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Objetivos da Abordagem Comportamental na Administração

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Abordagem Comportamental

Monkey Business Images/Shutterstock A abordagem comportamental na administração defende uma visão mais humana da empresa em relação aos seus processos e colaboradores

No universo das organizações e da administração de empresas, os processos são realmente muito importantes, entretanto, valorizar o fator humano é ainda mais essencial e, é pensando exatamente nisso, que a abordagem comportamental veio para trazer uma nova dimensão sobre os colaboradores – o capital mais importante de toda e qualquer organização.

Como sempre digo – as empresas são resultados de pessoas, ou seja, dos seus pensamentos, valores, crenças, ações, hábitos e histórias e, entender isso estas influências atuam no ambiente de trabalho é fundamental para acessar e desenvolver o melhor em nossos funcionários.

A teoria behaviorista criada em, 1947, foi que deu origem à abordagem comportamental na administração como conhecemos hoje. Trata do estudo sobre como as relações humanas influenciam o relacionamento organizacional e como isso, afeta, positiva ou negativamente, os resultados dos profissionais nas empresas. Vale ressaltar ainda que embora o termo tenha suas semelhanças, que esta teoria não tem nenhuma relação com o behaviorismo, linha da Psicologia desenvolvida pelo psicólogo J.B Watson.

Bases da Abordagem Comportamental na Administração

  1. Foco nas pessoas;
  2. Foco nos Processos de Trabalho (comportamento organizacional);
  3. Foco nas motivações humanas (Teoria das Necessidades de Maslow).

Todos estes pontos estudados são essenciais para entendermos como os processos de trabalho se alinham com as necessidades de desenvolvimento, organização e crescimento do colaborador na empresa. Também servem para clarificar sobre quais são as motivações e necessidades, individuais e coletivas, dos profissionais em relação, o que dá sentido a sua existência e os fatores elementos que atendem seus anseios no contexto da empresa.

Podemos dizer, então, que a abordagem comportamental é um instrumento poderoso e que veio para mudar a forma como o empregador olha para seu contratado e se relaciona com ele. A partir do momento que eu começo a enxergar meu colaborador como um ser humano, um indivíduo com desejos, sonhos e necessidades, assim como eu, eu passo a humanizar os processos de trabalho a colocar foco em melhorá-los, e também a ver que por trás de uma função, de uma demanda ou cargo, existe alguém.

Considero isso como sendo um dos marcos na história das organizações, uma vez que sem esta valorização proposta pela abordagem comportamental nas empresas, hoje, nós não viveríamos um momento tão crescente e positivo no que tange o atendimento às necessidades do trabalhador e humanização dos seus processos de trabalho.

Que todas as empresas possam olhar também para seus funcionários e processos e buscar formas de melhorar constantemente e evoluir em conjunto. Esta sintonia é fundamental para que haja o alinhamento de metas, objetivos e interesses, o crescimentos dos profissionais, o alcance dos resultados da empresa e do sucesso de todos que pertencem a este organismo vivo.

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