Toda empresa precisa ter processos claros de administração interna. Para isso, o empreendedor precisa conhecer a fundo como funcionam todos os processos: financeiros, de gestão de pessoas, de vendas e operacionais, colaborando positivamente para o bom andamento de todos.

Coaching aplicado na administração de empresas

Empresas são feitas de pessoas. Isso significa que, por mais que exista uma infraestrutura tecnológica, este maquinário e o ambiente físico só ganham vida e sentido com os colaboradores. Por isso, quanto mais preparados os funcionários estiverem para atender às demandas e necessidades da organização, maiores são as chances de crescimento e sucesso da empresa.

O Coaching é uma metodologia única de aprimoramento humano, que auxilia profissionais, líderes e equipes no desenvolvimento de competências técnicas, emocionais e comportamentais. O intuito do processo é potencializar os resultados do trabalho e capacitar os profissionais a pensar, agir e evoluir progressivamente.

De maneira prática, ágil, rápida e assertiva, o Coaching figura como um aliado extraordinário para a conquista das metas e objetivos organizacionais, bem como na formação de um sistema administrativo que preza não apenas o lucro, mas o desenvolvimento do capital humano.

Benefícios do Coaching para as organizações

1 – Aumento do engajamento das lideranças e demais profissionais:

No dia a dia das empresas, muitas ferramentas ajudam a melhorar à gestão das pessoas e, uma delas, consiste em aplicar a chamada: dinâmica de liderança. O foco deste instrumento é trabalhar nos líderes novas reflexões, o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais, emocionais e técnicas específicas, aumentar seu engajamento e motivação, bem como ampliar sua capacidade de lidar e vencer seus desafios diários.

PSC

Assim como o líder tem o papel de cuidar do desenvolvimento da sua equipe, a empresa também deve estar comprometida em desenvolver seus líderes. Na prática, isso significa que as organizações devem traçar estratégicas efetivas para ajudar suas lideranças a crescer e evoluir de forma sempre contínua.

Entre as muitas vantagens, uma dinâmica voltada para gestores tem o poder de trazer novos insights sobre sua gestão, o desempenho da equipe, o nível de comprometimento, maturidade e produtividade do grupo em seu trabalho. Também é sempre uma oportunidade de avaliar seu estado atual, ou seja, os aspectos que são positivos, que se destacam em sua performance como líder e os que devem ser urgentemente trabalhados e melhorados.

  • Aumento da qualidade do clima organizacional:

Estabelecer uma boa comunicação é uma maneira eficaz de fazer com que os funcionários ajam de acordo com as necessidades da empresa, integrando-se completamente à cultura organizacional. Por isso, a comunicabilidade deve acontecer de forma que auxilie os colaboradores a realizar suas funções sem erros e distorções. Isso evita retrabalho, insatisfação, queda da performance e um movimento contrário ao progresso profissional. Além disso, a comunicação promove a integração da equipe na busca de grandes resultados, contribuindo fortemente na construção e sustentação dos relacionamentos interpessoais.

  • Formação de colaboradores que também são coaches:

Afinal, seu potencial cliente (Coachee) vai confiar suas projeções de metas, objetivos, sonhos e projetos que serão determinantes para levar a vida, carreira ou empresa ao próximo nível. Diante de um público criterioso, seu currículo e formação como Coach precisam evidenciar sua credibilidade e competência. Você precisa estar acima da média!

  • Aumento do respeito às diferenças:

Imagine a diversidade de hábitos, culturas e tradições que um grupo de colaboradores de uma determinada empresa pode ter. Imagine agora, como pode ser a relação e a conexão das equipes diante de toda essa diversidade. Provavelmente, grupos serão criados e acredite, isso não é algo planejado, pelo contrário, esse é um comportamento natural do ser humano, uma vez que as pessoas se agrupam por afinidades e interesses.

 

  • Melhoria da qualidade do trabalho em equipe:

 

Até pouco tempo atrás, todo o trabalho era voltado para o lucro, enquanto que hoje o estilo de gerenciamento é visa a qualidade no trabalho — e o retorno financeiro é visto como consequência. Isso alterou completamente o ambiente de trabalho, deixando-o mais participativo e propício ao trabalho em equipes.

 

  • Maior comprometimento com as metas e objetivos da organização:

 

Todo ser humano tem anseios, vontades e propósitos e, por isso, cria metas e objetivos para si. Porém, algumas pessoas acabam confundindo esses dois termos e, com isso, podem ter problemas em defini-los, principalmente na hora de criar um Planejamento Pessoal, Profissional e até mesmo Empresarial. Assim, definir seus objetivos e mensurar sua produtividade pode contribuir para o alcance de suas metas. Ou seja, saber se você ou sua empresa estão sendo produtivos é o mesmo que saber se estão fazendo aquilo que foi planejado. Sendo assim, este é o primeiro passo para que você faça um diagnóstico e entenda o estado atual em que você e sua organização se encontram e o estado que pretendem estar com o passar do tempo.

