O apego está cada vez mais presente em nossa vida. Ele está diretamente relacionado à nossa personalidade, às coisas que consideramos importantes e não desejamos nos desfazer. Há aqueles que se apegam ao trabalho, à família, aos amigos, a um esporte, à carreira ou até mesmo a um amor.

Segundo o dicionário, a palavra apego significa sentimento de afeição, de simpatia ou afeto por alguém ou alguma coisa. Também pode ser uma espécie de dependência, um vício, uma compulsão a algo ou alguém. O apego pode ser saudável ou não e é exatamente sobre isso que trataremos ao longo do artigo. Siga a leitura para saber mais sobre o tema.

Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”!
Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!

O lado bom e ruim do apego

O apego ruim está relacionado a coisas que não te fazem feliz, como uma recordação triste, uma dor constante ou algum objeto que você não usa mais e, por algum motivo, não consegue se livrar dele. O apego saudável, por sua vez, diz respeito ao carinho a alguma pessoa, a um animal de estimação, a um objeto valor inestimável e até a atividades prazerosas, como um esporte.

O apego exagerado pode gerar uma série de problemas físicos e emocionais, tais como: ansiedade, fobia, medo e depressão. O apego excessivo a alguém, por exemplo, provoca sentimentos de possessividade, ciúme, raiva, desconfiança e medo da perda. Essas duas faces de um mesmo comportamento mostram o quanto o equilíbrio é necessário em nossas vidas.

Mas, afinal, se o apego em excesso causa tantos malefícios para a nossa saúde e equilíbrio emocional, por que nos apegamos tanto às coisas e pessoas? Veja em seguida uma teoria que explica essa relação.

Teoria do apego

PSC

O apego está diretamente ligado à psicologia do desenvolvimento, que utiliza a Teoria do Apego para explicar o motivo de nos apegarmos tanto a algum objeto ou pessoa. Essa teoria foi desenvolvida pelo psiquiatra John Bowlby, que conduziu um estudo que visava compreender como se dá a relação entre um bebê e sua mãe ou qualquer pessoa que exerça sobre ele sentimentos de segurança e conforto.

Segundo Bowlby, o apego está relacionado a todos os comportamentos inatos praticados pelo bebê e que estabelecem uma relação de proximidade com o principal responsável por seus cuidados, que geralmente é a mãe. A relação entre um bebê e sua mãe, portanto, não é construída pela alimentação, mas pela segurança que ela proporciona.

Nesse contexto, a teoria explica que tudo o que é vivenciado pela criança tem grande influência em seu comportamento futuro. Se ela tiver uma base segura, com pais que fornecem tudo o que ela precisa para crescer forte, saudável e feliz, se tornará um adulto autoconfiante, responsável e seguro.

10 Dicas para evitar o apego excessivo

Confira dicas que podem te ajudar a evitar o apego excessivo em sua vida. Assim, poderá desfrutar apenas da parte positiva desse sentimento, fazendo-o reverberar em coisas boas, acompanhe.

1. Livre-se de objetos e coisas sem utilidade

Como mencionado anteriormente, o apego pode estar ligado a objetos e bens materiais. Desse modo, é uma boa ideia começar esse processo de transformação se livrando de coisas que não agregam em nada para sua felicidade. Você pode fazer isso em etapas, com uma categoria de itens por vez, como roupas, sapatos, livros e assim por diante. Fique apenas com o que te deixa feliz e tem verdadeira utilidade em sua rotina.

2. Cuidado com o acúmulo de coisas desnecessárias

Ainda em referência ao tópico anterior, além de fazer essa verificação e doar tudo o que não faz mais sentido em sua vida, é importante que firme um compromisso consigo mesmo de evitar o acúmulo. Compre apenas aquilo que for mesmo necessário, evitando desperdícios. Através dessa atitude estará beneficiando o seu bolso e o planeta.

