Promover o autoconhecimento e desenvolver a inteligência emocional são alguns dos benefícios do Coaching.

A ansiedade social está ligada à sensação de incômodo e nervosismo em situações de convívio social. Usualmente desencadeada pelo medo que o indivíduo possui de ser julgado ou de vivenciar uma situação que lhe cause vergonha, que o faça parecer ridículo, causando uma má impressão e suscitando avaliações negativas das pessoas.

A ansiedade social se dá de formas diferentes nas pessoas, por exemplo, existem aquelas que conseguem se apresentar e realizar uma performance diante de grandes plateias, mas quando estão em círculos sociais menores, onde a intimidade e o contato direto são elevados, se mostram retraídas e com dificuldades de desenvolver uma interação plena.

Verifica-se também a incidência de diferentes níveis de ansiedade social, sendo apenas um pequeno receio em algumas pessoas, o que não as impede de agir, e mais intenso em outras, que são influenciadas negativamente por isso. Certas pessoas limitam sua ansiedade à um evento social apenas, como falar em público por exemplo, enquanto outras se restringem de vários eventos onde ocorra interações sociais ou que ela seja posta como centro das atenções.

Sintomas da ansiedade social

A ansiedade, se não assistida por profissionais capacitados, pode vir a evoluir e ser qualificada como fobia social, situação na qual os sintomas são agravados. Conheça, a seguir, os sintomas da ansiedade social:

Os sintomas mais característicos desse tipo de distúrbio comportamental são percebidos durantes as situações que o causam, como tremores, sudorese excessiva, ansiedade precipitada, temor de ser visto como incompetente, ansioso ou anormal. Há também os sintomas associados à ansiedade, como inquietação, medo injustificado e desconhecido, expectativas negativas quanto ao futuro, mal estar estomacal e taquicardia. Distúrbios psicossomáticos como asma, úlceras, gastrite, dores de cabeça e outros, também são frequentes nesses casos.

O poder do Coaching contra a ansiedade social

O Coaching é uma metodologia que pode ajudar muito as pessoas que são influenciadas negativamente pelos sintomas da ansiedade social, levando-as a desenvolver competências para alcançar melhor desenvoltura nas situações que geram nervosismos e desagrados, como o medo de falar.

PSC

O medo de falar, de expor suas opiniões e se expressar perante um pequeno grupo de pessoas, uma gigantesca plateia ou mesmo com um único indivíduo, é algo que pode privar quem é ansioso social de muitas oportunidades valiosas na esfera profissional e também na pessoal. Lidar com esse problema se faz necessário para que este possa, ao se libertar de tais impedimentos, se desenvolver de maneira prospera, gozando de maior alegria na vida.

O ponto de partida é o autoconhecimento, que levará a pessoa a identificar com maior precisão suas aptidões e suas falhas para poder iniciar um trabalho de fortalecimento dos aspectos positivos do comportamento, qualidades, e também de inibição da ansiedade social. Assim, ela se perceberá com mais claridade e estará certa de suas capacidades, agindo com mais assertividade nos eventos em que sua atuação que lhe causa incômodo.

O aprimoramento da inteligência emocional é um outro benefício propiciado pelo Coaching, que influência positivamente no combate ao medo de situações que envolvam o convívio social ou a apresentação para uma plateia, pois aperfeiçoa a habilidade para lidar com as emoções decorrentes dessas situações, evitando que essas sejam predominantes e venham a ocasionar um desempenho de baixa qualidade, bem como problemas mais graves de saúde.

Conheça mais sobre a mais completa formação em Coaching do Brasil, o Professional & Self Coaching – PSC, do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC e descubra o caminho para uma mudança de vida.

E você, gostou do meu artigo? Comente e compartilhe nas redes sociais com seus amigos.