Se às vezes você pensa: “ninguém gosta de mim no trabalho”, saiba que pode ser apenas uma impressão proveniente daqueles dias difíceis que qualquer um pode ter. Entretanto, se essa sensação é persistente, pode ser uma boa hora para reavaliar suas relações interpessoais na empresa para entender por que realmente isso está ocorrendo.

Como nada acontece por acaso e nem sempre podemos entender totalmente o que os outros pensam ou esperam de nós, para compreender as causas dessa sensação é preciso olhar tanto para fora como para dentro de você. Isso quer dizer que é preciso analisar os contextos emocionais e situacionais para entender verdadeiramente o que está acontecendo e verificar se essa ideia de que ninguém gosta de você é real ou apenas uma percepção equivocada.

Ao longo do artigo falarei sobre o que pode estar motivando esse pensamento, além de dicas para se relacionar de maneira mais positiva com os seus colegas. Siga a leitura e venha fazer essa reflexão comigo!

Quer ajuda para se livrar dos pensamentos tóxicos?
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

Ninguém gosta de mim – Será mesmo?

Trago algumas reflexões para ajudar você a entender melhor o que está acontecendo e, com isso, começar a trabalhar esse pensamento dentro da sua mente para eliminar este complexo de rejeição. No Coaching e na vida, as perguntas são as respostas, pensando nisso, trouxe algumas para que possa fazer uma autoavaliação. Leia cada uma com atenção e busque as respostas dentro de si.

  • Será que a sua autoestima não está muito baixa e, por isso, você acaba achando também que todos estão indiferentes a você?
  • Com que frequência você pensa “ninguém gosta de mim”? Sente isso todos os dias ou somente em situações específicas na empresa?
  • Você sempre teve dificuldades para se relacionar ou é a primeira vez que sente isso?
  • É um profissional mais aberto ou mais fechado e reservado?
  • O que você pode ter feito no trabalho que tenha causado qualquer má impressão entre as pessoas à sua volta?
  • Fez algum comentário ou teve um comportamento que ofendeu seus colegas, clientes ou gestores?
  • Acredita que conversar com seu colega pode resolver a situação ou acredita que o problema é maior do que isso?
  • Você sempre se sente inferior em relação aos demais e, quando eles não correspondem às suas expectativas ou fazem o que querem, já pensa que não gostam de você?

Possíveis conclusões após a reflexão

Existem várias conclusões para essas perguntas acima. Uma delas é que você pode estar mesmo com a autoestima profissional ou pessoal muito baixa, o que te faz pensar que as pessoas não gostam de você. Por outro lado, às vezes, sem perceber ou sem nenhuma intenção negativa, você pode ter tido alguma atitude que acabou incomodando seus colegas. Assim, sem perceber, essa situação pode ter estremecido suas relações no trabalho e causado o sentimento de que ninguém gosta de você.

PSC

Se sente que os problemas são de autoestima, que está se sentindo em baixa, é muito importante buscar ajuda psicológica para trabalhar essas emoções negativas que estão sabotando a sua autoconfiança, fazendo você pensar que é inferior e que não é querido pela empresa. Por outro lado, se realmente cometeu algum erro, este pode ser o momento de refletir sobre o ocorrido, de pedir desculpas aos envolvidos e de explicar que não teve má intenção.

Eliminar os mal entendidos é essencial para restabelecer seus relacionamentos interpessoais no trabalho e ter uma convivência positiva com os seus colegas. No mais, antes de mais ninguém, é você mesmo que deve reconhecer seus talentos, qualidades, competências e seu caráter idôneo. Também não viva em função da aprovação alheia, pois nem sempre todas as pessoas ao nosso redor serão nossas melhores amigas, e isso é perfeitamente normal, afinal, você também não é amigo de todo mundo, não é mesmo?

A autoconfiança só é possível se você está de bem com a vida.
Quer saber em qual nível está a sua felicidade? Clique aqui

7 Dicas para manter bons relacionamentos no trabalho

Independentemente de qual seja a conclusão a que chegar após refletir sobre o sentimento de ninguém gostar de você, as dicas a seguir poderão te ajudar a manter bons relacionamentos no trabalho. Ao se dedicar a colocá-las em prática estará investindo em um ambiente mais agradável para você e seus colegas. Vamos lá?

1 – Seja empático

Basicamente, as dicas para manter bons relacionamentos no trabalho se aplicam às relações em geral. Sendo assim, um dos elementos base é a empatia, que nada mais é do que a capacidade de se colocar no lugar do outro antes de agir de forma que possa impactá-lo. Eu gostaria que fizessem o mesmo comigo? Sempre utilize esse questionamento para tomar decisões com sabedoria e evitar agir com outras pessoas de modo incoerente em relação ao que deseja para si.

2 – Saiba ouvir os colegas

Estamos o tempo todos nos comunicando e achamos que ouvimos as pessoas o suficiente. Mas a verdade é que usamos o tempo de fala do outro para planejar o que vamos dizer em seguida e isso não é ouvir na essência. A partir do momento em que começar a dedicar toda sua atenção para acolher o que o outro diz, começará a entendê-lo profundamente. Assim, irá realmente conhecer as pessoas e encontrar as melhores maneiras de agir em relação a elas.

3 – Seja gentil

Pequenas gentilezas podem te ajudar a se aproximar mais dos seus colegas de trabalho. Talvez, levar um bolo para compartilhar com todos no horário do café, oferecer uma carona a alguém que vá para a mesma região da cidade que você, são muitas as maneiras de demonstrar sua consideração e construir laços de respeito e cordialidade.

Apenas é importante tomar cuidado para evitar se exceder e começar a fazer coisas apenas com o intuito de agradar. A ideia é continuar sendo quem você é e fazer algumas gentilezas, pequenos gestos que gostaria que fizessem por você.

4 – Reconheça seus erros

Por mais que tente ser um bom colega de trabalho e cumprir com as suas obrigações corretamente, pode acontecer de cometer erros. Nesses casos, o melhor que pode fazer é reconhecer que falhou e agir para consertar ou, pelo menos, conter os danos. Jamais deixe que outra pessoa seja culpada injustamente em seu lugar, aja com honestidade e todos irão confiar em você.

5 – Encontre afinidades com os colegas

No dia a dia de trabalho, é possível encontrar afinidades com os colegas, mesmo aqueles que pareçam bastante diferentes de você. Um chaveiro de um time de futebol ou de uma cidade turística podem ser o suficiente para iniciar uma conversa na pausa para o café. Tenha mais atenção aos detalhes e irá encontrar elementos para fortalecer os laços com as pessoas que trabalham ao seu redor.

6 – Respeite o espaço de cada um

Além de buscar afinidades, ouvir as pessoas e ser gentil, também é importante respeitar o espaço de cada um. Nem todos estão o tempo todo disponíveis para conversar, às vezes, tudo o que uma pessoa precisa é trabalhar ou tomar o seu café em silêncio. Aprenda a sentir o estado de espírito de cada um e saberá quando é hora de se aproximar ou permanecer na sua.

7 – Seja paciente

Evite colocar as dicas em prática já esperando que todos no trabalho te adorem e queiram ser seus amigos. Relacionamentos levam tempo para serem construídos, tenha paciência. Faça a sua parte, seja uma pessoa agradável, respeitosa, proativa e os resultados virão naturalmente.

Caso, mesmo com todo o seu esforço, algum colega se mostre distante e indisponível para uma aproximação, não se sinta mal por isso. Assim como é natural que você não se simpatize com todos, o mesmo pode acontecer com os outros em relação a você. Evite se culpar, porque isso não exclui as suas qualidades e o seu valor.

Para finalizar, evite esperar que os outros te valorizem para, então, fazer o mesmo. Alimente seu amor-próprio, seu autorreconhecimento, valorize-se e elimine de vez essa ideia de que ninguém gosta de você.

Faça sua parte, colabore com as boas relações no trabalho, mas não sofra quando alguém não te corresponder. Como disse lá no começo, todo mundo tem seus dias ruins e não ser amistoso pode ser apenas reflexo de um desses momentos estressantes. Não leve tudo para o pessoal!

Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto abaixo e compartilhar este conteúdo através das suas redes sociais!