Voltar

A vida de Peter Drucker

Publicado em | 0 comentários
foto de peter drucker

Reprodução / cgu.edu Conhecido como “pai da Administração Moderna”, Peter Ferdinand Drucker elaborou diversos estudos sobre os reflexos da globalização na economia e no âmbito organizacional.

Conhecido como “pai da Administração Moderna”, Peter Ferdinand Drucker tornou-se famoso ao apresentar seus estudos sobre os reflexos da globalização na economia e, em especial, no âmbito organizacional.

Drucker nasceu em 19 de novembro de 1909, em Viena, na Áustria. Formou-se em Direito, na Universidade de Hamburgo, e fez doutorado em Direito Internacional. Entre os anos de 1933 a 1937 morou na Inglaterra, mudando-se em seguida para os Estados Unidos.

Em território americano, lecionou em renomadas universidades e foi colunista de jornais locais. Seus estudos pioneiros, somados a seus profundos conhecimentos do mercado, fizeram de Peter Drucker um consultor de negócios requisitado por empresas de todos os portes e segmentos. Neste papel, prestou inúmeras consultorias no âmbito estratégico e para a política.

As teorias de Peter Drucker revolucionaram o universo da Administração de Empresas e, até hoje, influenciam estudiosos, pesquisadores e líderes de todo o mundo. Peter apresentou novos conceitos, cunhou novos termos e apresentou um cenário organizacional repleto de desafios gerenciais pós-globalização.

Peter Drucker transformou, ainda, o assunto “Gestão” em matéria acadêmica e incluiu este assunto, hoje considerado fundamental, na grade de estudos e pesquisas das universidades de todo o planeta.

Célebres Frases Peter Drucker

– “Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns.”;

– “A administração é um processo operacional composto por funções como: Planejamento, organização, direção e controle.”;

– “Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação.”;

– “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.”.

Livros de Peter Drucker

Ao longo de sua carreira, Peter Drucker escreveu um total de 39 lançamentos. Esse material, somado a seus artigos acadêmicos, estudos e teorias, se tornaram referência mundial. Entre os principais títulos, podemos destacar:

– Conceito da Corporação (1946)
– A Prática da Gerência (1954)
– O Gestor Eficaz (1967)
– Administração: Tarefas, Responsabilidades e Práticas (1974)
– Inovação e Espírito Empreendedor (1985)
– As Fronteiras da Administração (1986)
– Administração de Organizações sem Fins Lucrativos (1990)
– Desafios Gerenciais para o Século XXI (1992)
– A Sociedade Pós- Capitalista (1993)

Gostou desse artigo? Comente e compartilhe com seus amigos!

Comments

comments

O que é coaching

Baixe o
e-book
gratuito

Conheça a metodologia que vai mudar sua vida. Acelere o seu sucesso!