Pessoa montada num foguete, com muitas moedas de ouro no seu, simbolizando seu sucesso financeiro na carreira

Yuliana_design/Shutterstock Cada pessoa tem seu conceito de sucesso financeiro. Qual é o seu?

Muitas pessoas buscam o sucesso financeiro, mas acreditam que ele se resume a ter muito dinheiro, uma bolada na conta. Pode até ser isso, mas não é só, pois acredito que ele está mais atrelado ao mindset da pessoa, ao que ela tem na cabeça e não necessariamente nos bolsos. Por isso, eu quero te perguntar, o que você define como ser bem-sucedido financeiramente? Reflita!

Bem, de modo geral ninguém deseja ter problemas financeiros, ficar com a corda no pescoço ou, nos casos mais extremos, ficar endividado e passar dificuldades por conta da falta de dinheiro. A grande questão é que ter sucesso nesta área não é apenas ganhar rios de grana, pois muitas pessoas trocariam toda riqueza que têm, para ter mais amor e mais paz de espírito, por exemplo.

Então, respondendo a pergunta que dá pano de fundo a este texto, acredito que o sucesso financeiro não é um conceito pronto, mas sim que cada pessoa, indivíduo, ser humano tem sua própria forma de se relacionar com o dinheiro, de enxergar e de tratá-lo. Como tal, cada um tem sua visão do que e ser bem-sucedido economicamente, mas não por acaso, pois tudo tem uma razão de ser.

Sucesso Financeiro e o Que ele Representa Para as Pessoas

De acordo com sua história e suas influências, cada um de nós vê o dinheiro. Se ele sempre faltou, é sinônimo de dificuldades, aflição e visto como uma forma de sobrevivência. Se ele sobra e, é aos montes, é segurança, crescimento, conforto, luxo, grandes experiências e prazer.

Para alguns este sucesso é receber seu pagamento em dia, ter um emprego para receber um salário e se sustentar dignamente, passar num bom concurso público e ter estabilidade financeira, ter êxito em sua empresa ou ainda ganhar uma rica herança ou mesmo na loteria e ficar rico do nada.  Outros se orgulham de ter alcançado a prosperidade por seus próprios méritos, pela realização de seus sonhos ao empreender seu negócio e crescer com ele.

Para outras pessoas, o sucesso financeiro é fazer o que ama e ainda ser pago por isso, como alguns artistas famosos sempre gostam de afirmar. Para outros, entretanto, esse triunfo é tudo em suas vidas, sinônimo de status, riqueza e luxo e, especialmente, do poder e respeito que buscam. Por conta disso, indivíduos não tão legais, fazem tudo para tê-lo e muitas vezes cometem inclusive crimes motivados por sua ganância.

PSC

Por este afã de serem ricos; muitas pessoas também ignoram regras e leis e tomam o dinheiro público como seu, sem a mínima consciência do quanto isso vai alterar e prejudicar a vida de milhões de pessoas. Infelizmente vemos isso acontecer muito aqui no Brasil, e que é lamentável e causa muitos atrasos ao país.

Pode ser ainda abandonar tudo, um bom emprego numa grande cidade e mudar para o litoral e viver numa casinha à beira-mar com muito pouco ou mesmo empreendendo o turismo. É ainda o desapego aos bens materiais, viver apenas com o essencial e não ter grandes ambições relativas ao que o dinheiro pode comprar, mas ao que se pode ser.

Entende agora como o sucesso financeiro não é apenas ter dinheiro ou se resume ao dinheiro? Tem a ver com o modo como a pessoa pensa, com suas crenças e com o modo como ela se relaciona com ele. Portanto, se acredita que ele é tudo, fará de tudo para tê-lo. Se você crê que não é o mais importante, viverá com o essencial e assim por diante.

Em todos os casos, o fundamental é não deixar-se corromper por ele e buscar sempre ser bem-sucedido financeiramente de forma honesta, ou seja, sem prejudicar a si a aos outros. Fica a dica!