Pedro Ventura/ Esportes Estadão Divulgação A Tocha Olímpica nos inspira a acender nossa chama interior e a realizar os nossos sonhos pessoais e profissionais

A Tocha Olímpica está no Brasil anunciando que em menos de cem dias começarão as Olimpíadas 2016, no Rio de Janeiro. Por todos os lugares onde passou e passará, até chegar à cidade maravilhosa, este símbolo de união provoca emoções positivas, alegria, contagia as pessoas com o espírito esportivo e também evoca, em cada um de nós, um sentimento vencedor.

Segundo a mitologia grega, a chama presente na tocha é uma referência ao titã Prometeu; que teria roubado o fogo do deus Zeus para dar de presente e garantir a vida dos simples mortais, que precisavam dele para sobreviver.  Presente nos jogos, ela fica acesa do início ao fim das competições esportivas e é o seu símbolo mais importante.

Entretanto, se formos parar para analisar um pouquinho mais de perto, a tocha representa muito mais, pois nos faz pensar em nossa própria chama interior e em tudo aquilo que nos impulsiona e emotiva a ir além. Fantástica esta analogia, não é mesmo? Continue lendo e entenda por quê!

Acenda sua Chama Interior e Ouse ir Além!

Mila Supinskaya/Shutterstock

Todo ser humano para realizar qualquer coisa na vida precisa também ter uma chama interior acesa, algo que queime em seu peito e mente e que lhe motive a ir além. Para os atletas olímpicos, o desejo de se tornar o melhor do mundo, conquistar uma medalha de ouro e entrar para a história da humanidade como protagonista dos jogos, é a chama que arde em seu coração. Isso é o que lhes motiva a fazer seus sacrifícios pessoais e a treinar repetida e exaustivamente até chegar a “perfeição”.

Em nossa carreira não é diferente, pois sempre devemos buscar nos superar, inovar, estar à frente e dar o nosso melhor para realizar nossas metas e objetivos profissionais. Sem isso, nós não conseguimos dar um passo adiante, ser promovidos, nos tornar grandes líderes, ter reconhecimento profissional e financeiro e conquistar destaque em nossa área de atuação.

Assim também é quando decidimos abrir o nosso próprio negócio e empreender. Sem um sonho que nos motive e sem ações práticas, não conseguirmos tornar realidade os nossos alvos e, assim, a nossa chama interior acaba sendo ofuscada pelas dificuldades, ao invés de ser o combustível para superá-las.

PSC

Por isso, se você é empreendedor e está passando por uma fase complicada em sua empresa; ouse reacender sua chama interna, reconecte-se com a sua essência, lembre-se dos motivos que aquecem seu coração e que te fizeram acreditar em seu sonho e a lutar por ele.

Para nos motivar mais ainda, devemos sempre nos lembrar da inspiração dos atletas olímpicos, que treinam quatro anos para, às vezes, terem apenas uma única chance de fazer tudo certo ou poucos segundos para conquistar a glória maior do universo esportivo. Lembremo-nos do exemplo do corredor jamaicano, Usain Bolt, que não precisa de mais de 10 segundos para ser o mais veloz do mundo. Entretanto, para ser o homem mais rápido da Olimpíada e um herói olímpico, ele precisa treinar, se dedicar e correr muito para ter a chance de triunfar.

Faça como ele e todos os atletas, crie suas oportunidades, corra atrás dos seus sonhos e guie-se sempre por sua chama interior. Assim como a Tocha Olímpica, ela vai aquecer o seu coração e ter dar a força, energia e motivação necessária para você ser o campeão de sua vida e o melhor profissional, empreendedor e ser humano que você pode ser. Permita-se!