Você tem algum inimigo, uma pessoa com quem tenha se desentendido? Saiba que, por mais que ela possa ter te magoado, guardar esses sentimentos ruins em seu coração apenas te fará mal. Amar os inimigos é, sem dúvidas, um caminho bastante desafiador, mas que é capaz de trazer um novo sentido para a sua vida, com mais foco no amor e na alegria do que na raiva e na tristeza. Dê esse passo e verá como será libertador e transformador deixar as experiências ruins no passado e levar delas apenas o aprendizado.

Por Que Devemos Amar os Inimigos?

Quem é cristão como eu, deve se lembrar da passagem bíblica, mais precisamente do evangelho de Mateus, em que Jesus disse que devemos amar os nossos inimigos. Com isso, ele quis passar uma mensagem para que as pessoas não permitam que seus corações sejam preenchidos por mágoas e ressentimentos, e que apenas abram espaço para as coisas boas que agreguem positivamente em suas vidas. E isso vale para todos, mesmo para aqueles que não possuem nenhuma crença religiosa.

Amar os inimigos, dentro desse contexto, não é o mesmo do que se forçar a se relacionar com eles, como faz com seus amigos e familiares, por exemplo, mas sim que abra o seu coração e deseje que sejam felizes, da forma que escolherem. Essa é uma atitude que irá te fazer um bem enorme, pois evitará que gaste suas energias desejando o mal aos outros. Assim, quanto mais pensamentos positivos direcionar para os seus inimigos, mais coisas boas irão acontecer em sua vida.

Como Amar os Inimigos e Deixar as Mágoas Para Trás

Deixar as mágoas do passado para trás pode se mostrar como um grande desafio para algumas pessoas. Se esse é o seu caso, saiba que, se realmente desejar dar esse passo, irá conseguir. Então, perceberá o quanto o seu esforço valeu a pena, porque irá carregar em seu coração apenas bons sentimentos que contribuirão com a sua felicidade e o seu bem-estar.

1 – Entenda Que Seres Humanos Erram

O primeiro ponto que você deve pensar para deixar para trás as mágoas em relação ao seu inimigo é que todos os seres humanos estão sujeitos a cometerem erros, inclusive você. Por mais que tenha os seus motivos para ter se chateado, lembre-se que pode acontecer de uma atitude sua magoar outra pessoa. Voltar a sua atenção para essa questão humana relacionada às falhas, irá permitir que pense no ocorrido de uma forma mais leve e menos acusadora, o que será bastante positivo para que consiga, de fato, perdoar.

2 – Pense na Situação Como Se Não Estivesse Envolvido

Cada pessoa tem a sua forma de enxergar as coisas porque a visão de mundo é algo que depende muitos dos valores e das experiências vividas. Além disso, muitas vezes, costumamos ver as situações sob o ponto de vista do nosso próprio ego, o que nos impede de sermos imparciais. Um exercício bastante interessante para vencer essa barreira é refletir sobre o ocorrido como se não estivesse envolvido, pois assim poderá tirar novas conclusões que te ajudem a superar.

3 – Analise as Suas Atitudes

PSC

Antes de apontarmos o dedo para os erros dos outros devemos lembrar que, ao fazermos isso, os outros quatro dedos ficarão voltados para nós. Dessa maneira, é fundamental que repense as suas atitudes, para que veja se também não agiu de forma inadequada em relação ao outro. Lembre-se de que a ideia não é a de se culpar e se sentir mal pelo que possa ter feito, mas sim de enxergar que todos podem cometer erros.

4 – Exerça o Perdão

O perdão é, acima de tudo, libertador, pois faz com que você se desapegue de sentimentos ruins que vinha conservando em relação a determinadas pessoas. Para perdoar não é necessário receber um pedido de quem te magoou, basta que escolha dar esse passo. Se houver a oportunidade, diga ao outro que o perdoou e que decidiu seguir em frente. Contudo, caso isso não aconteça, o importante é o desejo que está em seu coração, pois é ele que irá influenciar as suas atitudes.

5 – Deseje o Bem a Todos

A vingança é extremamente nociva, pois não há nada pior do que concentrar as suas energias para desejar o mal a outra pessoa. Pense bem, o que irá ganhar ao ver o outro sofrer? A verdade é que não irá ganhar nada e que isso não irá fazer com que o sofrimento que experimentou seja apagado da sua memória. Por esse motivo, escolha apenas desejar o bem, porque essa atitude sim irá te beneficiar, já que o universo irá devolver para você energias com a mesma frequência que envia a ele.

6 – Mantenha o Foco nas Coisas Realmente Importantes

Provocações e picuinhas são grandes desperdícios de energia, energia essa que poderia estar sendo utilizada nos seus projetos pessoais, profissionais e, também, nos relacionamentos com seus entes queridos. Por isso, lembre-se sempre das coisas que são realmente importantes em sua vida, que são aqueles pelas quais vale a pena se concentrar e se dedicar.

7 – Trate a Todos de Forma Educada

A ideia de amar os inimigos se refere mais a não guardar mágoas do que a se tornar o melhor amigo daqueles que te fizeram sofrer. Afinal, a amizade que deve acontecer de forma natural, requer confiança e não pode ser forçada. Entretanto, o fato de não se tornar amigo do outro não significa que não possa tratá-lo com educação. Se for um familiar ou alguém que encontre com frequência, seja sempre gentil ao cumprimentá-lo, pois esse é um sinal de maturidade e de respeito.

Espero que este artigo tenha te inspirado a deixar os sentimentos negativos para trás e que possa realmente colocar um ponto final em inimizades que apenas te prejudicam. Por mais desafiante que isso se mostre no início, seja persistente e, aos poucos, conseguirá se libertar das mágoas e começar a se concentrar no momento presente. Perdoe os seus inimigos e conserve dentro de si apenas o que for bom.

 

Copyright: 318255056 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem