida mais saudável

Antonio Guillem A importância do autoconhecimento do corpo para uma vida mais saudável

O Biofeedback é um método que oferece informações importantes sobre o funcionamento do nosso corpo, para que assim, nós mesmos possamos regulá-lo. Isso diz respeito a aprender a controlar a nossa respiração, frequência cardíaca, temperatura corporal, movimentos estomacais, intestinais e da bexiga, como também a tensão muscular, por exemplo.

Este biofeedback, em principio é feito por meio de máquinas e computadores que captam, de forma mais exata, todos os sinais fisiológicos que o nosso corpo produz em determinadas circunstâncias. Conquistar este empoderamento corporal é importante para aprendermos a entender nosso próprio funcionamento e impulsionar nosso processo de autoconhecimento e autocura de forma natural.

Benefícios do Biofeedback

Entre os benefícios do biofeedback destaco: diminuição da ansiedade, tics nervosos, enxaquecas, tensões musculares e na mandíbula, como também melhorias no que tange hipertensão, transtornos de déficit de atenção, estresse e incontinências. Quando aprendemos a desvendar nossas indicações físicas, conseguimos entender melhor as origens das disfunções e trabalhar de forma mais efetiva para controlar seus efeitos colaterais e ter qualidade de vida.

 

Como o Método é Aplicado

O biofeedback é um processo conduzido por um profissional habilitado a aplicar suas ferramentas e métodos e também a usar os equipamentos específicos. Realizado por meio de sessões, oferece um treinamento monitorado para que a pessoa aprenda a conhecer os sinais do seu corpo e, em seu dia a dia, consiga desenvolver as habilidades certas para autogerenciá-lo.

As máquinas e treinamentos de biofeedback servem para que o paciente treine sua autorregulação e possa compreender melhor como sua respiração, temperatura e frequência cardíaca podem ser administradas. Este autoconhecimento permite identificar quando algo está em desequilíbrio em nosso corpo e agir de forma mais rápida para contornar as situações.

 

Compreenda seus Sinais Corporais e Domine seu Corpo

O nosso corpo fala e por meio desta linguagem corporal, manda todas as informações que precisamos para cuidar melhor de nós mesmos e manter nossa saúde em dia. Nosso papel é aprender e decodificar seus sinais, compreender quando algo muda e evitar que isso se torne algo prejudicial para nós.

Em nosso dia a dia, quase sempre estamos expostos a situações estressoras e nem sempre percebemos ou entendemos como o nosso corpo reage a tudo isso. O fato é que ele sempre responde de alguma forma, portanto, aprenda a decifrar estas informações e não deixe que dores de cabeça, insônia, constipação intestinal e taquicardias impeçam de viver o seu melhor.

Cuide bem se si mesmo, saiba reconhecer quando algo não está bom e jamais deixe para depois os cuidados consigo mesmo. Quanto antes você entender suas disfunções, mais chances tem de reverter isso e fazer sua autorregulação corporal e projetar sua autocura. Permita-se!

 

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!