Durante a primeira infância, fase que vai de zero aos cinco anos de idade, a criança pode apresentar certos tipos de comportamento que devem ser olhados com atenção pelos pais. A agressividade infantil, por exemplo, é considerada natural até certo ponto, contudo, saber como reagir da forma certa irá evitar que o indivíduo carregue essa característica ao longo de sua vida.

As Causas da Agressividade Infantil

A vida das crianças é marcada por uma série de descobertas, tanto em relação ao mundo quanto aos seus sentimentos, que são bastante intensos. Nessa fase inicial, o papel dos pais é ensiná-las a entender, identificar e controlar as emoções causadas pelos sentimentos através do diálogo e, também, dizendo “não” sempre que for necessário. Alguns indivíduos tendem a apresentar a raiva quando seus desejos são negados e é aí que surge a agressividade, como uma forma de comunicar o que estão sentindo.

É importante destacar que a agressividade infantil, diferente da adulta, aparece de forma inconsciente e não intencional, principalmente entre as crianças menores. Trata-se da resposta natural a um desconforto sentido por elas e que, com o tempo e com a ajuda dos pais, irá passar. Lembre-se que tudo é novo para uma criança, incluindo ela mesma, então, até que ela se conheça e aprenda a ter autocontrole, é natural que apresente sinais de agressividade.

Os Desafios de Lidar Com a Agressividade Infantil

Muitos pais se assustam quando veem algum tipo de reação agressiva vinda dos filhos pequenos e temem que aquilo seja uma característica da personalidade deles. A verdade é que, dependendo da forma com que esse comportamento for tratado, pode ser que realmente se torne. Afirmar que uma criança é agressiva e tratá-la como tal, fará com que ela acredite nisso e, aí sim, carregue essa característica mesmo após o fim da fase de desenvolvimento e descobertas.

Como se pode constatar, a forma com a qual a família lida com a agressividade de uma criança é decisiva. Quando é vista e tratada de forma natural, como parte da fase de aprendizado, é possível ensiná-la a lidar com esse sentimento de forma positiva, mostrando que é normal sentir raiva, mas que é importante saber controlá-la. Essa diferença na abordagem faz toda a diferença na formação de um indivíduo.

Como Lidar Com a Agressividade Infantil de Forma Positiva

PSC

Por mais desafiante que pareça em um primeiro momento, aprender a lidar de forma positiva com a agressividade infantil é possível. Confira as dicas poderosas que preparei a seguir e eduque o seu filho para que ele aprenda a controlar suas emoções e esteja mais bem preparado para a vida.

Aprenda a Dizer: Não

A agressividade infantil tem se tornado mais intensa nos últimos anos pelo fato de que muitas crianças não estão acostumadas a ter os seus desejos negados. Então, quando isso acontece, elas se sentem ainda mais contrariadas e extravasam seus sentimentos em forma de mordidas, choro, empurrões e tapas. A melhor maneira de evitar isso é ensinando o seu filho, desde cedo, a ouvir não e a entender que, nem sempre, se tem o que se deseja.

Quando o pequeno recebe tudo o que pede após a crise de agressividade, ele entende que deve sempre agir dessa forma e passa a repetir o comportamento. Por isso, é sempre muito importante ensiná-la a lidar com os sentimentos de frustração, impor regras e limites, para que, quando acontecer, não tenha um ataque de fúria e acabe se tornando um adulto agressivo.

Entenda a Agressividade Como uma Fase

Como disse, a agressividade é um comportamento que muitas crianças apresentam quando começam a entender o mundo ao seu redor e os seus sentimentos. Então, enxergar esse comportamento como uma fase é fundamental para lidar com a situação de forma natural e sem rotular o seu filho como agressivo. Pense sempre nisso como um estado e não uma característica definitiva.

Assim, conseguirá manter a calma necessária para mostrar à criança que a agressividade não fará com que ela consiga o que deseja. Entrar na mesma frequência de raiva apenas fará com que ela continue apresentando esse comportamento nocivo, transformando-o em um círculo vicioso. Lembre-se que a educação também acontece através do exemplo, então busque sempre ser um espelho de sensatez e tranquilidade, mas, claro, com firmeza.

Toda a Família Deve Dar o Exemplo

Uma criança se torna o reflexo do ambiente em que vive. Nesse sentido, se ela sempre vê os seus pais e irmãos agindo de forma agressiva uns com os outros, é natural que repita esse tipo de comportamento, pois acreditará que é o certo. A máxima do faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço é completamente ineficaz quando se trata de educação.

É importante que toda a família esteja disposta a oferecer um ambiente tranquilo para a criança que está em fase de desenvolvimento. Assim, ela aprenderá que não precisa se exaltar para ser ouvida e compreendida. Vale dizer que essa mudança de atitude será positiva para todos e, certamente, irá ajudar a fortalecer os laços de união e respeito entre pais e filhos.

Converse Com os Professores

Se a criança que está apresentando comportamentos agressivos já frequenta a escola, é fundamental que os pais conversem com os professores e a direção, a fim de verificar como a instituição está lidando com a situação. Por mais que a educação seja, principalmente, papel da família, a escola também tem influência na formação de um indivíduo e deve estar preparada para assumir essa função com responsabilidade.

Assim como o ambiente familiar influencia no comportamento de uma criança, a escola também tem esse poder. Então, verificar de perto como está sendo a convivência dela com professores e colegas se tornam ações fundamentais. Quanto mais os pais estiverem presentes e envolvidos na vida escolar dos filhos, melhor será para a formação dos pequenos.

Uma criança chega ao mundo e tudo se torna novidade para ela. Cabe a nós, pais e responsáveis, apresentarmos esse universo completamente novo e desconhecido a elas. O amor e a firmeza devem caminhar lado a lado nessa fase, para que aquele pequeno ser de luz se sinta seguro e amado e entenda que precisa seguir determinadas regras. Lembre-se sempre que o limite é uma forma de amar e educar.