O mundo é formado por mais de sete bilhões de indivíduos, cada um com seus valores, crenças e ideias. A convivência com seres diferentes de nós é extraordinária, porque nos dá a chance de aprender e ensinar, compartilhando o nosso melhor. É importante ressaltar que ninguém é tão bom que não tenha nada a aprender e nem tão ruim que não tenha nada a ensinar, todos sempre têm algo a contribuir. Dentro dessa linda partilha está à sabedoria oriental, que é formada por crenças e costumes milenares que também podem trazer inúmeros benefícios para a vida de quem vive no ocidente.

10 Lições da Sabedoria Oriental Para Aplicar no Seu Dia a Dia

Os povos orientais são conhecidos, principalmente, por sua serenidade e simplicidade. Entretanto, gestos e palavras simples são capazes de nos ensinar lições que podem transformar a nossa vida e a visão que temos a respeito dela. Veja, a seguir, 10 ensinamentos da sabedoria oriental para aplicar no seu dia a dia.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

1 – A Melhor Hora Para Começar Algo é Agora

Se vive deixando para depois colocar em prática o seu plano de iniciar um novo projeto profissional, cuidar mais de si, fazer novos cursos ou qualquer outra coisa, inspire-se na sabedoria oriental e comece hoje. De acordo com um provérbio chinês, o melhor momento para plantar uma árvore aconteceu há vinte anos e o segundo melhor momento é agora.  Daqui a vinte anos você vai se lamentar por não ter realizado o plantio hoje, então, comece, pois as sementes estão em suas mãos.

2 – Grandes Conquistas Começam Com um Primeiro Passo

O filósofo chinês Lao Tzu sabiamente disse que uma jornada de mil milhas se inicia com apenas um passo. Nesse sentido, evitar ir em busca de um objetivo apenas porque ele é audacioso e irá demorar para ser realizado não é uma boa ideia. Grandes projetos começaram com pequenos passos e é assim que, um dia, puderam se tornar realidade. Portanto, se levante, dê o seu primeiro passo, mantenha o foco no destino e continue caminhando.

3 – Existem Coisas Que Ninguém Pode Fazer Por Você

Contar com o apoio de pessoas queridas é maravilhoso, principalmente aquelas que são mais experientes e se tornam verdadeiros mentores na sua vida. Contudo, por mais que elas possam sugerir caminhos e compartilhar contigo sua experiência e conhecimento, é você quem deverá fazer as suas escolhas e decidir para onde irá caminhar. De acordo com a sabedoria oriental, um professor pode até abrir a porta, mas o seu aluno deverá entrar sozinho.

4 – Desapegue das Opiniões Alheias ao Seu Respeito

PSC

Se prender a supostas ideias que terceiros fazem ao seu respeito é o mesmo que se tornar prisioneiro delas. Portanto, concentre-se naquilo que você sabe a respeito de si, pois essas sim são informações que valem a pena e que devem ser consideradas ao fazer escolhas. Aquilo que os outros pensam sobre ti é responsabilidade deles, da mesma forma que a sua opinião a respeito deles é algo que não deve impactar nas decisões que tomam.

5 – Elimine o Estresse da Sua Vida

Como eu disse no início, os povos orientais são conhecidos por sua tranquilidade e essa paz de espírito é essencial para ser feliz. Para eles, uma pessoa fica tensa quando não age da forma que acha que deveria ser. Por isso, apenas consegue relaxar quando se torna ela mesma. Então, escolha ser fiel à sua essência, ideias e convicções, pois é isso que irá te trazer serenidade para tomar boas decisões e desfrutar da sua vida com plenitude.

6 – Troque a Reclamação Pela Gratidão

Muitas pessoas afirmam que tudo dá errado em sua história e acham que todos estão contra elas. Essa postura, além de colocá-las como meras vítimas, faz com que mantenham o foco cada vez mais no negativo. Neste sentido, existe um provérbio chinês que tem muito a ensiná-las, que diz: “Eu me queixei por não ter sapatos, até que conheci alguém que não tinha os pés”. Que tal substituir a reclamação pela gratidão? Experimente e veja o quanto a sua vida irá se transformar.

7 – Elimine as Preocupações da Sua Mente

De acordo com a sabedoria milenar oriental, se um problema tem solução, não há razão para se preocupar. Se, por outro lado, ele não pode ser solucionado, também não há motivos para ocupar sua mente com ele. As preocupações são ruins porque impedem que se concentre em encontrar soluções para resolver as questões do agora. Por isso, aproveite esse momento único e construa o presente, pois ele sim irá influenciar no seu futuro.

8 – Viva o Hoje e Esteja em Paz

Pessoas ficam tristes quando vivem no passado, ansiosas quando vivem no futuro e serenas quando vivem no presente. Através dessa afirmação, os orientais nos mostram o quanto viver cada momento na essência é importante para a nossa felicidade. E você, como está vivendo hoje?

Então, a cada dia, pense em qual será a sua escolha, se é viver no passado, no futuro ou no presente, que é quando pode realmente fazer a diferença. Ter momentos de tristeza é natural e faz parte da existência de cada indivíduo, entretanto, permitir que ela se instale ou não em sua vida é uma questão de escolha.

9 – Conheça a Si Mesmo

Os que conhecem bem a essência das outras pessoas são considerados sábios, mas os que conhecem a si mesmo são verdadeiramente iluminados. Os orientais sabem a importância que o autoconhecimento tem e, por isso, estão sempre em contato consigo mesmos através de: reflexões, meditação, ioga e outras práticas.

Para fazer seu próprio encontro, pergunte-se quais são os seus pontos fortes, os pontos de melhoria, o que está por trás dos seus comportamentos, o que te motiva, faz feliz, traz boas ou más lembranças, seus sonhos, enfim, busque fazer estas reflexões e conhecer melhor a sua essência.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto
é FELIZ! Clique aqui e conheça nosso
“Termômetro da Felicidade” !

10 – A Jornada é a Sua Recompensa

Muitos esperam a realização de grandes projetos para se sentirem recompensados e satisfeitos e não se dão conta que a jornada que traçam é a verdadeira recompensa. Quando o sucesso é alcançado, ele chega para agregar, ensinar e realizar. Quando não vem, também envia em seu lugar ensinamentos poderosos que poderão ser usados para buscá-lo de outras formas e noutros momentos. Afinal, como diz um sábio provérbio chinês: “Somente aqueles que passaram por uma estrada sabem onde estão os seus buracos.”.

Gostou dos ensinamentos? Essas foram apenas algumas amostras do quanto à sabedoria oriental tem a nos inspirar. Ao colocar esses ensinamentos em prática conseguirá desfrutar dos seus dias na essência e colher os frutos de cada novo momento em sua jornada. E você, conhece mais alguma lição poderosa da sabedoria oriental? Compartilhe comigo nos comentários e vamos aprender cada vez mais com essa cultura extraordinária!

Copyright: 520436113 – https://www.shutterstock.com/pt/g/toritai