Ano sabático

Baranq/Shutterstock O Ano Sabático é uma grande oportunidade para o profissional crescer, expandir seus conhecimentos e impulsionar sua carreira

Que tal tirar um ano sabático, um ano para investir em sua reciclagem profissional ou mesmo em projetos pessoais? Seria maravilhoso não é mesmo?  Segundo historiadores, essa ideia surgiu no século 19, influenciado pelo “sabá”, tradição dos judeus que consiste em reservar um tempo, entre sexta-feira e sábado, para fazer um descanso espiritual, recolher-se e não fazer “nada”.

Também foi nesta época que as universidades americanas aderiram ao ano sabático, que geralmente dura de seis a doze meses, como forma de incentivar seus professores a fazer uma atualização profissional durante determinado tempo. Na prática, isso poderia ser, por exemplo, sair para estudar num país diferente, investir em pesquisas e estudos de interesse da instituição, aprimorar seus conhecimentos acadêmicos ou focar em expandir competências pessoais também.

Ano Sabático nas Empresas

Já nas empresas estima-se que apenas a partir da década de 1950 que os primeiros casos de ano sabático começaram a ser implementados. Assim com ainda acontece hoje, naquela época às organizações usavam este mecanismo com o objetivo de conferir aos seus colaboradores a oportunidade de fazer um up em sua carreira, conhecimentos e impulsionar seu desempenho profissional.

Desde então, este é um hábito que passou a ser uma prática recorrente em algumas empresas, que viram o ano sabático uma ação muito positiva para que seus profissionais pudessem crescer e evoluir. Para que não haja nenhuma confusão é importante deixar claro que este período é bem diferente das férias (direito trabalhista garantido em lei), onde o colaborador sai por um período curto de um mês no máximo. Já o ano sabático dura mais de seis meses e tem sempre um objetivo específico tanto para profissional como para o negócio.

O período sabático é independente das férias, mas também é decidido em comum acordo entre a empresa e o colaborador. Ele tem sempre como base um projeto de desenvolvimento ou profissional que seja de interesse da organização e que pode ou não ser financiado por ela. Vale ressaltar que, muitas vezes, quando o projeto também é foco da empresa, o funcionário mesmo afastado de seu trabalho, continua a receber normalmente seu salário como forma de incentivo.

A intenção ao fazer isso é que os profissionais sintam-se valorizados, reconhecidos e que ao voltar ao seu trabalho, estejam ainda mais motivados, focados, comprometidos, engajados, criativos e produtivos. Isso certamente é um estimulo a mais para que possam verdadeiramente aplicar os conhecimentos adquiridos quando estiveram fora para agregar mais valor à empresa e potencializar seus resultados em todos os sentidos.

PSC

Ao fazer isso, os empresários também dão a oportunidade aos seus colaboradores de ter mais tempo livre para investir em sua vida pessoal, ter novas ideias e descansar um pouco mente também. Esta atitude permite aos seus funcionários fazer outras atividades de seu interesse, investir em novos projetos, cuidar melhor de si mesmos e, voltar ao trabalho bem mais: dispostos, motivados e produtivos.

Podemos dizer que ter um ano sabático para repensar a carreira, avaliar os resultados profissionais e pessoais, cuidar melhor da qualidade de vida, focar em projetos importantes e se reorganizar de forma mais tranquila, com certeza, é uma grande chance de evolução em todos os sentidos. Este é um momento onde o tempo joga a favor e você pode usá-lo do jeito que achar melhor .

Portanto, se você gostou desta ideia, procure se informar e saber se a sua empresa também oferece esta opção, veja quais são os requisitos para participar, os projetos de interesse comum, se o seu perfil se encaixa e aproveite esta grande oportunidade de crescimento, evolução e expansão em todos os sentidos. Boa sorte!