Empresário apontando gráfico, com dados de análise de cenários

Team Oktopus/Shutterstock Analisar os cenários é essencial a todo empresário que deseja ver sua empresa crescer e conquistar sucesso!

No contexto atual, a análise de cenários se apresenta como um mecanismo poderoso, pois as mudanças de mercado acontecem a todo o momento, o que obriga as empresas a acompanharem de perto estas transformações e tendências para aproveitar melhor as oportunidades e se posicionar de forma mais assertiva.  Ou seja, esta ferramenta é uma grande aliada da gestão empresarial.

A grande questão é que nem sempre as empresas ou os empresários e empreendedores reconhecem a importância de analisar os cenários e de fazer uma leitura mais exata e específica do que está acontecendo ao seu redor.  Com isso, limitam suas possibilidades, perdem espaço para a concorrência e deixam de crescer em muitos aspectos. Com a alta competitividade, isso é inadmissível, pois pode representar, inclusive, a derrocada do negócio.

Para isso é importante avaliar os números e mensurar os resultados obtidos. Conhecer os cenários significa saber quais são as tendências, conhecer o que os concorrentes estão fazendo e, especialmente, saber o que os clientes querem e esperam de sua empresa. Neste sentido, ouvi-los, pegar seus feedbacks, entender quais são os seus desejos e necessidades é muito importante para que a análise de cenário seja efetiva e levam a ações que tragam o retorno esperado.

Como Fazer a Análise de Cenários

Conhecer os cenários, saber onde sua empresa está pisando, onde pode evoluir e qual seu estado atual neste momento, é essencial a que o empreendedor possa traçar estratégias mais efetivas para que seu negócio possa enfrentar seus desafios, fortalecer seus diferenciais, encantar seus clientes, eliminar gaps e, então, crescer até mesmo em momentos de crise.

Matriz Swot

Neste sentido, para conhecer o estado atual do seu empreendimento, algumas ferramentas podem ser usadas para analisar o contexto do negócio e também suas possibilidades futuras. Uma delas é a Matriz Swot, poderoso instrumento de avaliação de cenários estratégicos e que consiste em identificar quais são as Strenghts (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) da sua empresa, e que, de forma simples e muito prática, ajuda a mensurar onde o negócio é forte e onde pode melhorar.

Dispondo destas respostas, é possível olhar tanto para dentro como para fora do seu negócio, reconhecer seus pontos fortes, os gaps, compreender quais fatores ameaçam seu crescimento e quais podem proporcionar a evolução que busca para sua empresa, seja qual for o seu porte ou segmento de mercado.

PSC

Portanto, se você busca fazer do seu negócio uma referência positiva para seus clientes e alavancar os seus resultados, antes de tomar decisões importantes, analise com sabedoria os cenários. A partir disso, busque compreender suas razões e influências, colha informações, ouça seus funcionários e consumidores e guie seu negócio nesta direção. Com certeza, seus resultados serão cada vez melhores e mais extraordinários. Experimente!