 

  • Aumento do nível de capacitação técnica e comportamental:

 

O Coach, amparado com as técnicas e ferramentas certas do Coaching, te tira do estado atual e te leva para o estado desejado, em um curto espaço de tempo. Se você não conseguiu atingir seus objetivos por medo, insegurança ou qualquer outro comportamento limitante, o Coach é o profissional que vai te ajudar a eliminar suas crenças sabotadoras e fortalecer seu mindset para construção de hábitos adequados através do autoconhecimento. Se você já está caminhando em direção a sua meta mas quer chegar bem mais rápido, o Coach certo vai te ajudar a acelerar seus resultados. Tudo isso, utilizando uma metodologia cientificamente comprovada: Coaching.

 

  • Alinhamento com a missão, visão e valores da empresa

 

Toda empresa precisa ter uma identidade para se diferenciar no mercado. O culture code serve exatamente para definir a forma como a organização deseja ser vista por seus clientes e público em geral.  A cultura organizacional compõe-se das principais características da corporação, tornando explícitos aquilo que ela acredita, pratica e valoriza. Tudo isso é resumido na definição de sua missão, visão e valores.

 

  • Maior autoconhecimento profissional para os colaboradores:

 

Investir em autoconhecimento é designar esforços para entender a si mesmo em todos os âmbitos. Com a compreensão profunda de quem você é possível descobrir suas qualidades, capacidades, bem como os seus pontos que devem ser melhorados. Além disso, é possível saber lidar com isso tudo e encontrar as oportunidades para desenvolver constantemente. O exercício regular desse conceito ainda permite que você compreenda melhor as pessoas ao seu redor.

 

  • Melhoria na comunicação interpessoal em todas as esferas:

 

Muitas competências comportamentais são valorizadas no ambiente empresarial. Habilidades de liderança; automotivação, para o trabalho em equipe, criatividade destacam-se entre os diferenciais que as empresas buscam encontrar em seus colaboradores, entretanto, a excelência na comunicação interpessoal é item fundamental para o sucesso de líderes, colaboradores e equipes. Ter habilidades com a comunicação interpessoal é uma qualidade que as empresas têm buscado cada vez mais em profissionais do mercado,pois essas pessoas têm maior facilidade em passar ideias de uma maneira que todos possam entender sem causar desentendimentos providos da falha de comunicação. Além disso, um profissional que não tenha dificuldades com esse tipo de comunicação consegue, sem problemas, conversar com sua equipe de uma maneira clara e passar feedbacks que serão facilmente entendidos pela pessoa que o está recebendo.

 

  • Diminuição dos gaps na produtividade/ comunicação/ relacionamento:

 

Os gaps da qualidade, ou falhas e lacunas, representam as divergências que ocorrem dentro de uma empresa ou entre a empresa e o cliente, tendo como consequência a má qualidade no serviço prestado.

 

  • Formação de Líderes Coaches – Liderança Coaching:

 

O fato de ser um profissional com cargo de gestão não faz ninguém ser um líder. Mas, a liderança é uma habilidade fundamental para que gestores tenham colaboradores motivados e engajados. “A partir do momento que eu comecei a ouvir minha equipe e entendê-los, eu alcancei em menos de um mês resultados que durante anos eu busquei, diz Gilvair Marconi gestor de uma grande empresa de alimentos. Uma gestão pautada por um líder é uma gestão que inspira e incentiva os colaboradores a serem cada vez mais comprometidos com os resultados da organização. A liderança faz com que os gestores se tornem exemplos a serem seguidos, pessoas confiáveis e, principalmente, que sabem o poder que tem o trabalho em equipe.

 

  • Desenvolvimento de visão sistêmica da empresa:

 

O conceito remete a habilidade de deliberar considerando a conjuntura. Para ilustrar essa explicação, basta que você reflita sobre o trabalho de um gestor, que é responsável por tomar decisões considerando todos os fatores desde colaboradores até o orçamento e metas globais da empresa. Responsabilidade não falta!

 

  • Melhorias nos relacionamentos entre colaboradores e líderes:

 

Saber trabalhar em equipe é uma habilidade que proporciona engajamento e entrega de melhores resultados. Porém, é importante frisar que esta característica não diz respeito apenas a trabalhar com um conjunto de pessoas, e significa valorizar cada colega, respeitar as diferenças, colaborar com ideias e considerar todo o processo da empresa.

 

  • Diminuição do turnover:

 

A rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover, é a frequência com que colaboradores entram e saem de uma empresa. O que mais preocupa as organizações empresariais é quando essa rotatividade se torna alta. Quando a rotatividade se torna alta e frequente deixa os gestores em estado de alerta pois, além de gerar custos de demissões e novas contratações, o trabalho dentro da empresa acaba estagnado. Isso porque diversos profissionais passam pelo mesmo cargo sem que haja um progresso significativo para a organização.

Sabendo tudo isso, está esperando o quê para levar os benefícios do Coaching para sua empresa? Faça um Treinamento in Company customizado para suas necessidades e conquiste resultados extraordinários.

 

Créditos da Imagem: Por iDEAR Replay – ID da foto stock livre de direitos: 738022516