Theartof.com O escritor Simon Sinek criou uma teoria que explica porque algumas empresas e líderes fazem sucesso e outros não

O que Apple, Martin Luther King Jr. e os irmãos Wright têm comum? Pode ser que agora você ainda não associe um ao outro, mas garanto que até o final deste artigo você compreenderá melhor suas similaridades e diferenciais.

Vamos compreender melhor tudo isso, seguindo à ótica do palestrante, escritor e consultor de Gestão e Liderança, Simon Sinek; umas das referências mundiais neste assunto e criador da teoria do Círculo de Ouro da Liderança.

Em seu Ted, sobre o tema: Como Grandes Líderes Inspiram Ação; o inglês mostra porque alguns líderes, independente de sua área de atuação ou do tamanho de suas empresas, se destacam mais do que outras pessoas nas mesmas condições. Explica também como eles conseguem engajar, motivar e inspirar seus liderados, verdadeira e poderosamente, e conquistar grandes resultados em todos os sentidos.

O Quê? Como? Por quê? Entenda Círculo de Ouro De Simon Sinek

Para ilustrar seu conceito, oriundo de muitos estudos sobre as características e os perfis de líderes e de grandes empresas, Simon criou o que ele chamou de Círculo Dourado, representadas por três palavras simples: O Quê? Como? Por quê? Estes termos trazem grandes elucidações a respeito das razões porque determinadas pessoas e organizações conquistam o sucesso e outras não.

Para Sinek alguns líderes e empresas, sabem O Quê fazem; Como fazer, mas não compreendem ao certo “Por que” fazem o que fazem. Parece um pouco confuso, mas de forma mais simples, podemos dizer que é como se trabalhassem sem um propósito real e sem algo que os conduzisse verdadeiramente aos resultados que buscam obter. A vida precisa ter um sentido!

Pesando nisso e, como bom coach que sou; eu quero aproveitar e te fazer algumas perguntas poderosas – Por que você levanta todos os dias? O que te faz querer mais? O que você faz, na prática, para realizar suas metas e objetivos pessoais e profissionais? Como você faz seu trabalho e vive sua vida? Por que você existe? Pense nisso e reflita sobre quem você é!

Por que você faz o que você faz?

PSC

Voltando ao tema central, segundo o autor, alguns líderes e empresas são diferenciados porque pensam, agem e se comunicam de forma diferente também. Isso quer dizer de dentro para fora, ou seja, entendem o porquê da sua existência, conhecem bem seu propósito e sua missão de vida e buscam a partir disso, fazer o seu melhor e da melhor maneira possível.

Para o criador do Círculo de Ouro – “… há líderes e há aqueles que lideram. Os líderes têm uma posição de poder ou autoridade. Mas aqueles que lideram nos inspiram. Sejam eles indivíduos ou organizações, nós seguimos aqueles que lideram, não porque temos de seguir, mas porque queremos seguir. (…) E esses que começam com “por que” possuem a habilidade de inspirar aqueles a sua volta ou encontrar aqueles que os inspiram.”; explica Sinek.

Sabendo de tudo isso, o que a Apple tem de tão diferente então? – A resposta é: Inovação. E o que os irmãos Wright fizeram de tão extraordinário? – Criaram os primeiros aviões tripulados.  E por que o pastor Martin Luther King é lembrado até hoje?  – Porque entre tantos homens e mulheres que sofriam com a mesma descriminação e preconceito, foi justamente ele que tomou à frente do movimento e liderou as manifestações que puseram fim à segregação racial nos Estados Unidos.

E sabe por que entre tantas organizações e entre tantas pessoas, justamente estas se destacam?   Sua forma de pensar, agir e comunicar suas ideias, com certeza, é o seu grande diferencial, segundo Sinek.

Podia ser só mais um tipo de computadores ou celulares; não terem inventado o avião ou feito uma grande liderança. Mas não, há um propósito maior por trás de tudo isso que fizeram, e é exatamente esta chama interior que dá sentido a tudo que cada uma destes líderes inspiradores fizeram e fazem. Isto é realmente extraordinário!

Por tudo isso fica muito clara a importância de saber o “por que você faz o que você faz”, pois é isso que as outras pessoas veem e compram de nós enquanto empresas. Qual o real sentido de suas ações? Qual a razão que faz você levantar todos os dias e dar o seu melhor? Quais são as crenças, pensamentos e comportamentos que movem você? Será que elas estão te levando para o caminho certo ou apenas te fazendo trilhar uma estrada onde todos caminham para resultados comuns e insatisfatórios?

Pense nisso e lembre-se dos grandes líderes como Luther king, de empresas icônicas e inovadoras como a Apple. Olhe para si mesmo e veja como você pensa, age e se comunica com seus liderados. Será que é a melhor forma? Será que você tem inspirado as pessoas ao ser redor? Avalie e veja se os seus resultados são realmente condizentes com aquilo que deseja e projeta para o seu futuro.

Ouse ir além, ouse sair do senso comum, ouse ser um líder ou uma empresa que tem algo para contar e que pensa, age e se comunica de forma diferente. Isso fará toda diferença, fomentará o seu legado de vida e fará toda diferença quando você não estiver mais aqui. Seja inspiração para o mundo e conquiste o infinito!