3. Saiba quem você é

Um aspecto bastante importante para evitar o apego desmedido é o autoconhecimento. A partir do momento em que uma pessoa se conhece, sabe quais são suas qualidades e pontos a melhorar, se sente muito mais confiante. Com isso, evita se apegar demasiadamente a terceiros e às coisas, porque tem clareza em relação ao que é realmente valoroso em sua vida.

4. Antes de amar o outro, ame a si mesmo

O amor-próprio é um elemento indispensável para evitar o apego exagerado. Sem ele, um indivíduo tende a acreditar que deve um favor às pessoas que estão ao seu lado, como se não fosse digno da presença delas. Esse sentimento gera a dependência, que é tão prejudicial para os relacionamentos. Portanto, procure se amar em primeiro lugar, assim, estará pronto para se relacionar de maneira equilibrada e saudável.

5. Não crie expectativas exageradas

Criar expectativas é algo natural do ser humano, nós vivemos algo agradável e desejamos que aquilo se repita. Contudo, o problema acontece quando começamos a fantasiar uma sequência de ações, coisas que não podemos controlar. O resultado disso, na maioria dos casos, é a frustração. Para evitar esse sofrimento, comece a controlar suas expectativas e se abra mais para as surpresas da vida.

6. Respeite seus sentimentos

Ao mesmo tempo em que é importante evitar o apego desmedido, também é preciso respeitar os seus sentimentos. Se você gosta de alguém e está sofrendo por não ser correspondido, aceite o que está sentindo. Claro que a ideia não é se afundar no sofrimento e sim se respeitar e se dar um tempo para se acolher, isso é muito importante para assimilar as coisas e seguir adiante.

7. Se livre dos pensamentos negativos

Se costuma ter pensamentos negativos ligados à perda de entes queridos, rejeição e outras coisas relacionadas ao apego, reflita sobre a raiz de cada uma dessas questões. A partir dessa reflexão poderá ressignificar tudo isso sem seu interior e se libertar desse tipo de ideia. Lembrando que a intenção não é fechar os olhos para os problemas e sim evitar alimentar pensamentos ruins e que, muitas vezes, são irreais.

8. Exerça o seu autocontrole

Por mais que existam coisas que não podemos controlar, há outras que podemos escolher como lidar. Sempre que perceber que está se apegando demasiadamente a algo ou alguém, pense a respeito e exerça o seu autocontrole, trazendo sua mente para a consciência. Por mais desafiador que isso possa parecer, quanto mais exercitar, mais fácil irá se tornar com o passar do tempo.

9. Dê significado para as coisas

Existem pessoas que são apegadas a bens materiais de uma forma vazia. Para evitar que isso aconteça contigo, comece a dar significado para as coisas. Por exemplo, o imóvel que conseguiu comprar é mais do que uma edificação e sim o lar que compartilha com sua família. Mesmo que algo aconteça com a construção, o lar estará sempre fortalecido.

Essa mudança na forma de enxergar tudo o que possui irá transformar o apego sem significado em algo que vai além disso. Então, passará a dar mais valor para o que uma coisa representa do que para ela em si e isso poderá mudar a sua forma de ver a vida.

10. Livre-se de tudo aquilo que te faz mal

Muitos não se dão conta, mas vivem apegados a coisas que não lhes fazem bem, com destaque para mágoas e ressentimentos. Pense sobre isso e identifique se está alimentando e conservando sentimentos, relações e até objetos que não te fazem bem. Por mais que o rompimento seja doloroso, é um tipo de ação que tem como benefício o livramento e a liberdade. Escolha manter consigo apenas o que agrega e lhe faz bem.

O apego é bom até que se torna dependência, por isso devemos nos policiar para evitar os excessos. Dessa maneira, conseguimos desfrutar da parte boa desse sentimento, de forma equilibrada e saudável.

Este conteúdo fez sentido para você? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar em suas redes sociais para levar a reflexão adiante.

Imagem: Por fizkes